Construindo a Profissionalidade Docente: potencialidades das TIC na promoção de atividades de ensino/aprendizagem no âmbito da simetria no 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Denise Pedras
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6046
Resumo: Com o início do segundo ciclo de estudos, tornou-se mais percetível o contacto com a realidade escolar, através das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II. Estas possibilitaram uma maior proximidade com diferentes estabelecimentos de ensino, o saber de como estes trabalham, a oportunidade de estágio, a interação com docentes, não docente e alunos, fator crucial para a minha formação profissional. As diferentes PES dividiram-se em três momentos: o estágio, a orientação e os seminários. Cada um destes momentos foi bastante importante no meu desenvolvimento enquanto discente, mas também será, certamente, no futuro enquanto docente. Contudo, foi o estágio que teve um papel essencial. Para além disto, estas unidades curriculares permitiram desenvolver capacidades na construção de planificações de atividades letivas, bem como todo o material didático necessário para as suas implementações, levando a uma evolução enquanto discente, pois todas estas capacidades iam sendo melhoradas com o feedback dos professores e com os saberes que ia adquirindo ao longo do ano. Ter estas práticas no meu percurso académico é uma mais-valia. Proporcionam-me a oportunidade de contactar com uma turma; analisar e construir planos de turma; saber como apoiar a aprendizagem dos alunos; que autores devo ter em consideração nas minhas práticas e como ajudar a transformar a “escola” numa “escola” moderna. Ou seja, recorrer a recursos que proporcionem aprendizagens significativas nos alunos, de modo a que estes tenham um papel muito mais ativo na construção do seu conhecimento, uma vez que “a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas do conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio” (Pelizzari, Kriegl, Baron, Finck & Dorocinski, s.d.). Por este motivo, pretende-se com a investigação realizada explorar novas abordagens e estudar a influência que a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), com a realização de atividades de ensino aprendizagem, pode ter no estudo da simetria de elementos da Natureza. O estudo realizou-se no contexto da lecionação do tópico da simetria (simetria de reflexão e simetria de rotação), numa turma do 6.º ano de escolaridade numa escola em Viseu, durante o último semestre do 2.º ano do mestrado, no ano letivo 2016/2017. Para tal, foram desenvolvidas tarefas com recurso ao Geogebra1. A investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia de caráter descritivo, que se integra no âmbito do padrão qualitativo. Os dados recolhidos para análise foram obtidos através da realização, por parte dos alunos, de um pré-teste, de um pós teste, da realização de tarefas com recurso ao Geogebra, das entrevistas aos alunos e, ainda, através de notas de campo e da observação participante. Os resultados obtidos com o pré-teste e com o pós-teste mostram que, inicialmente, os alunos limitavam-se às figuras geométricas (em contextos puramente matemáticos) para identificar simetrias em figuras do plano. Contudo, e no decorrer deste estudo, conclui-se que o recurso Geogebra demonstrou ser eficiente na medida em que os alunos, na realização das tarefas, já compreendiam melhor o conceito de simetria e já identificavam as simetrias nas figuras. Conclui-se, também, que todos os alunos revelaram um enorme envolvimento na utilização deste Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) e maior facilidade em identificar e justificar as simetrias presentes nos elementos naturais. De facto, a utilização deste AGD foi fundamental, na medida em que é um instrumento interativo e dinâmico que permite aos alunos manusear e transformar elementos geométricos, de uma forma muito intuitiva.
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Para além disto, estas unidades curriculares permitiram desenvolver capacidades na construção de planificações de atividades letivas, bem como todo o material didático necessário para as suas implementações, levando a uma evolução enquanto discente, pois todas estas capacidades iam sendo melhoradas com o feedback dos professores e com os saberes que ia adquirindo ao longo do ano. Ter estas práticas no meu percurso académico é uma mais-valia. Proporcionam-me a oportunidade de contactar com uma turma; analisar e construir planos de turma; saber como apoiar a aprendizagem dos alunos; que autores devo ter em consideração nas minhas práticas e como ajudar a transformar a “escola” numa “escola” moderna. Ou seja, recorrer a recursos que proporcionem aprendizagens significativas nos alunos, de modo a que estes tenham um papel muito mais ativo na construção do seu conhecimento, uma vez que “a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas do conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio” (Pelizzari, Kriegl, Baron, Finck & Dorocinski, s.d.). Por este motivo, pretende-se com a investigação realizada explorar novas abordagens e estudar a influência que a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), com a realização de atividades de ensino aprendizagem, pode ter no estudo da simetria de elementos da Natureza. O estudo realizou-se no contexto da lecionação do tópico da simetria (simetria de reflexão e simetria de rotação), numa turma do 6.º ano de escolaridade numa escola em Viseu, durante o último semestre do 2.º ano do mestrado, no ano letivo 2016/2017. Para tal, foram desenvolvidas tarefas com recurso ao Geogebra1. A investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia de caráter descritivo, que se integra no âmbito do padrão qualitativo. Os dados recolhidos para análise foram obtidos através da realização, por parte dos alunos, de um pré-teste, de um pós teste, da realização de tarefas com recurso ao Geogebra, das entrevistas aos alunos e, ainda, através de notas de campo e da observação participante. Os resultados obtidos com o pré-teste e com o pós-teste mostram que, inicialmente, os alunos limitavam-se às figuras geométricas (em contextos puramente matemáticos) para identificar simetrias em figuras do plano. Contudo, e no decorrer deste estudo, conclui-se que o recurso Geogebra demonstrou ser eficiente na medida em que os alunos, na realização das tarefas, já compreendiam melhor o conceito de simetria e já identificavam as simetrias nas figuras. Conclui-se, também, que todos os alunos revelaram um enorme envolvimento na utilização deste Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) e maior facilidade em identificar e justificar as simetrias presentes nos elementos naturais. De facto, a utilização deste AGD foi fundamental, na medida em que é um instrumento interativo e dinâmico que permite aos alunos manusear e transformar elementos geométricos, de uma forma muito intuitiva.With the beginning of the second cycle of studies, contact with the school reality became more noticeable, through the curricular units of supervised teaching practice (PES) I and II. These allowed a greater proximity with different educational establishments, the knowledge of how these work, the opportunity of internship, the interaction with professors, non-teachers and students, a crucial factor for my professional training. The different PES were divided into three phases: the internship, the orientation and the seminars. Each of these moments was quite important in my development as a student, but it will also certainly be in the future as a teacher. However, it was the stage that played an essential role. In addition, these curricular units allowed to develop capacities in the construction of planning of school activities, as well as all the didactic material necessary for their implementations, leading to an evolution as a student, because All these capacities were being improved with the feedback from teachers and the knowledge they were acquiring throughout the year. Having these practices on my academic path is an asset. They offer me the opportunity to contact a class; Analyze and construct class plans; Learn how to support student learning; That authors should take into account in my practices and how to help transform the "school" into a modern "school". That is, recourse to resources that provide meaningful learning in students, so that they play a much more active role in building their knowledge, since "learning is much more meaningful as new content is Incorporated into the structures of the knowledge of a student and acquires meaning for him from the relationship with his prior knowledge "(Pelizzari, Kriegl, Baron, Finck & Dorocinski, S.D.). This reason, it intends to investigate the research undertaken to explore new approaches and study the influence that information and communication technology (ICT), with the realization of teaching learning activities, may have in the study of the symmetry of elements of nature. The study was carried out in the context of the teaching of the topic of symmetry (symmetry of reflection and rotation symmetry), in a class of the 6th year of schooling in a school in Viseu, during the last semester of the 2nd year of the Master's degree, in the academic year 2016/2017. To this end, tasks were developed with the use of Geogebra2. The investigation was developed according to a descriptive methodology, which integrates in the scope of the qualitative standard. The data collected for analysis were obtained through the students realization of a pre-test, a post-test, the accomplishment of tasks with the use of Geogebra, the interviews to the students, and also through field notes and participant observation. The results obtained with the pre-test and with the post-test show that, initially, the students were limited to geometric figures (in purely mathematical contexts) to identify symmetries in plane figures. However, in the course of this study, it was concluded that the Geogebra resource proved to be efficient in that the students, in performing the tasks, already understood better the concept of symmetry and already identified the symmetries in the figures. It is also concluded that all students revealed a huge involvement in the use of this dynamic geometry environment (AGD) and greater ease in identifying and justifying the symmetries present in the natural elements. In fact, the use of this AGD was fundamental, as it is an interactive and dynamic instrument that allows students to handle and transform geometric elements in a very intuitive way.Gomes, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Denise Pedras2019-12-18T10:38:54Z2019-02-012019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6046TID:202345432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20ZPortal AgregadorONG
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Simetria
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