Homologação na industria automóvel: caso Toyota Caetano Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Carlos Sampaio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7087
Resumo: O estágio realizado no âmbito do mestrado integrado em engenharia e gestão industrial no departamento de homologação da empresa Toyota Caetano Portugal, S. A. teve como principais objectivos conhecer o conceito de homologação automóvel, analisar a legislação que define os processos para aprovação de modelos e viaturas automóveis, conhecer e descrever os procedimentos seguidos pelo departamento de homologação automóvel e aplicar o conhecimento adquirido em casos práticos decorridos ao longo do período de estágio. Homologação automóvel significa aprovar componentes, sistemas e unidades técnicas automóveis de acordo com os requisitos e disposições impostos por directivas e regulamentos. O procedimento de homologação da Comunidade Europeia tem como directiva “quadro” a Directiva 2007/46/CE. A aprovação segundo esta Directiva, conhecida como WVTA, engloba aprovações de um conjunto de directivas separadas respeitantes aos vários sistemas e componentes automóveis. Esta Directiva apresenta disposições nos procedimentos para homologação individual de viaturas, veículos produzidos em pequenas séries, fins-de-série, certificados de conformidade, conformidade de produção, etc. Na prática, homologação automóvel trata-se de um processo meticuloso e exige profundo conhecimento da legislação nacional, europeia e internacional. Neste processo, é essencial acompanhar as constantes actualizações da legislação que, desta forma, acompanha o progresso tecnológico, salvaguardando questões como protecção ambiental, segurança rodoviária e eficiência energética.
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