Plano de comunicação integrada de marketing para a Lombok Surfschool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferra, Sofia Alexandra Horta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26846
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling Plano de comunicação integrada de marketing para a Lombok SurfschoolComunicação Integrada de MarketingPlano de Comunicação Integrada de MarketingRedes SociaisSurfIntegrated Marketing CommunicationIntegrated Marketing Communication PlanSocial NetworksSurfingMestrado Bolonha em MarketingEste trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para a Lombok Surfschool. A atividade principal da Lombok é a formação de surfistas, contudo insere-se também no domínio da animação turística, uma vez que muitos procuram a escola pela experiência. Assim, os objetivos deste projeto são: criar uma estrutura de planeamento e implementação da estratégia de comunicação da marca, aumentar a notoriedade da escola e contribuir para aumentar o número de alunos portugueses e estrangeiros. Partindo dos conceitos de comunicação integrada de marketing, posicionamento e segmentação este estudo pretende compreender as ferramentas de comunicação utilizadas pela escola, o seu posicionamento e a perceção do mesmo entre os seus alunos, de forma a elaborar o seu planeamento de comunicação. Este estudo, de natureza descritiva, cross-sectional recorre à recolha de dados secundários e primários para o desenvolvimento do plano. Foi utilizado um método misto de recolha de dados, isto é, recorreu-se à recolha de dados quantitativos e qualitativos, incluindo entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionário e observação de aula. Relativamente aos resultados obtidos, concluiu-se que a Lombok é uma escola bastante familiar e pretende reforçar este posicionamento, sendo que o seu target inclui o segmento jovem e o segmento famílias. Os canais digitais são, atualmente, o meio mais utilizado e aquele que a escola prefere manter como ferramenta de comunicação preferencial. Para atingir os objetivos definidos sugere-se investir em diversas áreas de atuação e em diversos meios, tais como: comunicação online; comunicação interna; eventos; publicidade e parcerias.This project aims to develop an Integrated Marketing Communication Plan (IMC) for Lombok Surfschool. Lombok´s main activity is the training of surfers. However, it is also inserted in the fields of tourist entertainment since many seek the school for the experience. Thus, the objectives of this project are to create a structure for planning and implementing the brand communications strategy, to increase the notoriety of the school and contribute to increasing the number of Portuguese and international students. Based on the concepts of integrated marketing communication, positioning and segmentation, this study aims to understand the communication tools used by the school, their positioning, and how their students perceive it to develop its communication planning. This descriptive, cross-sectional study uses secondary and primary data collection to develop the plan. The primary data collection includes a mixed data collection method with quantitative and qualitative data, including semi-structured interviews, questionnaire surveys and class observation. Results show that Lombok is a very family-oriented school and intends to reinforce this positioning, and its target includes the youth segment and families. Digital channels are currently the most widely used and the ones the school prefers to retain as its preferred means of communication. We suggest investing in several media areas, such as online communication, internal communication; events; advertising and partnerships.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaFerra, Sofia Alexandra Horta2023-07-12T00:30:24Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26846porFerra, Sofia Alexandra Horta (2022). “Plano de comunicação integrada de marketing para a Lombok Surfschool”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-16T01:30:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:24.784733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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