Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Mariana Tourais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26648
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_fc0acee67fd0f9368ce927f2812603dc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacionalatratividade organizacionalmarca empregadoraemployer brandingaceitação tecnológicaorganizational attractivenessemployer brandemployer brandingtechnology acceptanceMestrado Bolonha em MarketingCom a crescente escassez dos recursos humanos, torna-se essencial desenvolver vantagens competitivas ao nível da marca empregadora. Nesse sentido, as estratégias de employer brand têm ganho uma maior importância. Conceito profundamente relacionado com a marca empregadora é o conceito de atratividade organizacional proposto pelos Berthon et al. (2005). O objetivo principal deste estudo é de analisar o impacto que a adaptação tecnológica dos robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços têm na perceção da atratividade organizacional na ótica dos atuais colaboradores e candidatos a emprego. Esta investigação é de natureza explanatória, monométodo, com questionário online como instrumento de recolha dos dados (n=152). Para a análise do questionário utilizou-se o método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLSSEM). Os resultados evidenciam que existem fatores externos que podem influenciar positivamente a utilidade e facilidade percebida do uso de robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços, e estas influenciam por sua vez a atitude em relação ao uso de robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços. Por sua vez, a atitude em relação ao uso destas novas tecnologias tem um impacto favorável no prestígio e atratividade da organização. Finalmente, o presente estudo confirma que o prestígio e atratividade organizacional influenciam de forma positiva a intenção de trabalhar na organização. Ao nível académico este estudo permite um maior conhecimento do efeito que uma empresa que usa robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços, poderá ter ao nível da sua atratividade, enquanto empresa empregadora, para os atuais e potenciais colaboradores. Desta forma, poderão ser adotadas estratégias diferenciadoras e mais eficazes por parte dos gestores, marketeers e recursos humanos para que consigam atrair e reter os melhores colaboradores na sua organização.With the growing scarcity of human resources, it becomes essential to develop competitive advantage in terms of the employer brand. In this sense, employer brand strategies have gained greater importance. A concept closely related to the employer brand is the concept of organizational attractiveness proposed by Berthon et al. (2005). The main objective of this study is to analyze the impact that technology adaptation of robots, artificial intelligence and automation of services have on the perception of organizational attractiveness from the perspective of current employees and job seekers. This investigation is explanatory, monomethod, with an online questionnaire as a data collection tool (n=152). For the analysis of the questionnaire, the method of modeling structural equations of least squares (PLS-SEM) was used. The results show that there are external factors that can positively influence the usefulness and perceived ease of using robots, artificial intelligence and automation of services, and these in turn influence the attitude towards the use of robots, artificial intelligence and automation of services. In turn, the attitude towards the use of these new technologies has a favorable impact on the prestige and attractiveness of the organization. Finally, the present study confirms that organizational prestige and attractiveness positively influence the intention to work in the organization. At the academic level, this study allows for a better understanding of the effect that a company that uses robots, artificial intelligence and automation of services, can have on its attractiveness, as an employer, for current and potential employees. In this way, differentiating and more effective strategies can be adopted by managers, marketers, and human resources so that they can attract and retain the best employees in their organization.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaBranco, Mariana Tourais2023-07-03T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26648porBranco, Mariana Tourais (2022). “Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-09T01:30:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:15.783465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
title Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
spellingShingle Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
Branco, Mariana Tourais
atratividade organizacional
marca empregadora
employer branding
aceitação tecnológica
organizational attractiveness
employer brand
employer branding
technology acceptance
title_short Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
title_full Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
title_fullStr Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
title_full_unstemmed Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
title_sort Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional
author Branco, Mariana Tourais
author_facet Branco, Mariana Tourais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Mariana Tourais
dc.subject.por.fl_str_mv atratividade organizacional
marca empregadora
employer branding
aceitação tecnológica
organizational attractiveness
employer brand
employer branding
technology acceptance
topic atratividade organizacional
marca empregadora
employer branding
aceitação tecnológica
organizational attractiveness
employer brand
employer branding
technology acceptance
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-07-03T00:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26648
url http://hdl.handle.net/10400.5/26648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Branco, Mariana Tourais (2022). “Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131199136858112