Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcia Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40350
Resumo: A literatura tem salientado a pertinência de os indivíduos desenvolverem adaptabilidade de carreira, não obstante as competências teóricas e técnicas, no sentido de responderem adequadamente às exigências estabelecidas pelos contextos académicos e de trabalho. O presente estudo pretende analisar o impacto de experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior. Participaram 130 estudantes do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos (M = 25.18). Recolheram-se dados através de um Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Académica e de Experiência de Trabalho e através da Escala de Adaptabilidade de Carreira: Contexto Ensino Superior. Os dados foram analisados com o software Statistical Package for the Social Science, através de análises descritivas, correlacionais e de variância inter-sujeitos. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que as experiências de trabalho possuem impacto na adaptabilidade de carreira total, contudo, os resultados do presente estudo apontam para a ausência de diferenças entre grupos nas dimensões da adaptabilidade de carreira. Salienta-se a necessidade de prosseguir com estudos prospetivos, a partir de outras amostras de estudantes do ensino superior. Reconhece-se ainda a importância de desenvolver intervenções de carreira em contextos de ensino superior.
id RCAP_df6a1b5888c476270802159ce6dad1d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superiorAdaptabilidade de carreiraEnsino superiorExperiências de trabalhoServiço comunitárioVoluntariadoEstágiosCareer adaptabilityHigher educationWork experiencesCommunity serviceVolunteeringInternshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA literatura tem salientado a pertinência de os indivíduos desenvolverem adaptabilidade de carreira, não obstante as competências teóricas e técnicas, no sentido de responderem adequadamente às exigências estabelecidas pelos contextos académicos e de trabalho. O presente estudo pretende analisar o impacto de experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior. Participaram 130 estudantes do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos (M = 25.18). Recolheram-se dados através de um Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Académica e de Experiência de Trabalho e através da Escala de Adaptabilidade de Carreira: Contexto Ensino Superior. Os dados foram analisados com o software Statistical Package for the Social Science, através de análises descritivas, correlacionais e de variância inter-sujeitos. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que as experiências de trabalho possuem impacto na adaptabilidade de carreira total, contudo, os resultados do presente estudo apontam para a ausência de diferenças entre grupos nas dimensões da adaptabilidade de carreira. Salienta-se a necessidade de prosseguir com estudos prospetivos, a partir de outras amostras de estudantes do ensino superior. Reconhece-se ainda a importância de desenvolver intervenções de carreira em contextos de ensino superior.The literature has highlighted the relevance of individuals developing career adaptability, despite theoretical and technical competences, to adequately respond to the demands established by the academic and labor contexts. The present study intends to analyse the impact of work experiences on the career adaptability of higher education students. Participants included 130 higher education students, aged between 18 and 59 years old (M = 25.18). Data were collected through a Sociodemographic, Academic and Work Experience Questionnaire and through the Career Adaptability Scale: Higher Education Context. Data were analysed using the Statistical Package for the Social Science software, through descriptive, correlational, and between-subject variance analyses. Based on the results obtained, work experiences seem to have an impact on career adaptability total, however, the results of the present study point to the absence of differences between groups in the dimensions of career adaptability. The need to continue with prospective studies, based on other samples of higher education students, is highlighted. The importance of developing career interventions in high education settings is also acknowledged.Oliveira, Íris MartinsVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Márcia Filipa Ferreira2023-02-23T11:49:37Z2023-02-102022-102023-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40350TID:203223047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
title Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
spellingShingle Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
Pereira, Márcia Filipa Ferreira
Adaptabilidade de carreira
Ensino superior
Experiências de trabalho
Serviço comunitário
Voluntariado
Estágios
Career adaptability
Higher education
Work experiences
Community service
Volunteering
Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
title_full Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
title_fullStr Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
title_sort Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior
author Pereira, Márcia Filipa Ferreira
author_facet Pereira, Márcia Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Íris Martins
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Márcia Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade de carreira
Ensino superior
Experiências de trabalho
Serviço comunitário
Voluntariado
Estágios
Career adaptability
Higher education
Work experiences
Community service
Volunteering
Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Adaptabilidade de carreira
Ensino superior
Experiências de trabalho
Serviço comunitário
Voluntariado
Estágios
Career adaptability
Higher education
Work experiences
Community service
Volunteering
Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A literatura tem salientado a pertinência de os indivíduos desenvolverem adaptabilidade de carreira, não obstante as competências teóricas e técnicas, no sentido de responderem adequadamente às exigências estabelecidas pelos contextos académicos e de trabalho. O presente estudo pretende analisar o impacto de experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior. Participaram 130 estudantes do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos (M = 25.18). Recolheram-se dados através de um Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Académica e de Experiência de Trabalho e através da Escala de Adaptabilidade de Carreira: Contexto Ensino Superior. Os dados foram analisados com o software Statistical Package for the Social Science, através de análises descritivas, correlacionais e de variância inter-sujeitos. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que as experiências de trabalho possuem impacto na adaptabilidade de carreira total, contudo, os resultados do presente estudo apontam para a ausência de diferenças entre grupos nas dimensões da adaptabilidade de carreira. Salienta-se a necessidade de prosseguir com estudos prospetivos, a partir de outras amostras de estudantes do ensino superior. Reconhece-se ainda a importância de desenvolver intervenções de carreira em contextos de ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2023-02-23T11:49:37Z
2023-02-10
2023-02-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40350
TID:203223047
url http://hdl.handle.net/10400.14/40350
identifier_str_mv TID:203223047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303231954681856