O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galiazzi, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lindemann, Renata Hemandez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1396
Resumo: Neste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula. Apresentamos os resultados da análise de um diário de estágio, em que estagiária e professores da Universidade e da escola fizeram registros das aulas, das observações, das situações vivenciadas dentro e fora da sala de aula, responderam, questionaram e refletiram sobre as ações desenvolvidas durante o estágio. O diário em análise se caracterizou por: ser ambiente de expressão e questionamento das teorias curriculares pessoais; possibilitar construir e avaliar a proposta de estágio enquanto processo em curso; favorecer a discussão e explicitação de teorias, atitudes, normas, valores e sentimentos. Os resultados permitem propor o diário de estágio como meio de intensificar o diálogo entre os formadores e alunos; de ampliar o conhecimento sobre a escola; de tomar essa vivência um movimento de explicitação e enriquecimento das teorias curriculares construídas ao longo da graduação.
id UEPG-31_7e6f78c80a161bc241c948a53a6744cb
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1396
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professorformação de professoresdiário de estágioreflexãoNeste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula. Apresentamos os resultados da análise de um diário de estágio, em que estagiária e professores da Universidade e da escola fizeram registros das aulas, das observações, das situações vivenciadas dentro e fora da sala de aula, responderam, questionaram e refletiram sobre as ações desenvolvidas durante o estágio. O diário em análise se caracterizou por: ser ambiente de expressão e questionamento das teorias curriculares pessoais; possibilitar construir e avaliar a proposta de estágio enquanto processo em curso; favorecer a discussão e explicitação de teorias, atitudes, normas, valores e sentimentos. Os resultados permitem propor o diário de estágio como meio de intensificar o diálogo entre os formadores e alunos; de ampliar o conhecimento sobre a escola; de tomar essa vivência um movimento de explicitação e enriquecimento das teorias curriculares construídas ao longo da graduação.Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1396Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1396/1041Galiazzi, Maria do CarmoLindemann, Renata Hemandezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:33Zoai:uepg.br:article/1396Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:33Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
title O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
spellingShingle O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
Galiazzi, Maria do Carmo
formação de professores
diário de estágio
reflexão
title_short O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
title_full O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
title_fullStr O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
title_full_unstemmed O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
title_sort O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor
author Galiazzi, Maria do Carmo
author_facet Galiazzi, Maria do Carmo
Lindemann, Renata Hemandez
author_role author
author2 Lindemann, Renata Hemandez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
Lindemann, Renata Hemandez
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
diário de estágio
reflexão
topic formação de professores
diário de estágio
reflexão
description Neste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula. Apresentamos os resultados da análise de um diário de estágio, em que estagiária e professores da Universidade e da escola fizeram registros das aulas, das observações, das situações vivenciadas dentro e fora da sala de aula, responderam, questionaram e refletiram sobre as ações desenvolvidas durante o estágio. O diário em análise se caracterizou por: ser ambiente de expressão e questionamento das teorias curriculares pessoais; possibilitar construir e avaliar a proposta de estágio enquanto processo em curso; favorecer a discussão e explicitação de teorias, atitudes, normas, valores e sentimentos. Os resultados permitem propor o diário de estágio como meio de intensificar o diálogo entre os formadores e alunos; de ampliar o conhecimento sobre a escola; de tomar essa vivência um movimento de explicitação e enriquecimento das teorias curriculares construídas ao longo da graduação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1396
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1396/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)
Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494958489600