“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/56969
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_ff302cc3f7e3db9566ade79bedbe9c73
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity"Colocar num post-it!": resposta direta de crianças do quarto ano após um vídeo de treino sobre etnia ciganaGypsy ethnicityInclusionInterventionDirect responseEtnia ciganaInclusãoIntervençãoResposta diretaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaDespite all educational and political efforts, Gypsies still suffer from discrimination. Non-attendance of Roma children in school occurs not only because of their own behavior but also because of the exclusion and discrimination perpetrated by their peers and teachers. This study is based on the visualization of a video, in which the idea is to equip children with knowledge about Gypsy ethnicity, as well as to demystify some stereotypes or beliefs that may exist in these students, so that when confronted with a Gypsy peer help them integrate and do not discriminate against it. The objective of this study is to understand the impact of the visualization of a video about the gypsy culture in the students of the 4th year, taking into account their direct answers after the visualization of a video. The present study is part of a broader survey on attitudes towards Gypsy people, with a total of 541 primary school students in grades four and five. In this study 135 students participated, from eight classes of the fourth grade. The results indicate that the direct responses that emerge after viewing the video, in relation to the gypsy ethnicity, are positive, leading to a better understanding of this minority. This indicates that interventions of this type may be the way forward.Apesar de todos os esforços educacionais e políticos, os ciganos ainda sofrem com a discriminação. O não comparecimento das crianças ciganas na escola ocorre não só devido ao seu próprio comportamento, mas também devido à exclusão e discriminação perpetradas pelos seus pares e professores. Este estudo assenta na visualização de um vídeo, em que a ideia passa por equipar as crianças com conhecimentos sobre a etnia cigana, bem como desmistificar alguns estereótipos ou crenças que possam existir nesses alunos, para que quando confrontados com um colega cigano o ajudem a integrar e não o descriminem. O objetivo deste estudo é compreender o impacto da visualização de um vídeo sobre a cultura cigana nos alunos do quarto ano, levando em consideração as respostas diretas após a visualização do vídeo. O presente estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre as atitudes em relação à etnia cigana, com um total de 541 alunos do ensino fundamental do quarto e quinto anos de escolaridade. Neste estudo participaram 135 alunos, de oito turmas do quarto ano de escolaridade. Os resultados indicam que as respostas diretas que emergem após a visualização do vídeo, em relação à etnia cigana, são positivas, levando a uma melhor compreensão desta minoria. Isso indica que intervenções desse tipo podem ser o caminho a seguir.Rosário, PedroMagalhães, PaulaUniversidade do MinhoAmaral, Sandra Patrícia Ferreira do20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/56969eng202013618info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:50ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
"Colocar num post-it!": resposta direta de crianças do quarto ano após um vídeo de treino sobre etnia cigana
title “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
spellingShingle “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do
Gypsy ethnicity
Inclusion
Intervention
Direct response
Etnia cigana
Inclusão
Intervenção
Resposta direta
Ciências Sociais::Psicologia
title_short “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
title_full “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
title_fullStr “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
title_full_unstemmed “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
title_sort “Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
author Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do
author_facet Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Magalhães, Paula
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Gypsy ethnicity
Inclusion
Intervention
Direct response
Etnia cigana
Inclusão
Intervenção
Resposta direta
Ciências Sociais::Psicologia
topic Gypsy ethnicity
Inclusion
Intervention
Direct response
Etnia cigana
Inclusão
Intervenção
Resposta direta
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/56969
url https://hdl.handle.net/1822/56969
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202013618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303645466918912