Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Pedro
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Soares, Serafim, Mourão, Rosa, Núñez Perez, José Carlos, González-Pienda, Júlio A., Simões, Fátima, Hernández-Pina, Fuensanta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11934
Resumo: A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e analisamos, também, a relação entre a disrupção escolar percebida, o padrão auto-regulatório e o rendimento escolar. De acordo com os resultados obtidos, a disrupção escolar percebida correlaciona-se positivamente com a auto-regulação da aprendizagem e o número de retenções. Por outro lado, decresce ao longo do percurso escolar. Estes dados sugerem a importância de os alunos desenvolverem a mestria nos processos auto-regulatórios, baixando os níveis de insucesso e a disrupção escolar.
id RCAP_eabc7cca42215b15a5d2e993ba653c8c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino BásicoDisrupção escolar percebidaAgressãoDistracçãoTransgressão de regrasMetas escolaresAuto-regulaçãoRendimento escolarPerceived school disruptionAgressionDistractionBreaking rulesSchool goalsSelf-regulationSchool achievementA literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e analisamos, também, a relação entre a disrupção escolar percebida, o padrão auto-regulatório e o rendimento escolar. De acordo com os resultados obtidos, a disrupção escolar percebida correlaciona-se positivamente com a auto-regulação da aprendizagem e o número de retenções. Por outro lado, decresce ao longo do percurso escolar. Estes dados sugerem a importância de os alunos desenvolverem a mestria nos processos auto-regulatórios, baixando os níveis de insucesso e a disrupção escolar.Self-regulated learning processes are said to be crucial for school success and literature also suggests that disruptive students present very low levels of self-control which most times foretells their bad school performance. This study analyzes the perceived disruptive behaviour of students in middle school (aged between 10-14) and the association of perceived disruption, self-regulation and school achievement. According to the findings school disruption correlates to self-regulated learning and the number of school years failed. On the other side students self-regulated profiles show a decrease along school years. These findings suggest the relevance of students improving their self-regulated processes so as to lower school failure and disruption.Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e EducaçãoUniversidade do MinhoRosário, PedroSoares, SerafimMourão, RosaNúñez Perez, José CarlosGonzález-Pienda, Júlio A.Simões, FátimaHernández-Pina, Fuensanta20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11934por"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:1 (2005) 77-90.1645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
title Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
spellingShingle Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
Rosário, Pedro
Disrupção escolar percebida
Agressão
Distracção
Transgressão de regras
Metas escolares
Auto-regulação
Rendimento escolar
Perceived school disruption
Agression
Distraction
Breaking rules
School goals
Self-regulation
School achievement
title_short Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
title_full Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
title_fullStr Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
title_full_unstemmed Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
title_sort Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
author Rosário, Pedro
author_facet Rosário, Pedro
Soares, Serafim
Mourão, Rosa
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Simões, Fátima
Hernández-Pina, Fuensanta
author_role author
author2 Soares, Serafim
Mourão, Rosa
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Simões, Fátima
Hernández-Pina, Fuensanta
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Pedro
Soares, Serafim
Mourão, Rosa
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Simões, Fátima
Hernández-Pina, Fuensanta
dc.subject.por.fl_str_mv Disrupção escolar percebida
Agressão
Distracção
Transgressão de regras
Metas escolares
Auto-regulação
Rendimento escolar
Perceived school disruption
Agression
Distraction
Breaking rules
School goals
Self-regulation
School achievement
topic Disrupção escolar percebida
Agressão
Distracção
Transgressão de regras
Metas escolares
Auto-regulação
Rendimento escolar
Perceived school disruption
Agression
Distraction
Breaking rules
School goals
Self-regulation
School achievement
description A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e analisamos, também, a relação entre a disrupção escolar percebida, o padrão auto-regulatório e o rendimento escolar. De acordo com os resultados obtidos, a disrupção escolar percebida correlaciona-se positivamente com a auto-regulação da aprendizagem e o número de retenções. Por outro lado, decresce ao longo do percurso escolar. Estes dados sugerem a importância de os alunos desenvolverem a mestria nos processos auto-regulatórios, baixando os níveis de insucesso e a disrupção escolar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11934
url http://hdl.handle.net/1822/11934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:1 (2005) 77-90.
1645-6084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303830133735424