A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sofia José Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5206
Resumo: Resultante da necessidade de entendimento, supervisão e melhoria da prática educativa na escola atual, iniciámos um estudo científico segundo a metodologia de investigação-ação, que nos permitisse compreender a realidade dos professores e alunos do terceiro ciclo em duas disciplinas diferentes, uma mais teórica e outra mais prática. Orientamos o nosso trabalho pelas seguintes questões de investigação: se as práticas educativas utilizadas por aqueles professores promovem a aprendizagem significativa na sala de aula? Qual o tipo de prática que ainda vigora na escola atual e se esta pressupõe a articulação de todos os intervenientes, assim como, se incorpora a aplicação da teoria e da prática, face aos desafios quotidianos? Para responder às questões de investigação, foram observadas aulas de duas disciplinas distintas: português e educação visual, com recurso ao diário de bordo e registo de imagens. Seguidamente, recolheram-se dados através da aplicação de um questionário junto dos professores que lecionaram as referidas disciplinas. Verificámos que atualmente ainda vigora o método expositivo na sala de aula, embora conjugado com outras estratégias de aprendizagem significativa, mas que os professores não o fazem com o objetivo de haver repercussão por parte dos alunos no seu quotidiano. No entanto, na disciplina de português existe a possibilidade de aplicar a metodologia de projeto em todas as suas fases, se houver supervisão e formação adequada para que os docentes a apliquem conscientemente.
id RCAP_9b1234789d19f1001c49ad6b370b9b0c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de casoEDUCAÇÃOPRÁTICAS EDUCATIVASAPRENDIZAGEMPEDAGOGIAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESLEARNINGPEDAGOGYResultante da necessidade de entendimento, supervisão e melhoria da prática educativa na escola atual, iniciámos um estudo científico segundo a metodologia de investigação-ação, que nos permitisse compreender a realidade dos professores e alunos do terceiro ciclo em duas disciplinas diferentes, uma mais teórica e outra mais prática. Orientamos o nosso trabalho pelas seguintes questões de investigação: se as práticas educativas utilizadas por aqueles professores promovem a aprendizagem significativa na sala de aula? Qual o tipo de prática que ainda vigora na escola atual e se esta pressupõe a articulação de todos os intervenientes, assim como, se incorpora a aplicação da teoria e da prática, face aos desafios quotidianos? Para responder às questões de investigação, foram observadas aulas de duas disciplinas distintas: português e educação visual, com recurso ao diário de bordo e registo de imagens. Seguidamente, recolheram-se dados através da aplicação de um questionário junto dos professores que lecionaram as referidas disciplinas. Verificámos que atualmente ainda vigora o método expositivo na sala de aula, embora conjugado com outras estratégias de aprendizagem significativa, mas que os professores não o fazem com o objetivo de haver repercussão por parte dos alunos no seu quotidiano. No entanto, na disciplina de português existe a possibilidade de aplicar a metodologia de projeto em todas as suas fases, se houver supervisão e formação adequada para que os docentes a apliquem conscientemente.Resulting from the need for understanding, monitoring and improvement of educational practice in the current school, we initiated a scientific study using the methodology of action research, allowing us to understand the reality of teachers and students of the third cycle of basic education, in two dissimilar disciplines, one more theoretical and the other more practical. We guide our work by the following research issues: educational practices used by those teachers promote meaningful learning in the classroom? What type of practice that still exists in current school and if this requires the coordination of all stakeholders, as well as, if the application incorporates theory and practice, daily challenges? To answer the research questions, lessons were observed two distinct disciplines: Portuguese and Visual Education, using the logbook and record images. Subsequently, data collected through the application of a questionnaire among teachers who taught those subjects. We found that currently still the expositive method in the classroom, though in conjunction with other strategies for meaningful learning, but teachers don't do aiming to be rebounding by the students in their daily lives. However, in the discipline of Portuguese exists the possibility of applying the methodology of project in all its phases, if any supervision and adequate training for teachers to apply consciously.2014-07-09T13:42:43Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5206TID:201277573porPereira, Sofia José Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:42.619729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
title A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
spellingShingle A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
Pereira, Sofia José Alves
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS
APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
LEARNING
PEDAGOGY
title_short A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
title_full A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
title_fullStr A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
title_full_unstemmed A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
title_sort A pedagogia do trabalho de projeto na promoção da autonomia e da criatividade : um estudo de caso
author Pereira, Sofia José Alves
author_facet Pereira, Sofia José Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sofia José Alves
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS
APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
LEARNING
PEDAGOGY
topic EDUCAÇÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS
APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
LEARNING
PEDAGOGY
description Resultante da necessidade de entendimento, supervisão e melhoria da prática educativa na escola atual, iniciámos um estudo científico segundo a metodologia de investigação-ação, que nos permitisse compreender a realidade dos professores e alunos do terceiro ciclo em duas disciplinas diferentes, uma mais teórica e outra mais prática. Orientamos o nosso trabalho pelas seguintes questões de investigação: se as práticas educativas utilizadas por aqueles professores promovem a aprendizagem significativa na sala de aula? Qual o tipo de prática que ainda vigora na escola atual e se esta pressupõe a articulação de todos os intervenientes, assim como, se incorpora a aplicação da teoria e da prática, face aos desafios quotidianos? Para responder às questões de investigação, foram observadas aulas de duas disciplinas distintas: português e educação visual, com recurso ao diário de bordo e registo de imagens. Seguidamente, recolheram-se dados através da aplicação de um questionário junto dos professores que lecionaram as referidas disciplinas. Verificámos que atualmente ainda vigora o método expositivo na sala de aula, embora conjugado com outras estratégias de aprendizagem significativa, mas que os professores não o fazem com o objetivo de haver repercussão por parte dos alunos no seu quotidiano. No entanto, na disciplina de português existe a possibilidade de aplicar a metodologia de projeto em todas as suas fases, se houver supervisão e formação adequada para que os docentes a apliquem conscientemente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09T13:42:43Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5206
TID:201277573
url http://hdl.handle.net/10437/5206
identifier_str_mv TID:201277573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213961625600