Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Francisco Dos Santos Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10220
Resumo: Este documento apresenta e reflete de forma critica acerca da exequibilidade das opções didáticas, científicas e pedagógicas tomadas durante o estágio pedagógico. Todo o trabalho foi desenvolvido com base no planeamento por etapas, o qual incidiu sobre quatro áreas de intervenção, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário, em conformidade com o protocolo estabelecido entre a universidade e a escola cooperante. Assim, a Lecionação e a Direção de Turma ocorreram na mesma turma. O Desporto Escolar, foi disponível para todo o agrupamento. O seminário foi desenvolvido em função da realidade do Departamento de Educação Física, tendo em vista a sua melhoria na abordagem da área dos conhecimentos, com o contributo efetivo do núcleo de estágio. Da reflexão crítica efetuada, constata-se que a intervenção nestas áreas deve ocorrer de forma interligada e integrada, porque a escola está em permanente evolução e o professor é um elemento fundamental nesse processo. Para isso, apresento ao longo do documento um conjunto de propostas, tendo em vista, o reforço do processo ensino-aprendizagem bem como a eficácia do departamento de educação física e o desenvolvimento da comunidade escolar.
id RCAP_eb2dbffa50e4877c0fe2e49b3de0947c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de TelheirasMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMAESTÁGIOSDOCÊNCIASPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSTRAINEESHIPSTEACHINGEste documento apresenta e reflete de forma critica acerca da exequibilidade das opções didáticas, científicas e pedagógicas tomadas durante o estágio pedagógico. Todo o trabalho foi desenvolvido com base no planeamento por etapas, o qual incidiu sobre quatro áreas de intervenção, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário, em conformidade com o protocolo estabelecido entre a universidade e a escola cooperante. Assim, a Lecionação e a Direção de Turma ocorreram na mesma turma. O Desporto Escolar, foi disponível para todo o agrupamento. O seminário foi desenvolvido em função da realidade do Departamento de Educação Física, tendo em vista a sua melhoria na abordagem da área dos conhecimentos, com o contributo efetivo do núcleo de estágio. Da reflexão crítica efetuada, constata-se que a intervenção nestas áreas deve ocorrer de forma interligada e integrada, porque a escola está em permanente evolução e o professor é um elemento fundamental nesse processo. Para isso, apresento ao longo do documento um conjunto de propostas, tendo em vista, o reforço do processo ensino-aprendizagem bem como a eficácia do departamento de educação física e o desenvolvimento da comunidade escolar.This document presents and reflects on the critical exchebility of educational, scientific and educational tests during the pedagogical training. All the work was developed based on the stage plan, with emphasis in four intervention areas, Teaching, Class headteaching, School Sport and Seminary, in accordance with the protocol established between the university and the cooperating school. Thus, a Teaching and a Class Head-teaching came from the same class. The School Sport was made available to the whole group. The seminar was developed according to the reality of the Department of Physical Education, with a view to improving the approach to the area of knowledge, with the effective contribution of the internship center. Critical analysis consists of a set of components that can be interconnected and integrated, because the school is constantly evolving, and the teacher is a fundamental element in this process. This is a set of studies aimed at reinforcing the teaching-learning process, as well as the education of the department of physical education and the development of the school community.2020-06-04T16:37:41Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10220TID:202424049porDias, Francisco Dos Santos Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:09.843184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
title Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
Dias, Francisco Dos Santos Duarte
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
TRAINEESHIPS
TEACHING
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica de Telheiras
author Dias, Francisco Dos Santos Duarte
author_facet Dias, Francisco Dos Santos Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Francisco Dos Santos Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
TRAINEESHIPS
TEACHING
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
TRAINEESHIPS
TEACHING
description Este documento apresenta e reflete de forma critica acerca da exequibilidade das opções didáticas, científicas e pedagógicas tomadas durante o estágio pedagógico. Todo o trabalho foi desenvolvido com base no planeamento por etapas, o qual incidiu sobre quatro áreas de intervenção, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário, em conformidade com o protocolo estabelecido entre a universidade e a escola cooperante. Assim, a Lecionação e a Direção de Turma ocorreram na mesma turma. O Desporto Escolar, foi disponível para todo o agrupamento. O seminário foi desenvolvido em função da realidade do Departamento de Educação Física, tendo em vista a sua melhoria na abordagem da área dos conhecimentos, com o contributo efetivo do núcleo de estágio. Da reflexão crítica efetuada, constata-se que a intervenção nestas áreas deve ocorrer de forma interligada e integrada, porque a escola está em permanente evolução e o professor é um elemento fundamental nesse processo. Para isso, apresento ao longo do documento um conjunto de propostas, tendo em vista, o reforço do processo ensino-aprendizagem bem como a eficácia do departamento de educação física e o desenvolvimento da comunidade escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-06-04T16:37:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10220
TID:202424049
url http://hdl.handle.net/10437/10220
identifier_str_mv TID:202424049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131258765180928