Práticas de gestão da qualidade, estratégias competitivas e desempenho inovador na indústria de transformação brasileira
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15677 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre orientação estratégica da empresa, práticas de gestão da qualidade e desempenho inovador, no contexto de empresas da indústria de transformação brasileira. A pesquisa é quantitativa, sendo aplicada a estratégia da survey comum a amostra de 65 empresas, com uso de questionário, enviado por e-mail. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de regressão múltipla. Constatou-se que as práticas de TQM Hard são as que exercem maior influência sobre o desempenho inovador, em especial, sobre a inovação por processo. A estratégia de diferenciação tem maior impacto sobre a inovação, do que a estratégia de liderança em custos. Ao mesmo tempo, está mais relacionada com a adoção das práticas de TQM Hard e Soft. Como conclusão, verificou-se que no contexto das empresas investigadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva. |
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Práticas de gestão da qualidade, estratégias competitivas e desempenho inovador na indústria de transformação brasileiraQuality management practices, competitive strategies and innovative performance in the brazilian industry transformationadministração; economia da estratégiaGestão da Qualidade; Estratégia Competitiva; Inovação; Indústria.Quality Management; Competitive Strategy; Innovation; Industry.O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre orientação estratégica da empresa, práticas de gestão da qualidade e desempenho inovador, no contexto de empresas da indústria de transformação brasileira. A pesquisa é quantitativa, sendo aplicada a estratégia da survey comum a amostra de 65 empresas, com uso de questionário, enviado por e-mail. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de regressão múltipla. Constatou-se que as práticas de TQM Hard são as que exercem maior influência sobre o desempenho inovador, em especial, sobre a inovação por processo. A estratégia de diferenciação tem maior impacto sobre a inovação, do que a estratégia de liderança em custos. Ao mesmo tempo, está mais relacionada com a adoção das práticas de TQM Hard e Soft. Como conclusão, verificou-se que no contexto das empresas investigadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva. The aim of this study was to analyze the relationship between strategic orientation of the company, quality management practices and innovative performance in the context of companies in the Brazilian manufacturing industry. The research is quantitative, and was applied to the survey strategy with a sample of 65 companies, with use of a questionnaire, sent by email. Data were analyzed using multiple regression analysis. It was found that the practices of TQM Hard have greater influence on the innovation performance, in particular on innovation by process. The differentiation strategy has the greatest impact on innovation than the strategy of leadership in costs. At the same time, it is more related to the adoption of practices of TQM Hard and Soft. In conclusion, it was found that in the context of the investigated companies, quality management is applied as a differentiation of bases, being treated as a source of competitive advantage.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1567710.5585/ijsm.v16i1.2434Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 1 (2017): January/March; 69-90Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 1 (2017): January/March; 69-902176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15677/7670Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoldan, Vivianne Pereira SalasFerraz, Serafim Firmo de Souza2020-05-19T15:01:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15677Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T15:01:11Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre orientação estratégica da empresa, práticas de gestão da qualidade e desempenho inovador, no contexto de empresas da indústria de transformação brasileira. A pesquisa é quantitativa, sendo aplicada a estratégia da survey comum a amostra de 65 empresas, com uso de questionário, enviado por e-mail. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de regressão múltipla. Constatou-se que as práticas de TQM Hard são as que exercem maior influência sobre o desempenho inovador, em especial, sobre a inovação por processo. A estratégia de diferenciação tem maior impacto sobre a inovação, do que a estratégia de liderança em custos. Ao mesmo tempo, está mais relacionada com a adoção das práticas de TQM Hard e Soft. Como conclusão, verificou-se que no contexto das empresas investigadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva. |
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