Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26648 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_fc0acee67fd0f9368ce927f2812603dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26648 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacionalatratividade organizacionalmarca empregadoraemployer brandingaceitação tecnológicaorganizational attractivenessemployer brandemployer brandingtechnology acceptanceMestrado Bolonha em MarketingCom a crescente escassez dos recursos humanos, torna-se essencial desenvolver vantagens competitivas ao nível da marca empregadora. Nesse sentido, as estratégias de employer brand têm ganho uma maior importância. Conceito profundamente relacionado com a marca empregadora é o conceito de atratividade organizacional proposto pelos Berthon et al. (2005). O objetivo principal deste estudo é de analisar o impacto que a adaptação tecnológica dos robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços têm na perceção da atratividade organizacional na ótica dos atuais colaboradores e candidatos a emprego. Esta investigação é de natureza explanatória, monométodo, com questionário online como instrumento de recolha dos dados (n=152). Para a análise do questionário utilizou-se o método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLSSEM). Os resultados evidenciam que existem fatores externos que podem influenciar positivamente a utilidade e facilidade percebida do uso de robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços, e estas influenciam por sua vez a atitude em relação ao uso de robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços. Por sua vez, a atitude em relação ao uso destas novas tecnologias tem um impacto favorável no prestígio e atratividade da organização. Finalmente, o presente estudo confirma que o prestígio e atratividade organizacional influenciam de forma positiva a intenção de trabalhar na organização. Ao nível académico este estudo permite um maior conhecimento do efeito que uma empresa que usa robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços, poderá ter ao nível da sua atratividade, enquanto empresa empregadora, para os atuais e potenciais colaboradores. Desta forma, poderão ser adotadas estratégias diferenciadoras e mais eficazes por parte dos gestores, marketeers e recursos humanos para que consigam atrair e reter os melhores colaboradores na sua organização.With the growing scarcity of human resources, it becomes essential to develop competitive advantage in terms of the employer brand. In this sense, employer brand strategies have gained greater importance. A concept closely related to the employer brand is the concept of organizational attractiveness proposed by Berthon et al. (2005). The main objective of this study is to analyze the impact that technology adaptation of robots, artificial intelligence and automation of services have on the perception of organizational attractiveness from the perspective of current employees and job seekers. This investigation is explanatory, monomethod, with an online questionnaire as a data collection tool (n=152). For the analysis of the questionnaire, the method of modeling structural equations of least squares (PLS-SEM) was used. The results show that there are external factors that can positively influence the usefulness and perceived ease of using robots, artificial intelligence and automation of services, and these in turn influence the attitude towards the use of robots, artificial intelligence and automation of services. In turn, the attitude towards the use of these new technologies has a favorable impact on the prestige and attractiveness of the organization. Finally, the present study confirms that organizational prestige and attractiveness positively influence the intention to work in the organization. At the academic level, this study allows for a better understanding of the effect that a company that uses robots, artificial intelligence and automation of services, can have on its attractiveness, as an employer, for current and potential employees. In this way, differentiating and more effective strategies can be adopted by managers, marketers, and human resources so that they can attract and retain the best employees in their organization.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaBranco, Mariana Tourais2023-07-03T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26648porBranco, Mariana Tourais (2022). “Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-09T01:30:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:15.783465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional |
title |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional |
spellingShingle |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional Branco, Mariana Tourais atratividade organizacional marca empregadora employer branding aceitação tecnológica organizational attractiveness employer brand employer branding technology acceptance |
title_short |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional |
title_full |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional |
title_fullStr |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional |
title_full_unstemmed |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional |
title_sort |
Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional |
author |
Branco, Mariana Tourais |
author_facet |
Branco, Mariana Tourais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Mariana Tourais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atratividade organizacional marca empregadora employer branding aceitação tecnológica organizational attractiveness employer brand employer branding technology acceptance |
topic |
atratividade organizacional marca empregadora employer branding aceitação tecnológica organizational attractiveness employer brand employer branding technology acceptance |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-07-03T00:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26648 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Branco, Mariana Tourais (2022). “Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131199136858112 |