O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gamboa, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/6688
Resumo: A literatura vocacional sustenta que a experiência de trabalho pode ter impacto no desenvolvimento vocacional dos jovens, embora ainda sejam escassos e pouco conclusivos os estudos empíricos que sustentam as expectativas que decorrem da teoria. A presente investigação, que apresenta um desenho longitudinal (pré e pós estágio), teve como principal objetivo analisar a relação entre as qualidades percebidas do estágio curricular e a Adaptabilidade de Carreira, numa amostra de 60 estudantes do ensino secundário. Os resultados sugerem a relevância da qualidade do estágio ao nível das diferentes dimensões da adaptabilidade da carreira. Por último, são apresentadas as implicações para a intervenção de carreira, bem como as limitações do estudo.
id RCAP_fdf46f589e531ce1f19ee61bb77e2f48
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissionalAdaptabilidade de carreiraQualidade da experiência de estágioEnsino profissionalA literatura vocacional sustenta que a experiência de trabalho pode ter impacto no desenvolvimento vocacional dos jovens, embora ainda sejam escassos e pouco conclusivos os estudos empíricos que sustentam as expectativas que decorrem da teoria. A presente investigação, que apresenta um desenho longitudinal (pré e pós estágio), teve como principal objetivo analisar a relação entre as qualidades percebidas do estágio curricular e a Adaptabilidade de Carreira, numa amostra de 60 estudantes do ensino secundário. Os resultados sugerem a relevância da qualidade do estágio ao nível das diferentes dimensões da adaptabilidade da carreira. Por último, são apresentadas as implicações para a intervenção de carreira, bem como as limitações do estudo.SapientiaSilva, CarlaGamboa, Vitor2015-08-24T15:11:19Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/6688por1679-3390AUT: VGA02008;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:17:51ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
title O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
spellingShingle O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
Silva, Carla
Adaptabilidade de carreira
Qualidade da experiência de estágio
Ensino profissional
title_short O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
title_full O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
title_fullStr O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
title_full_unstemmed O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
title_sort O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
author Silva, Carla
author_facet Silva, Carla
Gamboa, Vitor
author_role author
author2 Gamboa, Vitor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla
Gamboa, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade de carreira
Qualidade da experiência de estágio
Ensino profissional
topic Adaptabilidade de carreira
Qualidade da experiência de estágio
Ensino profissional
description A literatura vocacional sustenta que a experiência de trabalho pode ter impacto no desenvolvimento vocacional dos jovens, embora ainda sejam escassos e pouco conclusivos os estudos empíricos que sustentam as expectativas que decorrem da teoria. A presente investigação, que apresenta um desenho longitudinal (pré e pós estágio), teve como principal objetivo analisar a relação entre as qualidades percebidas do estágio curricular e a Adaptabilidade de Carreira, numa amostra de 60 estudantes do ensino secundário. Os resultados sugerem a relevância da qualidade do estágio ao nível das diferentes dimensões da adaptabilidade da carreira. Por último, são apresentadas as implicações para a intervenção de carreira, bem como as limitações do estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-08-24T15:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/6688
url http://hdl.handle.net/10400.1/6688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1679-3390
AUT: VGA02008;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303893629206528