Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26361 |
Resumo: | O presente trabalho centra-se na temática da avaliação externa de escolas. A avaliação de escolas deve contemplar a avaliação interna, que ajuda a escola a identificar os problemas e é realizada pelos membros da própria escola, e a avaliação externa, realizada por agentes externos à escola, sendo que, em qualquer uma das modalidades, é necessário um quadro de referência que oriente o olhar avaliativo e que possibilite a complementaridade de ambos. Traçámos três objetivos que nos guiaram o percurso de investigação: adaptar um referencial para a avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe; elaborar uma proposta de modelo a utilizar na avaliação externa das escolas; aplicar e avaliar o referencial e o modelo proposto, numa escola secundária de São Tomé e Príncipe. Neste estudo, adotámos uma abordagem qualitativa configurada num estudo de caso, com enfoque na investigação-acção. Recorremos a diferentes fontes e técnicas de recolha de dados, designadamente à análise documental, à observação, à entrevista em painel e ao questionário. Adaptámos o referencial de avaliação externa das escolas de São Tomé e Príncipe (objetivo 1), descrevemos o processo de implementação da avaliação externa (objetivo 2) e testámos (avaliação) o modelo e o referencial, numa escola secundária (objetivo 3). Concluímos que o modelo e o referencial apresentado são relevantes para a realização da avaliação externa de escolas. Os resultados revelam uma concordância maior com o modelo e uma concordância menor em relação ao referencial; External School Evaluation in STP: building a path ABSTRACT: This paper focuses the external evaluation of schools. School evaluation should include internal evaluation, which helps the school to identify problems and is carried out by members of the school itself, and external evaluation, carried out by agents outside the school. Frame of reference that guides the evaluative look and that enables the complementary of both. We set out three objectives that guided our research: adapting a Framework for external evaluation of schools in São Tome and Principe; develop a model proposal to be used for external evaluation as schools; apply and evaluate the Framework and the proposed model in a secondary school in São Tome and Principe. In this study, we adopted a qualitative approach configured in a case study, focusing on action research. We use different sources and techniques of data collection, such as document analysis, observation, panel interview and questionnaire. We adapted the reference for external evaluation of the schools in São Tome and Principe (objective 1), described the process of implementing external evaluation (objective 2) and tested (application and evaluation) the model and the framework in a secondary school (objective 3). We conclude that the model and the referential presented are relevant to the external evaluation of schools. The results show a higher agreement with the model and a smaller agreement in relation to the framework. |
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O presente trabalho centra-se na temática da avaliação externa de escolas. A avaliação de escolas deve contemplar a avaliação interna, que ajuda a escola a identificar os problemas e é realizada pelos membros da própria escola, e a avaliação externa, realizada por agentes externos à escola, sendo que, em qualquer uma das modalidades, é necessário um quadro de referência que oriente o olhar avaliativo e que possibilite a complementaridade de ambos. Traçámos três objetivos que nos guiaram o percurso de investigação: adaptar um referencial para a avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe; elaborar uma proposta de modelo a utilizar na avaliação externa das escolas; aplicar e avaliar o referencial e o modelo proposto, numa escola secundária de São Tomé e Príncipe. Neste estudo, adotámos uma abordagem qualitativa configurada num estudo de caso, com enfoque na investigação-acção. Recorremos a diferentes fontes e técnicas de recolha de dados, designadamente à análise documental, à observação, à entrevista em painel e ao questionário. Adaptámos o referencial de avaliação externa das escolas de São Tomé e Príncipe (objetivo 1), descrevemos o processo de implementação da avaliação externa (objetivo 2) e testámos (avaliação) o modelo e o referencial, numa escola secundária (objetivo 3). Concluímos que o modelo e o referencial apresentado são relevantes para a realização da avaliação externa de escolas. Os resultados revelam uma concordância maior com o modelo e uma concordância menor em relação ao referencial; External School Evaluation in STP: building a path ABSTRACT: This paper focuses the external evaluation of schools. School evaluation should include internal evaluation, which helps the school to identify problems and is carried out by members of the school itself, and external evaluation, carried out by agents outside the school. Frame of reference that guides the evaluative look and that enables the complementary of both. We set out three objectives that guided our research: adapting a Framework for external evaluation of schools in São Tome and Principe; develop a model proposal to be used for external evaluation as schools; apply and evaluate the Framework and the proposed model in a secondary school in São Tome and Principe. In this study, we adopted a qualitative approach configured in a case study, focusing on action research. We use different sources and techniques of data collection, such as document analysis, observation, panel interview and questionnaire. We adapted the reference for external evaluation of the schools in São Tome and Principe (objective 1), described the process of implementing external evaluation (objective 2) and tested (application and evaluation) the model and the framework in a secondary school (objective 3). We conclude that the model and the referential presented are relevant to the external evaluation of schools. The results show a higher agreement with the model and a smaller agreement in relation to the framework. |
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