O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Serrazina, Lurdes, Guerreiro, António, Rocha, Isabel, Portela, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4825
Resumo: Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar.
id RCAP_fd2a4f7f138a7b30d097f0af3900db3b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigaçãoEducação matemáticaFormação de ProfessoresPrograma de Formação Contínua em Matemática de ProfessoresEsta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar.APM2012-02-01T10:56:30Z2012-02-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4825http://hdl.handle.net/10174/4825porSerrazina, L.,Canavarro, A. P.,Guerreiro, A., Rocha, I., Portela, J. (2011). O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital)apc@uevora.ptndndndndActas do Seminário de Investigação em Educação Matemática 2011229Canavarro, Ana PaulaSerrazina, LurdesGuerreiro, AntónioRocha, IsabelPortela, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T03:51:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
title O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
spellingShingle O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
Canavarro, Ana Paula
Educação matemática
Formação de Professores
Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores
title_short O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
title_full O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
title_fullStr O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
title_full_unstemmed O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
title_sort O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
author Canavarro, Ana Paula
author_facet Canavarro, Ana Paula
Serrazina, Lurdes
Guerreiro, António
Rocha, Isabel
Portela, José
author_role author
author2 Serrazina, Lurdes
Guerreiro, António
Rocha, Isabel
Portela, José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Ana Paula
Serrazina, Lurdes
Guerreiro, António
Rocha, Isabel
Portela, José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Formação de Professores
Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores
topic Educação matemática
Formação de Professores
Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores
description Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-01T10:56:30Z
2012-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4825
http://hdl.handle.net/10174/4825
url http://hdl.handle.net/10174/4825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Serrazina, L.,Canavarro, A. P.,Guerreiro, A., Rocha, I., Portela, J. (2011). O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital)
apc@uevora.pt
nd
nd
nd
nd
Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática 2011
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304577511522304