Prática de ensino supervisionada. Estratégias para melhorar o desempenho das crianças ao nível da compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tânia Sofia Pacheco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20585
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Neste relatório pretendemos apresentar as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas ao longo da PES em três contextos educativos, nomeadamente na creche com um grupo de 18 crianças, na Educação Pré-Escolar (EPE) com um grupo de 21 crianças e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com um grupo de 17 crianças do 2.º ano de escolaridade. Uma vez que é necessário despertar nas crianças o gosto pela leitura a nossa prática pretendeu promover o gosto e incutir rotinas atinentes ao ato de ler, efetivadas através de diversas técnicas de leitura e, consequente, exploração de histórias de literatura para a infância. A escola é um elemento determinante na construção de leitores e, como a aprendizagem da leitura não é um processo natural, é necessário incluir a sua aprendizagem em contexto de sala de atividades/aulas, em interações que se requerem significativas, regulares e ativas, quer entre crianças, quer entre crianças e adultos e vice-versa. É ainda necessário que a criança explore livros e comece a ler através das ilustrações presentes no livro, por forma a desenvolver a imaginação e não ficar apenas presa às palavras. Assim, é imprescindível criar hábitos de ler para alcançar melhores níveis de proficiência na aprendizagem ao nível da leitura, envolvendo as crianças nesse ato. Por tal, devem ser utilizadas diversas estratégias, de forma a desenvolver o seu interesse pela leitura. Também a literatura para a infância deve constituir-se numa prática interdisciplinar, uma vez que envolve mais que uma área de conteúdo/disciplinar. Assim, é importante para a formação de qualquer criança começar a ouvir contar histórias desde muito cedo, pois o facto de as ouvir desenvolve o seu imaginário e promove o interesse pela leitura. É importante transformar a escola numa comunidade de leitores, devendo ser envolvidos outros elementos da comunidade escolar que não sejam só o educador/professor e as crianças a assumirem esse papel. É também premente que neste círculo participem os professores bibliotecários, os funcionários não docentes, mas também os pais e outros familiares, uma vez que são também um fator determinante para ajudar a desenvolver o gosto da criança pela leitura. Neste enquadramento, interessou-nos investigar sobre métodos que podem ser utilizados em sala de atividades/aula para que se melhore o desempenho das crianças ao nível da leitura. Neste sentido, pensamos dar resposta(s) à seguinte questão-problema: Que estratégias se podem usar para melhorar o desempenho das crianças ao nível da compreensão da leitura? e estipulamos como objetivos: (i) Identificar estratégias que a investigação tem sugerido, enquanto auxiliares no processo de compreensão da leitura; (ii) Fortalecer a competência da leitura com vista a um domínio progressivamente mais seguro da compreensão de textos; (iii) Implementar estratégias para promover a leitura e ultrapassar problemas emergentes que as crianças apresentem; e (iv) Perceber se as crianças dominam capacidades nucleares de compreensão da leitura. A investigação segue uma linha de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), tendo sido usado como instrumentos e técnicas de recolha de dados grelhas de observação, notas de campo na EPE e no 1.º CEB recorremos, ainda, a testes de cronometragem de leitura. Das principais conclusões da investigação salientamos que existem diversas técnicas e estratégias pedagógicas às quais recorremos para estimular o gosto e o prazer pela leitura nas crianças e às quais as crianças aderiram com facilidade e empenho. A aplicação dos testes de cronometragem da leitura no 1.º CEB também nos sugere uma evolução das crianças ao nível da sua proficiência leitora, se contrastarmos os dados da primeira aplicação com os da última.
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Uma vez que é necessário despertar nas crianças o gosto pela leitura a nossa prática pretendeu promover o gosto e incutir rotinas atinentes ao ato de ler, efetivadas através de diversas técnicas de leitura e, consequente, exploração de histórias de literatura para a infância. A escola é um elemento determinante na construção de leitores e, como a aprendizagem da leitura não é um processo natural, é necessário incluir a sua aprendizagem em contexto de sala de atividades/aulas, em interações que se requerem significativas, regulares e ativas, quer entre crianças, quer entre crianças e adultos e vice-versa. É ainda necessário que a criança explore livros e comece a ler através das ilustrações presentes no livro, por forma a desenvolver a imaginação e não ficar apenas presa às palavras. Assim, é imprescindível criar hábitos de ler para alcançar melhores níveis de proficiência na aprendizagem ao nível da leitura, envolvendo as crianças nesse ato. Por tal, devem ser utilizadas diversas estratégias, de forma a desenvolver o seu interesse pela leitura. Também a literatura para a infância deve constituir-se numa prática interdisciplinar, uma vez que envolve mais que uma área de conteúdo/disciplinar. Assim, é importante para a formação de qualquer criança começar a ouvir contar histórias desde muito cedo, pois o facto de as ouvir desenvolve o seu imaginário e promove o interesse pela leitura. É importante transformar a escola numa comunidade de leitores, devendo ser envolvidos outros elementos da comunidade escolar que não sejam só o educador/professor e as crianças a assumirem esse papel. É também premente que neste círculo participem os professores bibliotecários, os funcionários não docentes, mas também os pais e outros familiares, uma vez que são também um fator determinante para ajudar a desenvolver o gosto da criança pela leitura. Neste enquadramento, interessou-nos investigar sobre métodos que podem ser utilizados em sala de atividades/aula para que se melhore o desempenho das crianças ao nível da leitura. Neste sentido, pensamos dar resposta(s) à seguinte questão-problema: Que estratégias se podem usar para melhorar o desempenho das crianças ao nível da compreensão da leitura? e estipulamos como objetivos: (i) Identificar estratégias que a investigação tem sugerido, enquanto auxiliares no processo de compreensão da leitura; (ii) Fortalecer a competência da leitura com vista a um domínio progressivamente mais seguro da compreensão de textos; (iii) Implementar estratégias para promover a leitura e ultrapassar problemas emergentes que as crianças apresentem; e (iv) Perceber se as crianças dominam capacidades nucleares de compreensão da leitura. A investigação segue uma linha de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), tendo sido usado como instrumentos e técnicas de recolha de dados grelhas de observação, notas de campo na EPE e no 1.º CEB recorremos, ainda, a testes de cronometragem de leitura. Das principais conclusões da investigação salientamos que existem diversas técnicas e estratégias pedagógicas às quais recorremos para estimular o gosto e o prazer pela leitura nas crianças e às quais as crianças aderiram com facilidade e empenho. A aplicação dos testes de cronometragem da leitura no 1.º CEB também nos sugere uma evolução das crianças ao nível da sua proficiência leitora, se contrastarmos os dados da primeira aplicação com os da última.This report was carried out within the Supervised Teaching Practice Curricular Unit (PES). In this report we intend to present the teaching-learning experiences developed during the PES in three educational contexts, namely in the nursery with a group of 18 children, in Preschool Education (EPE) with a group of 21 children and in the 1st Cycle. Elementary School (1st CEB) with a group of 17 children from the 2nd grade. Since it is necessary to arouse in children the taste for reading, our practice aimed to promote the taste and instill routines related to the act of reading, carried out through various reading techniques and, consequently, exploration of literature stories for children. School is a key element in building readers and, as reading learning is not a natural process, it is necessary to include learning in the classroom context, in interactions that require significant, regular and active, whether between children, between children and adults and vice versa. It is also necessary for the child to explore books and start reading through the illustrations in the book in order to develop imagination and not just get stuck in words. Thus, it is essential to create reading habits to achieve better levels of learning proficiency at the reading level, involving children in this act. Therefore, various strategies should be used to develop your interest in reading. Also literature for children should be an interdisciplinary practice, as it involves more than one content / disciplinary area. Thus, it is important for the education of any child who begins to hear storytelling from an early age, as listening to them develops his imagination and promotes interest in reading. It is important to transform the school into a community of readers, and other elements of the school community other than the educator / teacher and the children should be involved. Librarians, non-teaching staff, but also parents and family members are also in this circle as they are also a determining factor in helping to develop a child's taste for reading. In this context, we were interested in investigating methods that can be used in the classroom / classroom to improve children's reading performance. In this sense, we intend to answer the following problem question: What strategies can be used to improve children's reading comprehension performance? and we stipulate as objectives: (i) Identify strategies, that the research has suggested, as auxiliary in the reading comprehension process; (ii) Strengthen reading competence for progressively safer mastery of text comprehension; (iii) Implement strategies to promote reading and overcome emerging problems for children; and (iv) Understand if the children have core reading comprehension skills. The research follows a mixed approach (qualitative and quantitative) and has been used as instruments and techniques for collecting observation grid data, field notes at EPE and the 1st CEB, we also use reading timing tests. From the main conclusions of the research we point out that there are several pedagogical techniques and strategies that we use to stimulate the reading pleasure and pleasure in children and to which the children have adhered with ease and commitment. The application of reading timing tests in the 1st CEB also suggests an evolution of children in terms of their reading proficiency, if we contrast the data from the first application with those from the last.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Tânia Sofia Pacheco2020-02-05T16:43:55Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20585TID:202353230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:21:45ZPortal AgregadorONG
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