O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4825 |
Resumo: | Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar. |
id |
RCAP_fd2a4f7f138a7b30d097f0af3900db3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4825 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigaçãoEducação matemáticaFormação de ProfessoresPrograma de Formação Contínua em Matemática de ProfessoresEsta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar.APM2012-02-01T10:56:30Z2012-02-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4825http://hdl.handle.net/10174/4825porSerrazina, L.,Canavarro, A. P.,Guerreiro, A., Rocha, I., Portela, J. (2011). O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital)apc@uevora.ptndndndndActas do Seminário de Investigação em Educação Matemática 2011229Canavarro, Ana PaulaSerrazina, LurdesGuerreiro, AntónioRocha, IsabelPortela, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:57.762647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
title |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
spellingShingle |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação Canavarro, Ana Paula Educação matemática Formação de Professores Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores |
title_short |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
title_full |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
title_fullStr |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
title_full_unstemmed |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
title_sort |
O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
author |
Canavarro, Ana Paula |
author_facet |
Canavarro, Ana Paula Serrazina, Lurdes Guerreiro, António Rocha, Isabel Portela, José |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Lurdes Guerreiro, António Rocha, Isabel Portela, José |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canavarro, Ana Paula Serrazina, Lurdes Guerreiro, António Rocha, Isabel Portela, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Formação de Professores Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores |
topic |
Educação matemática Formação de Professores Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores |
description |
Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2012-02-01T10:56:30Z 2012-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4825 http://hdl.handle.net/10174/4825 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Serrazina, L.,Canavarro, A. P.,Guerreiro, A., Rocha, I., Portela, J. (2011). O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital) apc@uevora.pt nd nd nd nd Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática 2011 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM |
publisher.none.fl_str_mv |
APM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136482433171456 |