Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28046 |
Resumo: | A apropriação e o plágio têm sido temáticas muito debatidas no último século. Desde o aparecimento dos ready-mades de Duchamp, na primeira metade do século XX, que se tornou impossível ignorar a questão da utilização por parte de determinados artistas, de obras ou conceitos desenvolvidos por outros artistas. É um fenómeno que já existia antes, mas com Marcel Duchamp passou a ser debatido criticamente no seio da arte e genericamente pelo público. Esta dissertação procura através da objetividade dos conceitos pesquisar, debater e explorar a interligação entre a apropriação, o plágio e a originalidade artística conjugando a pesquisa teórica com a exploração prática através da produção do projeto artístico denominado Em tempos, o século XXI. |
id |
RCAP_f2eaf0757b8dd83d790cd508c0d88d78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/28046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artísticaArteAutoriaApropriaçãoOriginalidadePlágioA apropriação e o plágio têm sido temáticas muito debatidas no último século. Desde o aparecimento dos ready-mades de Duchamp, na primeira metade do século XX, que se tornou impossível ignorar a questão da utilização por parte de determinados artistas, de obras ou conceitos desenvolvidos por outros artistas. É um fenómeno que já existia antes, mas com Marcel Duchamp passou a ser debatido criticamente no seio da arte e genericamente pelo público. Esta dissertação procura através da objetividade dos conceitos pesquisar, debater e explorar a interligação entre a apropriação, o plágio e a originalidade artística conjugando a pesquisa teórica com a exploração prática através da produção do projeto artístico denominado Em tempos, o século XXI.Appropriation and plagiarism have been much debated themes in the last century. Since the emergence of the ready-mades from Duchamp, in first half of the 20th century, it has become impossible to ignore the question of artists using works or concepts developed by other artists. It’s a phenomenon that already existed before, but with Marcel Duchamp came to be debated critically in the field of art and generically by the public. This dissertation seeks, through the objectivity of concepts, to research, debate and explore the interconnection between appropriation, plagiarism and artistic originality, combining the theoretical research with the practical exploration through the production of the artistic project denominated In times, the 21st century.2020-03-24T15:40:47Z2019-05-15T00:00:00Z2019-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28046porRibeiro, Albano José Carneiro Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:16Zoai:ria.ua.pt:10773/28046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:41.332890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística |
title |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística |
spellingShingle |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística Ribeiro, Albano José Carneiro Leal Arte Autoria Apropriação Originalidade Plágio |
title_short |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística |
title_full |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística |
title_fullStr |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística |
title_full_unstemmed |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística |
title_sort |
Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística |
author |
Ribeiro, Albano José Carneiro Leal |
author_facet |
Ribeiro, Albano José Carneiro Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Albano José Carneiro Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Autoria Apropriação Originalidade Plágio |
topic |
Arte Autoria Apropriação Originalidade Plágio |
description |
A apropriação e o plágio têm sido temáticas muito debatidas no último século. Desde o aparecimento dos ready-mades de Duchamp, na primeira metade do século XX, que se tornou impossível ignorar a questão da utilização por parte de determinados artistas, de obras ou conceitos desenvolvidos por outros artistas. É um fenómeno que já existia antes, mas com Marcel Duchamp passou a ser debatido criticamente no seio da arte e genericamente pelo público. Esta dissertação procura através da objetividade dos conceitos pesquisar, debater e explorar a interligação entre a apropriação, o plágio e a originalidade artística conjugando a pesquisa teórica com a exploração prática através da produção do projeto artístico denominado Em tempos, o século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-15T00:00:00Z 2019-05-15 2020-03-24T15:40:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/28046 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/28046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137662123114496 |