Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8035 |
Resumo: | O discurso publicitário é peculiar, tem as funções apelativas e persuasivas da linguagem e objetivos genéricos: chamar a atenção, suscitar interesse, provocar desejo e levar à ação de compra e consumo. Quer se apresente na forma verbal (texto) quer na forma não verbal (imagem), a linguagem da publicidade concilia duas vertentes fundamentais: a estética, porque é essencialmente literária, ficcional, poética, emotiva e sedutora; a retórica, porque é pragmática, eficaz e persuasiva. Estas vertentes devem-se ao recurso a frequentes e diversificadas figuras de retórica, em particular as que estabelecem analogias, pois implicam identidades e estabelecem comparações. É o caso da prosopopeia, figura de retórica frequente e eficaz em publicidade, por ser simples de estabelecer implicações e de as entender e por potenciar o discurso, tornando-o mais vivaz, atrativo, empático e identificando os produtos/marcas e os consumidores. Como a linguagem publicitária se torna estética e retórica com a prosopopeia? Como a prosopopeia estabelece o sentido e orienta o entendimento da significação das mensagens publicitárias? Através de uma abordagem teórico-conceptual, este artigo apresenta um estudo qualitativo centrado na aplicação da prosopopeia como recurso estilístico e retórico no discurso publicitário. Os objetivos são: (a) relacionar as duas vertentes mencionadas (a estética e a retórica) na atratividade das estratégias persuasivas em comunicação publicitária, e (b) justificar a prosopopeia como potência da orto-doxia do discurso literário da publicidade. |
id |
RCAP_fc4ebc944ad0b7f9c7c356225b6ca705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8035 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidadediscurso literáriopersuasãoprosopopeiapublicidaderetóricaliterary discoursepersuasionadvertisingrhetoricO discurso publicitário é peculiar, tem as funções apelativas e persuasivas da linguagem e objetivos genéricos: chamar a atenção, suscitar interesse, provocar desejo e levar à ação de compra e consumo. Quer se apresente na forma verbal (texto) quer na forma não verbal (imagem), a linguagem da publicidade concilia duas vertentes fundamentais: a estética, porque é essencialmente literária, ficcional, poética, emotiva e sedutora; a retórica, porque é pragmática, eficaz e persuasiva. Estas vertentes devem-se ao recurso a frequentes e diversificadas figuras de retórica, em particular as que estabelecem analogias, pois implicam identidades e estabelecem comparações. É o caso da prosopopeia, figura de retórica frequente e eficaz em publicidade, por ser simples de estabelecer implicações e de as entender e por potenciar o discurso, tornando-o mais vivaz, atrativo, empático e identificando os produtos/marcas e os consumidores. Como a linguagem publicitária se torna estética e retórica com a prosopopeia? Como a prosopopeia estabelece o sentido e orienta o entendimento da significação das mensagens publicitárias? Através de uma abordagem teórico-conceptual, este artigo apresenta um estudo qualitativo centrado na aplicação da prosopopeia como recurso estilístico e retórico no discurso publicitário. Os objetivos são: (a) relacionar as duas vertentes mencionadas (a estética e a retórica) na atratividade das estratégias persuasivas em comunicação publicitária, e (b) justificar a prosopopeia como potência da orto-doxia do discurso literário da publicidade.Advertising discourse is peculiar, it has the appealing and persuasive functions of language and has the following general objectives: attract attention, arouse interest, provoke desire and lead to the action of purchase and consumption. Whether it’s in verbal form (text) or non-verbal form (image), the language of advertising combines two fundamental aspects: aesthetics, because it is essentially literary, fictional, poetic, emotive and seductive; rhetorical, because it is pragmatic, effective and persuasive. These aspects are present due to the use of frequent and diverse rhetorical figures, particularly those that establish analogies, as they imply identities and make comparisons. This is the case with prosopopoeia, a frequent and effective rhetorical figure in advertising, because it is simple to establish implications and understand them and because it enhances the discourse, making it more lively, attractive, and empathetic, whilst identifying both products/brands and consumers. How does advertising language become aesthetic and rhetorical with prosopopoeia? How does prosopopoeia establish meaning and guide the understanding of the significance of advertising messages? Using a theoretical-conceptual approach, this article presents a qualitative study centred on the application of prosopopoeia as a stylistic and rhetorical resource in advertising discourse. Its objectives are: (a) to relate the two aspects mentioned (aesthetics and rhetoric) in the lure of persuasive strategies within advertising communication, and (b) to justify prosopopoeia as a power of ortho-doxy in the literary discourse of advertisingRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarroso, Paulo2023-11-15T09:27:35Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8035pore-ISSN 2184-1284https://doi.org/10.21814/vista.5201info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T02:30:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:01.124538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade |
title |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade |
spellingShingle |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade Barroso, Paulo discurso literário persuasão prosopopeia publicidade retórica literary discourse persuasion advertising rhetoric |
title_short |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade |
title_full |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade |
title_fullStr |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade |
title_full_unstemmed |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade |
title_sort |
Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do discurso da publicidade |
author |
Barroso, Paulo |
author_facet |
Barroso, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso literário persuasão prosopopeia publicidade retórica literary discourse persuasion advertising rhetoric |
topic |
discurso literário persuasão prosopopeia publicidade retórica literary discourse persuasion advertising rhetoric |
description |
O discurso publicitário é peculiar, tem as funções apelativas e persuasivas da linguagem e objetivos genéricos: chamar a atenção, suscitar interesse, provocar desejo e levar à ação de compra e consumo. Quer se apresente na forma verbal (texto) quer na forma não verbal (imagem), a linguagem da publicidade concilia duas vertentes fundamentais: a estética, porque é essencialmente literária, ficcional, poética, emotiva e sedutora; a retórica, porque é pragmática, eficaz e persuasiva. Estas vertentes devem-se ao recurso a frequentes e diversificadas figuras de retórica, em particular as que estabelecem analogias, pois implicam identidades e estabelecem comparações. É o caso da prosopopeia, figura de retórica frequente e eficaz em publicidade, por ser simples de estabelecer implicações e de as entender e por potenciar o discurso, tornando-o mais vivaz, atrativo, empático e identificando os produtos/marcas e os consumidores. Como a linguagem publicitária se torna estética e retórica com a prosopopeia? Como a prosopopeia estabelece o sentido e orienta o entendimento da significação das mensagens publicitárias? Através de uma abordagem teórico-conceptual, este artigo apresenta um estudo qualitativo centrado na aplicação da prosopopeia como recurso estilístico e retórico no discurso publicitário. Os objetivos são: (a) relacionar as duas vertentes mencionadas (a estética e a retórica) na atratividade das estratégias persuasivas em comunicação publicitária, e (b) justificar a prosopopeia como potência da orto-doxia do discurso literário da publicidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15T09:27:35Z 2023-11 2023-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8035 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
e-ISSN 2184-1284 https://doi.org/10.21814/vista.5201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135138199633920 |