Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Albano José Carneiro Leal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28046
Resumo: A apropriação e o plágio têm sido temáticas muito debatidas no último século. Desde o aparecimento dos ready-mades de Duchamp, na primeira metade do século XX, que se tornou impossível ignorar a questão da utilização por parte de determinados artistas, de obras ou conceitos desenvolvidos por outros artistas. É um fenómeno que já existia antes, mas com Marcel Duchamp passou a ser debatido criticamente no seio da arte e genericamente pelo público. Esta dissertação procura através da objetividade dos conceitos pesquisar, debater e explorar a interligação entre a apropriação, o plágio e a originalidade artística conjugando a pesquisa teórica com a exploração prática através da produção do projeto artístico denominado Em tempos, o século XXI.
id RCAP_f2eaf0757b8dd83d790cd508c0d88d78
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artísticaArteAutoriaApropriaçãoOriginalidadePlágioA apropriação e o plágio têm sido temáticas muito debatidas no último século. Desde o aparecimento dos ready-mades de Duchamp, na primeira metade do século XX, que se tornou impossível ignorar a questão da utilização por parte de determinados artistas, de obras ou conceitos desenvolvidos por outros artistas. É um fenómeno que já existia antes, mas com Marcel Duchamp passou a ser debatido criticamente no seio da arte e genericamente pelo público. Esta dissertação procura através da objetividade dos conceitos pesquisar, debater e explorar a interligação entre a apropriação, o plágio e a originalidade artística conjugando a pesquisa teórica com a exploração prática através da produção do projeto artístico denominado Em tempos, o século XXI.Appropriation and plagiarism have been much debated themes in the last century. Since the emergence of the ready-mades from Duchamp, in first half of the 20th century, it has become impossible to ignore the question of artists using works or concepts developed by other artists. It’s a phenomenon that already existed before, but with Marcel Duchamp came to be debated critically in the field of art and generically by the public. This dissertation seeks, through the objectivity of concepts, to research, debate and explore the interconnection between appropriation, plagiarism and artistic originality, combining the theoretical research with the practical exploration through the production of the artistic project denominated In times, the 21st century.2020-03-24T15:40:47Z2019-05-15T00:00:00Z2019-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28046porRibeiro, Albano José Carneiro Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:16Zoai:ria.ua.pt:10773/28046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:41.332890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
title Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
spellingShingle Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
Ribeiro, Albano José Carneiro Leal
Arte
Autoria
Apropriação
Originalidade
Plágio
title_short Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
title_full Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
title_fullStr Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
title_full_unstemmed Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
title_sort Da originalidade ao plágio e vice-versa: os limites e expressões da criação artística
author Ribeiro, Albano José Carneiro Leal
author_facet Ribeiro, Albano José Carneiro Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Albano José Carneiro Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Autoria
Apropriação
Originalidade
Plágio
topic Arte
Autoria
Apropriação
Originalidade
Plágio
description A apropriação e o plágio têm sido temáticas muito debatidas no último século. Desde o aparecimento dos ready-mades de Duchamp, na primeira metade do século XX, que se tornou impossível ignorar a questão da utilização por parte de determinados artistas, de obras ou conceitos desenvolvidos por outros artistas. É um fenómeno que já existia antes, mas com Marcel Duchamp passou a ser debatido criticamente no seio da arte e genericamente pelo público. Esta dissertação procura através da objetividade dos conceitos pesquisar, debater e explorar a interligação entre a apropriação, o plágio e a originalidade artística conjugando a pesquisa teórica com a exploração prática através da produção do projeto artístico denominado Em tempos, o século XXI.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-15T00:00:00Z
2019-05-15
2020-03-24T15:40:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28046
url http://hdl.handle.net/10773/28046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137662123114496