Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotrim, Armando José Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26361
Resumo: O presente trabalho centra-se na temática da avaliação externa de escolas. A avaliação de escolas deve contemplar a avaliação interna, que ajuda a escola a identificar os problemas e é realizada pelos membros da própria escola, e a avaliação externa, realizada por agentes externos à escola, sendo que, em qualquer uma das modalidades, é necessário um quadro de referência que oriente o olhar avaliativo e que possibilite a complementaridade de ambos. Traçámos três objetivos que nos guiaram o percurso de investigação: adaptar um referencial para a avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe; elaborar uma proposta de modelo a utilizar na avaliação externa das escolas; aplicar e avaliar o referencial e o modelo proposto, numa escola secundária de São Tomé e Príncipe. Neste estudo, adotámos uma abordagem qualitativa configurada num estudo de caso, com enfoque na investigação-acção. Recorremos a diferentes fontes e técnicas de recolha de dados, designadamente à análise documental, à observação, à entrevista em painel e ao questionário. Adaptámos o referencial de avaliação externa das escolas de São Tomé e Príncipe (objetivo 1), descrevemos o processo de implementação da avaliação externa (objetivo 2) e testámos (avaliação) o modelo e o referencial, numa escola secundária (objetivo 3). Concluímos que o modelo e o referencial apresentado são relevantes para a realização da avaliação externa de escolas. Os resultados revelam uma concordância maior com o modelo e uma concordância menor em relação ao referencial; External School Evaluation in STP: building a path ABSTRACT: This paper focuses the external evaluation of schools. School evaluation should include internal evaluation, which helps the school to identify problems and is carried out by members of the school itself, and external evaluation, carried out by agents outside the school. Frame of reference that guides the evaluative look and that enables the complementary of both. We set out three objectives that guided our research: adapting a Framework for external evaluation of schools in São Tome and Principe; develop a model proposal to be used for external evaluation as schools; apply and evaluate the Framework and the proposed model in a secondary school in São Tome and Principe. In this study, we adopted a qualitative approach configured in a case study, focusing on action research. We use different sources and techniques of data collection, such as document analysis, observation, panel interview and questionnaire. We adapted the reference for external evaluation of the schools in São Tome and Principe (objective 1), described the process of implementing external evaluation (objective 2) and tested (application and evaluation) the model and the framework in a secondary school (objective 3). We conclude that the model and the referential presented are relevant to the external evaluation of schools. The results show a higher agreement with the model and a smaller agreement in relation to the framework.
id RCAP_ba1b54f6cf517d97cb1ff1d2c7b88719
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percursoAvaliação internaAvaliação externaReferencialModeloEscolasInternal evaluationExternal evaluationAccountabilityReferentialModel and schoolsO presente trabalho centra-se na temática da avaliação externa de escolas. A avaliação de escolas deve contemplar a avaliação interna, que ajuda a escola a identificar os problemas e é realizada pelos membros da própria escola, e a avaliação externa, realizada por agentes externos à escola, sendo que, em qualquer uma das modalidades, é necessário um quadro de referência que oriente o olhar avaliativo e que possibilite a complementaridade de ambos. Traçámos três objetivos que nos guiaram o percurso de investigação: adaptar um referencial para a avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe; elaborar uma proposta de modelo a utilizar na avaliação externa das escolas; aplicar e avaliar o referencial e o modelo proposto, numa escola secundária de São Tomé e Príncipe. Neste estudo, adotámos uma abordagem qualitativa configurada num estudo de caso, com enfoque na investigação-acção. Recorremos a diferentes fontes e técnicas de recolha de dados, designadamente à análise documental, à observação, à entrevista em painel e ao questionário. Adaptámos o referencial de avaliação externa das escolas de São Tomé e Príncipe (objetivo 1), descrevemos o processo de implementação da avaliação externa (objetivo 2) e testámos (avaliação) o modelo e o referencial, numa escola secundária (objetivo 3). Concluímos que o modelo e o referencial apresentado são relevantes para a realização da avaliação externa de escolas. Os resultados revelam uma concordância maior com o modelo e uma concordância menor em relação ao referencial; External School Evaluation in STP: building a path ABSTRACT: This paper focuses the external evaluation of schools. School evaluation should include internal evaluation, which helps the school to identify problems and is carried out by members of the school itself, and external evaluation, carried out by agents outside the school. Frame of reference that guides the evaluative look and that enables the complementary of both. We set out three objectives that guided our research: adapting a Framework for external evaluation of schools in São Tome and Principe; develop a model proposal to be used for external evaluation as schools; apply and evaluate the Framework and the proposed model in a secondary school in São Tome and Principe. In this study, we adopted a qualitative approach configured in a case study, focusing on action research. We use different sources and techniques of data collection, such as document analysis, observation, panel interview and questionnaire. We adapted the reference for external evaluation of the schools in São Tome and Principe (objective 1), described the process of implementing external evaluation (objective 2) and tested (application and evaluation) the model and the framework in a secondary school (objective 3). We conclude that the model and the referential presented are relevant to the external evaluation of schools. The results show a higher agreement with the model and a smaller agreement in relation to the framework.Universidade de Évora2020-01-09T19:25:26Z2020-01-092019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26361http://hdl.handle.net/10174/26361TID:202355209porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoarmando.cotrim@mec.gov.pt229Cotrim, Armando José Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:41.971304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
title Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
spellingShingle Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
Cotrim, Armando José Alves
Avaliação interna
Avaliação externa
Referencial
Modelo
Escolas
Internal evaluation
External evaluation
Accountability
Referential
Model and schools
title_short Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
title_full Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
title_fullStr Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
title_full_unstemmed Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
title_sort Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso
author Cotrim, Armando José Alves
author_facet Cotrim, Armando José Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotrim, Armando José Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação interna
Avaliação externa
Referencial
Modelo
Escolas
Internal evaluation
External evaluation
Accountability
Referential
Model and schools
topic Avaliação interna
Avaliação externa
Referencial
Modelo
Escolas
Internal evaluation
External evaluation
Accountability
Referential
Model and schools
description O presente trabalho centra-se na temática da avaliação externa de escolas. A avaliação de escolas deve contemplar a avaliação interna, que ajuda a escola a identificar os problemas e é realizada pelos membros da própria escola, e a avaliação externa, realizada por agentes externos à escola, sendo que, em qualquer uma das modalidades, é necessário um quadro de referência que oriente o olhar avaliativo e que possibilite a complementaridade de ambos. Traçámos três objetivos que nos guiaram o percurso de investigação: adaptar um referencial para a avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe; elaborar uma proposta de modelo a utilizar na avaliação externa das escolas; aplicar e avaliar o referencial e o modelo proposto, numa escola secundária de São Tomé e Príncipe. Neste estudo, adotámos uma abordagem qualitativa configurada num estudo de caso, com enfoque na investigação-acção. Recorremos a diferentes fontes e técnicas de recolha de dados, designadamente à análise documental, à observação, à entrevista em painel e ao questionário. Adaptámos o referencial de avaliação externa das escolas de São Tomé e Príncipe (objetivo 1), descrevemos o processo de implementação da avaliação externa (objetivo 2) e testámos (avaliação) o modelo e o referencial, numa escola secundária (objetivo 3). Concluímos que o modelo e o referencial apresentado são relevantes para a realização da avaliação externa de escolas. Os resultados revelam uma concordância maior com o modelo e uma concordância menor em relação ao referencial; External School Evaluation in STP: building a path ABSTRACT: This paper focuses the external evaluation of schools. School evaluation should include internal evaluation, which helps the school to identify problems and is carried out by members of the school itself, and external evaluation, carried out by agents outside the school. Frame of reference that guides the evaluative look and that enables the complementary of both. We set out three objectives that guided our research: adapting a Framework for external evaluation of schools in São Tome and Principe; develop a model proposal to be used for external evaluation as schools; apply and evaluate the Framework and the proposed model in a secondary school in São Tome and Principe. In this study, we adopted a qualitative approach configured in a case study, focusing on action research. We use different sources and techniques of data collection, such as document analysis, observation, panel interview and questionnaire. We adapted the reference for external evaluation of the schools in São Tome and Principe (objective 1), described the process of implementing external evaluation (objective 2) and tested (application and evaluation) the model and the framework in a secondary school (objective 3). We conclude that the model and the referential presented are relevant to the external evaluation of schools. The results show a higher agreement with the model and a smaller agreement in relation to the framework.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29T00:00:00Z
2020-01-09T19:25:26Z
2020-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26361
http://hdl.handle.net/10174/26361
TID:202355209
url http://hdl.handle.net/10174/26361
identifier_str_mv TID:202355209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
armando.cotrim@mec.gov.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136648892514304