Construção de um corpo de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Paula Topete Lopes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13646
Resumo: O presente trabalho tem por base o nosso percurso profissional e a reflexão das práticas educativas, da organização escolar de ser professor. Na docência a formação inicial consiste, apenas, na primeira etapa da formação profissional que, cada vez mais, é atualizada e reciclada ao longo da vida, através de formações contínuas. A prática profissional encontra-se em constante mudança, sendo, por isso indispensável requerer novas competências e novos conhecimentos. Outra questão a desenvolver e aprofundar é a relação com os alunos, particularmente os alunos com necessidades educativas especiais. A inclusão destas crianças tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, com maior ou menor sucesso. Compreender e descrever os aspetos facilitadores e os obstáculos da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular, tornou-se um assunto deveras importante. Atualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. De uma forma geral, serão estas as linhas orientadoras do presente trabalho, que pretende ser objetivo, clarificador e, acima de tudo, permita uma reflexão sobre o nosso percurso profissional, no sentido de melhorar a consciencialização do que foi e do que pretende vir a ser.
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