Reforço positivo na aula de inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carla Susana dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29765
Resumo: Numa altura em que a Escola está a ser seriamente repensada em todas as suas vertentes, e entre elas, o que se ensina e como se ensina, surgem oportunidades para, por sua vez, se refletir no modo como os/as docentes interagem com os/as seus/suas alunos/as no contexto de sala de aula. O ensino de Inglês no 1.º Ciclo do ensino básico é um contexto ainda mais especial e sensível no que diz respeito às interações docente-alunos/as, particularmente pela especificidade do ensino de uma língua estrangeira a crianças mais novas. Com efeito, a natureza dessa interação revela ser essencial para o envolvimento continuado na aprendizagem e simultaneamente na motivação e autoestima dos/as alunos/as, fomentando um bem-estar generalizado no contexto escolar. Por conseguinte, o reforço positivo surge como uma estratégia pedagógica com inúmeras potencialidades no âmbito do Inglês no 1.º ciclo do ensino básico. O presente trabalho propõe-se focar em algumas estratégias de reforço positivo utilizadas na aula de Inglês do 1.º ciclo do ensino básico como importantes propulsoras de motivação, autoestima e envolvimento na aprendizagem. Desta forma, este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido numa turma de 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico teve como objetivos identificar que tipos de reforço positivo podem ser utilizados nas aulas de Inglês e conhecer as representações das crianças relativamente a essas práticas de reforço positivo utilizadas nas aulas. A análise dos dados permitiu concluir que há vários tipos de reforço positivo a que se pode recorrer no âmbito do Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e que as crianças mostraram estar recetivas à utilização diversificada de práticas de reforço positivo. Simultaneamente, os resultados obtidos permitiram compreender que essas práticas de reforço positivo contribuiram não só para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e positivo, mas também para o envolvimento continuado na aprendizagem no contexto da aula de Inglês.
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