A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Joana Margarida Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2302
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_ec970aeac7e5408e2d8d4c804246768a
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticosCurrículoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Prática EducativaRecursos DidáticosMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio pretende relatar os momentos de prática, vivenciados na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao trabalho efetuado, dando a conhecer um processo de aprendizagem vivenciado. A análise e reflexão sobre o percurso formativo apresentado implicou o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, das questões inerentes aos processos de formação de educadores/professores, com particular ênfase no período de formação inicial compreendido pelo estágio e às componentes que estiveram na base de todos os momentos de prática educativa, entre eles: a observação, o projeto formativo, a planificação, as avaliações e as reflexões, todas elas essenciais e intrínsecas à profissão docente. Tendo como problemática de aprofundamento a Integração Curricular na Educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, neste relatório propusemo-nos explorar o potencial dos recursos didáticos para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos, visando aprofundar a reflexão sobre a importância destes na promoção da integração curricular, nas suas múltiplas vertentes. A análise efetuada ao trabalho desenvolvido indicia que a utilização de recursos didáticos adequados pode promover, a diversos níveis, a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos. Contudo, importa que os educadores/professores estejam despertos para a necessidade de a seleção, a conceção e a exploração de tais recursos ser pensada, intencional, planificada e refletida, atendendo nomeadamente, às necessidades e caraterísticas do grupo de crianças/alunos. Neste contexto, consideramos que os recursos didáticos podem constituir uma mais-valia significativa, devendo ser valorizados e privilegiados como forma de promover experiências de aprendizagem integradoras.ABSTRACT: This teacher training report intends to report the moments of practice, experienced in pre-school and 1st cycle of basic education, within the disciplines of Supervised Educational Practice I and II, at the Masters in Preschool Education and Teaching 1. º Elementary School. Throughout the document was made a retrospective of the choices made and the work done, presenting a learning process experienced. The analysis and reflection on the training path presented demanded deepening from specialty literature, the issues inherent to the training of educators/teachers, with particular emphasis on the period of initial formation that contains teacher training and the parts that were in the basis of all moments of educational practice, including: observation, training project, planning, evaluations and reflections, all of them essential and intrinsic to the teaching profession. Having the purpose to deepening the Curriculum Integration in Education pre-school and 1st cycle of basic education, in this report we set out to explore the potential of teaching resources for the articulated and relational organization of the learning of the children/students, to deepen the reflection on their importance in promoting curricular integration, in its multiple facets. The analysis carried out at the work suggests that the use of appropriate teaching resources can promote, at various levels, the articulated and relational organization of learning of children/students. However, it is important that educators/teachers are awakened to the need for the selection, design and operation of these resources to be designed, intentional, planned and reflected, attending particularly, to the needs and characteristics of the group of children/students. In this context, we consider the didactic materials can constitute a significant value and should be valued and privileged in order to promote integrative learning experiences.Dinis, RaquelRepositório da Universidade dos AçoresRaposo, Joana Margarida Melo2013-10-10T15:54:43Z2013-06-282013-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2302porRaposo, Joana Margarida Melo – "A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos". [Ponta Delgada] : Universidade dos Açores. 2013. IX, 127 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:06Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:59.483237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
title A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
spellingShingle A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
Raposo, Joana Margarida Melo
Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Recursos Didáticos
title_short A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
title_full A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
title_fullStr A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
title_full_unstemmed A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
title_sort A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
author Raposo, Joana Margarida Melo
author_facet Raposo, Joana Margarida Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dinis, Raquel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Joana Margarida Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Recursos Didáticos
topic Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Recursos Didáticos
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10T15:54:43Z
2013-06-28
2013-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2302
url http://hdl.handle.net/10400.3/2302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Raposo, Joana Margarida Melo – "A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos". [Ponta Delgada] : Universidade dos Açores. 2013. IX, 127 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130696803942400