Avaliação externa de escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23714 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
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Avaliação externa de escolasAvaliação externaAvaliação internaAvaliação institucionalPrestação de contas e qualidadeExternal evaluationInternal evaluationInstitutional evaluationAccountability and quality371Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)No estudo sobre avaliação externa de escolas, abordamos o problema intitulado “De que modo a avaliação externa de escolas provoca mudanças nas práticas de decisão curricular ao nível da sequencialidade, planificação, metodologia e avaliação?”1. O estudo de investigação tem os seguintes objetivos: relacionar a avaliação externa de escolas com a qualidade da educação; estudar o impacto da avaliação externa de escolas nas práticas curriculares de decisão curricular (articulação e sequencialidade, planificação, metodologia e avaliação); analisar os efeitos da avaliação externa de escolas nas práticas organizacionais (ao nível dos departamentos curriculares, no 1º ciclo do ensino básico). No quadro teórico, abordamos o conceito de avaliação, os diferentes modelos de avaliação, o papel da IGE na avaliação externa e a avaliação interna e externa. Na metodologia, focamos a natureza da investigação, fazemos a contextualização do nosso objeto de estudo, o design da investigação e as técnicas de recolha de dados. O estudo empírico foi realizado tendo como respondentes um grupo de docentes de um agrupamento de escolas situado no Minho. Por fim, apresentamos os principais resultados do nosso estudo, focalizando os itens com maior correlação e concordância e onde o consenso no desvio padrão é mais elevado. Verificamos que os itens onde a correlação é mais elevada são os que abordam a avaliação interna, o modelo implementado, a forma como está a ser implementado e quais os resultados produzidos. Os itens onde a concordância mais elevada referem-se ao trabalho individual realizado pelos docentes no quotidiano escolar. A divulgação do trabalho desenvolvido, a preocupação com o sucesso dos alunos e em diversificar estratégias e metodologias. Os itens onde o consenso no desvio padrão é mais elevado também se referem ao trabalho realizado pelos docentes na escola/sala de aula diariamente. A avaliação externa de escolas provoca mudanças nas práticas de decisão curricular ao nível da sequencialidade, planificação, metodologia e avaliação, pois esta avaliação evidencia as falhas ou fragilidades existentes nestas áreas de forma a que possam ser corrigidas e/ou aperfeiçoadas.In the study of external evaluation of schools approach the issue titled “How the external evaluation of schools causes changes in the practices of decision-level sequential curriculum, planning, and evaluation methodology?”. General objectives, the present work we intend to understand the following: relate the external evaluation of schools with quality education; study the impact of the external evaluation of schools in curricular decision and curricular practices (articulation and continuity, planning, and evaluation methodology); analyze the effects of the external evaluation of schools in organizational practices (in terms of curricular departments in the first cycle of basic education). In the theoretical approach the concept of evaluation, different valuation models, the role of IGE in external evaluation and institutional assessment, internal and external. Methodology focused on the nature of the investigation, we contextualization of our object of study, the research design and data collection techniques. Finally we present the main results of our study, where we focus on the items with tha highest correlation and agreement and consensus on where the standard deviation is higher. We found that the items the correlation is highest are those that address the internal assessment, the model implemented, how it is being implemented and what results produced. The items where we find the highest concordance refers to the work done by individual teachers in the school everyday. The dissemination of the work, concern for students´ success and diversifying strategies and methodologies. The items where consensus in the standard deviation is higher also refer to work done by teachers in school/classroom daily. The external evaluation of schools causes changes in the practices of decision-level sequential curriculum, planning, and evaluation methodology, as this review highlights the flaws or weaknesses existing in these areas so that they can be corrected and/ or improved.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETEPacheco, José AugustoUniversidade do MinhoFreitas, Sandra Cidália Araújo de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:28.332257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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