Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5154
Resumo: Este artigo é o resultado de uma primeira etapa da pesquisa sobre a história dos livros didáticos do ensino religioso no brasil, pesquisa essa qualitativa, documental financiada pela Fundação Araucária do Paraná, que reflete sobre a compreensão da diversidade por meio de uma educação, que pretende permitir o reconhecimento da pluralidade da sociedade, além de favorecer uma experiência do diálogo entre leituras diferenciadas. Um destes campos é o das questões religiosas, cuja compreensão pode colaborar no resgate da identidade cultural deste país. Estes caminhos plurais é operacionalizado, por exemplo, pelo currículo escolar, materializado em cada disciplina, ministrado na escolarização, em especial por meio dos textos didáticos. Especificamente o ensino religioso, por meio de sua estrutura curricular pode contribuir para implantar esta nova perspectiva de diversidade, cujo resultado de pesquisa foi a localização de três coleções produzidas no período de 1997 a 2014 que já permitem aferir isso desta nova proposta, retomando inclusive aspectos como a espiritualidade.
id RCAP_e8609135575ff10800afcc54a649519f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Textos didáticos : o resgate da diversidade na educaçãoRELIGIÃOENSINO DA RELIGIÃOMANUAIS ESCOLARESIDENTIDADE CULTURALDIVERSIDADE CULTURALBRASILRELIGIONTEXTBOOKSCULTURAL IDENTITYCULTURAL DIVERSITYTEACHING RELIGIONBRAZILEste artigo é o resultado de uma primeira etapa da pesquisa sobre a história dos livros didáticos do ensino religioso no brasil, pesquisa essa qualitativa, documental financiada pela Fundação Araucária do Paraná, que reflete sobre a compreensão da diversidade por meio de uma educação, que pretende permitir o reconhecimento da pluralidade da sociedade, além de favorecer uma experiência do diálogo entre leituras diferenciadas. Um destes campos é o das questões religiosas, cuja compreensão pode colaborar no resgate da identidade cultural deste país. Estes caminhos plurais é operacionalizado, por exemplo, pelo currículo escolar, materializado em cada disciplina, ministrado na escolarização, em especial por meio dos textos didáticos. Especificamente o ensino religioso, por meio de sua estrutura curricular pode contribuir para implantar esta nova perspectiva de diversidade, cujo resultado de pesquisa foi a localização de três coleções produzidas no período de 1997 a 2014 que já permitem aferir isso desta nova proposta, retomando inclusive aspectos como a espiritualidade.This article is the result of the first stage of research on the history textbooks of Religious Education in brazil , this qualitative research , funded documentary Araucaria Foundation of Paraná , which reflects on the understanding of diversity through education , which aims to allow recognition of the plurality of society , besides favoring an experience of dialogue between different readings . one of these fields is of religious, whose understanding can assist in rescuing the cultural identity of this country . These plural paths is implemented , for example , the school curriculum , embodied in each subject taught in school , especially through the textbooks . specifically Religious Education , through its curricular structure can contribute to deploy this new perspective of diversity , the result of research was the location of three collections produced in the period 1997 to 2014 that now allow it to assess this new proposal , including recalling aspects how spiritualityEdições Universitárias Lusófonas2014-07-03T14:29:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5154por1646-1630Junqueira, Sérgio Rogério Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
title Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
spellingShingle Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
RELIGIÃO
ENSINO DA RELIGIÃO
MANUAIS ESCOLARES
IDENTIDADE CULTURAL
DIVERSIDADE CULTURAL
BRASIL
RELIGION
TEXTBOOKS
CULTURAL IDENTITY
CULTURAL DIVERSITY
TEACHING RELIGION
BRAZIL
title_short Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
title_full Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
title_fullStr Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
title_full_unstemmed Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
title_sort Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
author Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
author_facet Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
ENSINO DA RELIGIÃO
MANUAIS ESCOLARES
IDENTIDADE CULTURAL
DIVERSIDADE CULTURAL
BRASIL
RELIGION
TEXTBOOKS
CULTURAL IDENTITY
CULTURAL DIVERSITY
TEACHING RELIGION
BRAZIL
topic RELIGIÃO
ENSINO DA RELIGIÃO
MANUAIS ESCOLARES
IDENTIDADE CULTURAL
DIVERSIDADE CULTURAL
BRASIL
RELIGION
TEXTBOOKS
CULTURAL IDENTITY
CULTURAL DIVERSITY
TEACHING RELIGION
BRAZIL
description Este artigo é o resultado de uma primeira etapa da pesquisa sobre a história dos livros didáticos do ensino religioso no brasil, pesquisa essa qualitativa, documental financiada pela Fundação Araucária do Paraná, que reflete sobre a compreensão da diversidade por meio de uma educação, que pretende permitir o reconhecimento da pluralidade da sociedade, além de favorecer uma experiência do diálogo entre leituras diferenciadas. Um destes campos é o das questões religiosas, cuja compreensão pode colaborar no resgate da identidade cultural deste país. Estes caminhos plurais é operacionalizado, por exemplo, pelo currículo escolar, materializado em cada disciplina, ministrado na escolarização, em especial por meio dos textos didáticos. Especificamente o ensino religioso, por meio de sua estrutura curricular pode contribuir para implantar esta nova perspectiva de diversidade, cujo resultado de pesquisa foi a localização de três coleções produzidas no período de 1997 a 2014 que já permitem aferir isso desta nova proposta, retomando inclusive aspectos como a espiritualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-03T14:29:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5154
url http://hdl.handle.net/10437/5154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302250246373376