Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roca, Sandra Cristina Assunção
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7183
Resumo: A atividade docente ao recorrer a diversificadas práticas didáctico-pedagógicas requer, como tal, devida preparação reflexiva, quer quanto à preparação, como a partir dos resultados provenientes da sua utilização. Levadas a cabo por diferentes professores e em contextos variados, a reflexão sobre as mesmas abrirá novas possibilidades de enriquecimento da sua atividade e consequente melhoria dos resultados a atingir com os alunos. Numa sociedade em constante mudança interessa perceber, pois, as práticas pedagógicas e competências dos docentes, tendo em consideração a articulação do conhecimento, experiências educativas e formação com os resultados da pesquisa e do desenvolvimento teórico produzido através da prática reflexiva. Tendo como tema de investigação as práticas reflexivas do professor, orientou-se a investigação subordinada à questão de partida – qual a importância da reflexão na prática pedagógica do professor? - bem como a outras mais específicas, relacionadas com o perfil e funções do professor reflexivo no contexto sala de aula, trabalho desenvolvido, dificuldades enfrentadas e problemática da formação necessária para as ultrapassar. A partir do trabalho empírico, assente em instrumentos de investigação metodológicos de natureza qualitativa e quantitativa, com dados obtidos através de entrevistas e questionário dirigidos a devidas amostras, foi assim possível chegar-se a uma melhor perceção sobre esta problemática, conforme inserto nas conclusões a que se chegou. Os resultados deste estudo evidenciaram, com efeito, o papel e importância do professor reflexivo em acompanhar as mudanças processadas na sociedade em geral e área educativa em particular, com notória relevância para o reconhecimento da importância da reflexão e necessidade de contínua atualização a ser proporcionada por específicas ações desta temática e consequente adaptação das práticas pedagógicas a novas situações.
id RCAP_ff4125d16a843f900bbf43d881a4013a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASPROFESSORESESCOLASPRÁTICAS EDUCATIVASEDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHERSSCHOOLSEDUCATIONAL PRACTICESA atividade docente ao recorrer a diversificadas práticas didáctico-pedagógicas requer, como tal, devida preparação reflexiva, quer quanto à preparação, como a partir dos resultados provenientes da sua utilização. Levadas a cabo por diferentes professores e em contextos variados, a reflexão sobre as mesmas abrirá novas possibilidades de enriquecimento da sua atividade e consequente melhoria dos resultados a atingir com os alunos. Numa sociedade em constante mudança interessa perceber, pois, as práticas pedagógicas e competências dos docentes, tendo em consideração a articulação do conhecimento, experiências educativas e formação com os resultados da pesquisa e do desenvolvimento teórico produzido através da prática reflexiva. Tendo como tema de investigação as práticas reflexivas do professor, orientou-se a investigação subordinada à questão de partida – qual a importância da reflexão na prática pedagógica do professor? - bem como a outras mais específicas, relacionadas com o perfil e funções do professor reflexivo no contexto sala de aula, trabalho desenvolvido, dificuldades enfrentadas e problemática da formação necessária para as ultrapassar. A partir do trabalho empírico, assente em instrumentos de investigação metodológicos de natureza qualitativa e quantitativa, com dados obtidos através de entrevistas e questionário dirigidos a devidas amostras, foi assim possível chegar-se a uma melhor perceção sobre esta problemática, conforme inserto nas conclusões a que se chegou. Os resultados deste estudo evidenciaram, com efeito, o papel e importância do professor reflexivo em acompanhar as mudanças processadas na sociedade em geral e área educativa em particular, com notória relevância para o reconhecimento da importância da reflexão e necessidade de contínua atualização a ser proporcionada por específicas ações desta temática e consequente adaptação das práticas pedagógicas a novas situações.Teaching activity to use diverse teaching and pedagogical practices requires, as such, reflective preparation, as preparation, as from the results obtained from their use. Carried out by different teachers in different contexts, reflection on themselves will open new possibilities of enriching their activity and consequent improvement of the results to be achieved with students. In a society constantly changing interests realize therefore pedagogical practices and skills of teachers, taking into account the articulation of knowledge, educational experiences and training with the results of research and theoretical development produced through reflective practice. With the theme Research the reflective teacher practices, oriented to the subject matter of starting research - what is the importance of reflection in teacher's pedagogic practice? - As well as more specific, related to the profile and functions of the reflective teacher in the context of classroom work, difficulties and problems of training needed to overcome them. From the empirical work, based on methodological research tools for qualitative and quantitative nature, with data obtained through interviews and questionnaire directed to appropriate samples, was it possible to arrive at a better perception on this issue, as the insert in the conclusions was reached. The results of this study showed, in effect, the role and importance of reflective teacher to monitor changes processed in society in general and education in particular area, with striking relevance for the recognition of the importance of reflection and the need for continuous update to be provided by specific actions of this issue and consequent adaptation of teaching practices to new situations.2016-08-25T10:39:17Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7183TID:201279096pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoca, Sandra Cristina Assunçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:27.860931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
title Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
spellingShingle Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
Roca, Sandra Cristina Assunção
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES
ESCOLAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS
SCHOOLS
EDUCATIONAL PRACTICES
title_short Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
title_full Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
title_fullStr Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
title_full_unstemmed Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
title_sort Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade?
author Roca, Sandra Cristina Assunção
author_facet Roca, Sandra Cristina Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roca, Sandra Cristina Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES
ESCOLAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS
SCHOOLS
EDUCATIONAL PRACTICES
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES
ESCOLAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS
SCHOOLS
EDUCATIONAL PRACTICES
description A atividade docente ao recorrer a diversificadas práticas didáctico-pedagógicas requer, como tal, devida preparação reflexiva, quer quanto à preparação, como a partir dos resultados provenientes da sua utilização. Levadas a cabo por diferentes professores e em contextos variados, a reflexão sobre as mesmas abrirá novas possibilidades de enriquecimento da sua atividade e consequente melhoria dos resultados a atingir com os alunos. Numa sociedade em constante mudança interessa perceber, pois, as práticas pedagógicas e competências dos docentes, tendo em consideração a articulação do conhecimento, experiências educativas e formação com os resultados da pesquisa e do desenvolvimento teórico produzido através da prática reflexiva. Tendo como tema de investigação as práticas reflexivas do professor, orientou-se a investigação subordinada à questão de partida – qual a importância da reflexão na prática pedagógica do professor? - bem como a outras mais específicas, relacionadas com o perfil e funções do professor reflexivo no contexto sala de aula, trabalho desenvolvido, dificuldades enfrentadas e problemática da formação necessária para as ultrapassar. A partir do trabalho empírico, assente em instrumentos de investigação metodológicos de natureza qualitativa e quantitativa, com dados obtidos através de entrevistas e questionário dirigidos a devidas amostras, foi assim possível chegar-se a uma melhor perceção sobre esta problemática, conforme inserto nas conclusões a que se chegou. Os resultados deste estudo evidenciaram, com efeito, o papel e importância do professor reflexivo em acompanhar as mudanças processadas na sociedade em geral e área educativa em particular, com notória relevância para o reconhecimento da importância da reflexão e necessidade de contínua atualização a ser proporcionada por específicas ações desta temática e consequente adaptação das práticas pedagógicas a novas situações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-08-25T10:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7183
TID:201279096
url http://hdl.handle.net/10437/7183
identifier_str_mv TID:201279096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272089436160