Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1780 |
Resumo: | O presente relatório contempla um conjunto de descrições relacionadas com as práticas pedagógicas realizadas no decorrer deste 2.º Ciclo de estudos, interligadas com as teorias estudas ao longo da formação académica. Este tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas, dando a conhecer alguns pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram toda a prática, quer no contexto Pré-Escolar, que decorreu no Infantário O Polegarzinho, bem como, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Santa Cruz, onde decorreram as duas práticas pedagógicas concretizadas, mais propriamente no 1.º e no 3.º ano de escolaridade. Todo este processo baseou-se na metodologia de Investigação-Ação, uma vez que esta permite ao docente desenvolver a sua capacidade de investigar e refletir sobre a sua prática, melhorando-a. Neste sentido, procurou-se responder às questões de Investigação-Ação, através de estratégias que atenuassem essas problemáticas. Assim, no contexto da Educação Pré-Escolar procurou-se responder à questão “Como é que o brincar no exterior pode contribuir para o desenvolvimento harmonioso das crianças da Sala Verde?”, uma vez que permite que as crianças aprendam e se desenvolvam não só a nível motor, mas também a nível cognitivo, possibilitando-lhes vivências diversas. Relativamente à valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico tentou-se dar resposta à questão “Como é que os jogos potenciam a aprendizagem dos alunos da turma do 1.º A?”, pois através do jogo e da atividade lúdica os alunos apreendem os conteúdos programáticos mais facilmente, uma vez que estão ligados intrinsecamente ao que está sendo realizado. Desta forma, este relatório, dá a conhecer os resultados positivos alcançados com as crianças e alunos ao longo das práticas pedagógicas, numa perspetiva sociocentrica. |
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Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoPrática pedagógicaReflexãoPre-school Education1st Cycle of Basic EducationTeaching-learningPedagogical practiceReflectionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório contempla um conjunto de descrições relacionadas com as práticas pedagógicas realizadas no decorrer deste 2.º Ciclo de estudos, interligadas com as teorias estudas ao longo da formação académica. Este tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas, dando a conhecer alguns pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram toda a prática, quer no contexto Pré-Escolar, que decorreu no Infantário O Polegarzinho, bem como, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Santa Cruz, onde decorreram as duas práticas pedagógicas concretizadas, mais propriamente no 1.º e no 3.º ano de escolaridade. Todo este processo baseou-se na metodologia de Investigação-Ação, uma vez que esta permite ao docente desenvolver a sua capacidade de investigar e refletir sobre a sua prática, melhorando-a. Neste sentido, procurou-se responder às questões de Investigação-Ação, através de estratégias que atenuassem essas problemáticas. Assim, no contexto da Educação Pré-Escolar procurou-se responder à questão “Como é que o brincar no exterior pode contribuir para o desenvolvimento harmonioso das crianças da Sala Verde?”, uma vez que permite que as crianças aprendam e se desenvolvam não só a nível motor, mas também a nível cognitivo, possibilitando-lhes vivências diversas. Relativamente à valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico tentou-se dar resposta à questão “Como é que os jogos potenciam a aprendizagem dos alunos da turma do 1.º A?”, pois através do jogo e da atividade lúdica os alunos apreendem os conteúdos programáticos mais facilmente, uma vez que estão ligados intrinsecamente ao que está sendo realizado. Desta forma, este relatório, dá a conhecer os resultados positivos alcançados com as crianças e alunos ao longo das práticas pedagógicas, numa perspetiva sociocentrica.The present report contains a set of descriptions related with the pedagogic practices carried out during the 2nd cycle of studies, connected with the studied theories throughout the academic formation. This report has as the main objective reflect about the pedagogical practices that were made, giving to know some theoretical and methodologic assumptions that regulated all the practical component, whether in the preschool context, in kindergarten O Polegarzinho as well as on the 1st cycle of Basic Education, specifically in the Basic School of the 1st Cycle with Preschool of Santa Cruz, where were ran both pedagogical practices, namely on the 1st and 3rd school years. All this whole process was based in the investigation-research methodology, once this allows the teacher develop their capacity of investigate and reflect about their practice, improving it. In this sense, it was sought to answer to the questions of investigationaction, through strategies that attenuate those problematics. Thus, in the preschool education context it was sought to answer to the question “How can outside play contribute to the harmonious development of the children in the green classroom?” since it allows children to learn and develop not only at the motor level, but also at the cognitive level, enabling them to experience various experiences. Regarding the valency of the 1st Cycle of Basic Education, it was attempted to answer the question "How do the games enhance the learning of the students of the 1st A class?", because through play and playful activity students learn programmatic contents more easily, since they are intrinsically linked to what is being done. In this way, this report shows the positive results achieved with children and students throughout pedagogical practices, from a sociocentric perspective.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaGouveia, Lília Maria Furtado2018-01-22T14:45:34Z2017-10-27T00:00:00Z2017-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1780201784947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:32.801200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Gouveia, Lília Maria Furtado Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Prática pedagógica Reflexão Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Teaching-learning Pedagogical practice Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
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