O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Mónica Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5232
Resumo: As mudanças metodológicas operadas no ensino, a partir dos anos oitenta, pretendem fomentar a aprendizagem como um processo ativo, criativo, participativo e, sobretudo, significativo tendo como ponto de partida o sujeito que aprende. A valorização do aluno como centro de todo o processo de aprendizagem torna necessário o seu envolvimento nesse mesmo processo. Por isso, o uso do diário como instrumento pedagógico que parte da reflexão do aluno, proporciona a sua implicação através da autoavaliação da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo incentivar à utilização do diário como uma ferramenta educativa-comunicativa dentro da sala de aula que oferece ao aluno a oportunidade de refletir sobre o seu processo de aprendizagem e, deste modo, permite detetar quais são as suas dificuldades e o que pode fazer para superá-las. Pretende-se que seja o próprio aluno a retirar as conclusões do seu processo de aprendizagem, incentivando deste modo a sua autonomia. A partir dos conteúdos programáticos da disciplina de Espanhol em Portugal para os 7.º, 8.º e 9.º anos do 3.º ciclo do Ensino Básico, correspondente aos níveis A2.2 / B1 descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, propõe-se a criação de um diário pessoal que reflita o ano escolar com base nas vivências e experiências de vida do aluno e que permita, ao mesmo tempo, avaliar se os conteúdos foram ou não adquiridos.
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