Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5154 |
Resumo: | Este artigo é o resultado de uma primeira etapa da pesquisa sobre a história dos livros didáticos do ensino religioso no brasil, pesquisa essa qualitativa, documental financiada pela Fundação Araucária do Paraná, que reflete sobre a compreensão da diversidade por meio de uma educação, que pretende permitir o reconhecimento da pluralidade da sociedade, além de favorecer uma experiência do diálogo entre leituras diferenciadas. Um destes campos é o das questões religiosas, cuja compreensão pode colaborar no resgate da identidade cultural deste país. Estes caminhos plurais é operacionalizado, por exemplo, pelo currículo escolar, materializado em cada disciplina, ministrado na escolarização, em especial por meio dos textos didáticos. Especificamente o ensino religioso, por meio de sua estrutura curricular pode contribuir para implantar esta nova perspectiva de diversidade, cujo resultado de pesquisa foi a localização de três coleções produzidas no período de 1997 a 2014 que já permitem aferir isso desta nova proposta, retomando inclusive aspectos como a espiritualidade. |
id |
RCAP_e8609135575ff10800afcc54a649519f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educaçãoRELIGIÃOENSINO DA RELIGIÃOMANUAIS ESCOLARESIDENTIDADE CULTURALDIVERSIDADE CULTURALBRASILRELIGIONTEXTBOOKSCULTURAL IDENTITYCULTURAL DIVERSITYTEACHING RELIGIONBRAZILEste artigo é o resultado de uma primeira etapa da pesquisa sobre a história dos livros didáticos do ensino religioso no brasil, pesquisa essa qualitativa, documental financiada pela Fundação Araucária do Paraná, que reflete sobre a compreensão da diversidade por meio de uma educação, que pretende permitir o reconhecimento da pluralidade da sociedade, além de favorecer uma experiência do diálogo entre leituras diferenciadas. Um destes campos é o das questões religiosas, cuja compreensão pode colaborar no resgate da identidade cultural deste país. Estes caminhos plurais é operacionalizado, por exemplo, pelo currículo escolar, materializado em cada disciplina, ministrado na escolarização, em especial por meio dos textos didáticos. Especificamente o ensino religioso, por meio de sua estrutura curricular pode contribuir para implantar esta nova perspectiva de diversidade, cujo resultado de pesquisa foi a localização de três coleções produzidas no período de 1997 a 2014 que já permitem aferir isso desta nova proposta, retomando inclusive aspectos como a espiritualidade.This article is the result of the first stage of research on the history textbooks of Religious Education in brazil , this qualitative research , funded documentary Araucaria Foundation of Paraná , which reflects on the understanding of diversity through education , which aims to allow recognition of the plurality of society , besides favoring an experience of dialogue between different readings . one of these fields is of religious, whose understanding can assist in rescuing the cultural identity of this country . These plural paths is implemented , for example , the school curriculum , embodied in each subject taught in school , especially through the textbooks . specifically Religious Education , through its curricular structure can contribute to deploy this new perspective of diversity , the result of research was the location of three collections produced in the period 1997 to 2014 that now allow it to assess this new proposal , including recalling aspects how spiritualityEdições Universitárias Lusófonas2014-07-03T14:29:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5154por1646-1630Junqueira, Sérgio Rogério Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:52ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação |
title |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação |
spellingShingle |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo RELIGIÃO ENSINO DA RELIGIÃO MANUAIS ESCOLARES IDENTIDADE CULTURAL DIVERSIDADE CULTURAL BRASIL RELIGION TEXTBOOKS CULTURAL IDENTITY CULTURAL DIVERSITY TEACHING RELIGION BRAZIL |
title_short |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação |
title_full |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação |
title_fullStr |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação |
title_full_unstemmed |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação |
title_sort |
Textos didáticos : o resgate da diversidade na educação |
author |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author_facet |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELIGIÃO ENSINO DA RELIGIÃO MANUAIS ESCOLARES IDENTIDADE CULTURAL DIVERSIDADE CULTURAL BRASIL RELIGION TEXTBOOKS CULTURAL IDENTITY CULTURAL DIVERSITY TEACHING RELIGION BRAZIL |
topic |
RELIGIÃO ENSINO DA RELIGIÃO MANUAIS ESCOLARES IDENTIDADE CULTURAL DIVERSIDADE CULTURAL BRASIL RELIGION TEXTBOOKS CULTURAL IDENTITY CULTURAL DIVERSITY TEACHING RELIGION BRAZIL |
description |
Este artigo é o resultado de uma primeira etapa da pesquisa sobre a história dos livros didáticos do ensino religioso no brasil, pesquisa essa qualitativa, documental financiada pela Fundação Araucária do Paraná, que reflete sobre a compreensão da diversidade por meio de uma educação, que pretende permitir o reconhecimento da pluralidade da sociedade, além de favorecer uma experiência do diálogo entre leituras diferenciadas. Um destes campos é o das questões religiosas, cuja compreensão pode colaborar no resgate da identidade cultural deste país. Estes caminhos plurais é operacionalizado, por exemplo, pelo currículo escolar, materializado em cada disciplina, ministrado na escolarização, em especial por meio dos textos didáticos. Especificamente o ensino religioso, por meio de sua estrutura curricular pode contribuir para implantar esta nova perspectiva de diversidade, cujo resultado de pesquisa foi a localização de três coleções produzidas no período de 1997 a 2014 que já permitem aferir isso desta nova proposta, retomando inclusive aspectos como a espiritualidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-07-03T14:29:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5154 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302250246373376 |