Bullying: Conhecer para Prevenir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elisabete
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Henriques, Sónia, Mendes, Susana, Jales Ribeiro, Esperança
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3989
Resumo: O bullying é um fenómeno que suscita a apreensão de toda a sociedade. Deste modo, enquanto pais, educadores e profissionais, devemos reconhecer que a violência entre pares em meio escolar afeta gravemente o desenvolvimento saudável das crianças. Conhecer e identificar as causas que estão na origem do bullying, bem como as consequências que este comportamento acarreta no desenvolvimento psicossocial dos seus alvos, é fundamental para melhor intervir. Proteger as crianças e jovens de hoje contribui para potenciar um futuro sem violência, através da existência de adultos equilibrados. Assim, a criação e implementação de estratégias de prevenção do bullying em contexto escolar constitui-se como dever social, porquanto só através de diversificadas conjugações de esforços será possível contribuir para um amanhã mais seguro.
id RCAP_f4db8ed0a7451a2f34235ada26e3839e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying: Conhecer para PrevenirbullyingescolaprevençãoviolênciaestratégiasschoolpreventionstrategiesviolenceO bullying é um fenómeno que suscita a apreensão de toda a sociedade. Deste modo, enquanto pais, educadores e profissionais, devemos reconhecer que a violência entre pares em meio escolar afeta gravemente o desenvolvimento saudável das crianças. Conhecer e identificar as causas que estão na origem do bullying, bem como as consequências que este comportamento acarreta no desenvolvimento psicossocial dos seus alvos, é fundamental para melhor intervir. Proteger as crianças e jovens de hoje contribui para potenciar um futuro sem violência, através da existência de adultos equilibrados. Assim, a criação e implementação de estratégias de prevenção do bullying em contexto escolar constitui-se como dever social, porquanto só através de diversificadas conjugações de esforços será possível contribuir para um amanhã mais seguro.Bullying is a phenomenon that raises concern in the whole society. Therefore, as parents, educators and professionals, we must recognize that peer violence in schools seriously affects children’s healthy development. Knowing and identifying the root causes of bullying, as well as its consequences in the psychosocial development of the targets, it's essential to better intervene. Protecting the children and young people of today, contributes to a possible future without violence, through the existence of balanced adults. Thus, the creation and implementation of bullying prevention strategies in schools, constitutes a social duty, because only through a diversified conjugation of efforts we can contribute to a safer tomorrow.IPVRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, ElisabeteHenriques, SóniaMendes, SusanaJales Ribeiro, Esperança2017-01-16T16:57:38Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:40.803618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: Conhecer para Prevenir
title Bullying: Conhecer para Prevenir
spellingShingle Bullying: Conhecer para Prevenir
Fernandes, Elisabete
bullying
escola
prevenção
violência
estratégias
school
prevention
strategies
violence
title_short Bullying: Conhecer para Prevenir
title_full Bullying: Conhecer para Prevenir
title_fullStr Bullying: Conhecer para Prevenir
title_full_unstemmed Bullying: Conhecer para Prevenir
title_sort Bullying: Conhecer para Prevenir
author Fernandes, Elisabete
author_facet Fernandes, Elisabete
Henriques, Sónia
Mendes, Susana
Jales Ribeiro, Esperança
author_role author
author2 Henriques, Sónia
Mendes, Susana
Jales Ribeiro, Esperança
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elisabete
Henriques, Sónia
Mendes, Susana
Jales Ribeiro, Esperança
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
escola
prevenção
violência
estratégias
school
prevention
strategies
violence
topic bullying
escola
prevenção
violência
estratégias
school
prevention
strategies
violence
description O bullying é um fenómeno que suscita a apreensão de toda a sociedade. Deste modo, enquanto pais, educadores e profissionais, devemos reconhecer que a violência entre pares em meio escolar afeta gravemente o desenvolvimento saudável das crianças. Conhecer e identificar as causas que estão na origem do bullying, bem como as consequências que este comportamento acarreta no desenvolvimento psicossocial dos seus alvos, é fundamental para melhor intervir. Proteger as crianças e jovens de hoje contribui para potenciar um futuro sem violência, através da existência de adultos equilibrados. Assim, a criação e implementação de estratégias de prevenção do bullying em contexto escolar constitui-se como dever social, porquanto só através de diversificadas conjugações de esforços será possível contribuir para um amanhã mais seguro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-01-16T16:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3989
url http://hdl.handle.net/10400.19/3989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPV
publisher.none.fl_str_mv IPV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130894391312384