Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/17606 |
Resumo: | Os fãs de conteúdos mediáticos tendem a ser utilizados recorrentemente como exemplo da cultura participativa online. Com efeito, muitos destes fãs recorrem a ferramentas digitais como forma de expressão, desenvolvendo diferentes práticas tendo os seus objetos de fandom como principal catalisador. Entre estas, o fandubbing é uma prática que carece de atenção académica. Tendo por base uma metodologia qualitativa e os testemunhos de oito elementos pertencentes à comunidade de fandubbers portuguesa, este artigo tenta contribuir com informação aprofundada sobre a atividade em si, os seus praticantes, a relação com o objeto mediático e as plataformas de mediação. Como principais resultados, observámos que os fandubbers entrevistados possuem uma ligação íntima quer com o objeto mediático do qual são fãs, quer com a prática de fandubbing em si. Os utilizadores tendem, através da prática, a apreender uma série de competências, em vários casos de forma autodidata e em contextos informais de aprendizagem. Procuram ainda partilhar as suas produções, de trabalho não remunerado, em plataformas online públicas, como o Youtube, enfrentando subsequentemente adversidades provenientes da apropriação de conteúdos autorais. |
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Os fãs de conteúdos mediáticos tendem a ser utilizados recorrentemente como exemplo da cultura participativa online. Com efeito, muitos destes fãs recorrem a ferramentas digitais como forma de expressão, desenvolvendo diferentes práticas tendo os seus objetos de fandom como principal catalisador. Entre estas, o fandubbing é uma prática que carece de atenção académica. Tendo por base uma metodologia qualitativa e os testemunhos de oito elementos pertencentes à comunidade de fandubbers portuguesa, este artigo tenta contribuir com informação aprofundada sobre a atividade em si, os seus praticantes, a relação com o objeto mediático e as plataformas de mediação. Como principais resultados, observámos que os fandubbers entrevistados possuem uma ligação íntima quer com o objeto mediático do qual são fãs, quer com a prática de fandubbing em si. Os utilizadores tendem, através da prática, a apreender uma série de competências, em vários casos de forma autodidata e em contextos informais de aprendizagem. Procuram ainda partilhar as suas produções, de trabalho não remunerado, em plataformas online públicas, como o Youtube, enfrentando subsequentemente adversidades provenientes da apropriação de conteúdos autorais. |
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