Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renzo, Marcelo Luciano Martins Di
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/215
Resumo: O estudo investiga a relação ensino-aprendizagem nas disciplinas que visam à formação do estudante para a prática do jornalismo no rádio, um veículo de comunicação com características peculiares. O objetivo principal é detectar como a organização curricular do ensino superior de radiojornalismo responde aos desafios decorrentes do avanço tecnológico, responsável por mudanças significativas no processo de produção do jornalismo radiofônico, bem como identificar problemas existentes na prática pedagógica e apontar eventuais soluções. Consiste em estudo de caso, informado por análise documental e exame de experiências, cuja discussão se faz à luz de contribuições teóricas em Educação, no campo de Currículo, e em Comunicação, nos campos de Jornalismo e Radiojornalismo. O levantamento histórico do ensino de jornalismo no Brasil abrange desde a implantação da primeira escola, em 1918, até os dias atuais, possibilitando compreender-se como se processou a evolução da formação profissional no Brasil. A pesquisa centraliza-se no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, criado em 1954, o primeiro do Litoral Paulista. A análise de documentos acadêmicos, currículos e planos de ensino permite compreender-se a contínua reorganização curricular do curso de Jornalismo, em geral, e das disciplinas responsáveis pelo ensino de Radiojornalismo, em particular, ao longo destes 50 anos, os condicionantes internos e externos e os respectivos processos de negociação. Possibilita também a identificação das deficiências internas existentes e das perspectivas oferecidas pelo mercado de trabalho, capacitando-se à apresentação de possíveis alterações curriculares. Considerando-se que os cursos de Jornalismo atravessam momento crítico, influenciado pelas decisões judiciais envolvendo a prática profissional, e buscam novos caminhos por meio de amplas reformas curriculares, este trabalho busca contribuir ao aperfeiçoamento do processo revisional e do ensino de Radiojornalismo, bem como identificar elementos para o ensino do exercício de radiojornalismo em ambientes virtuais, como a Internet.
id SANT_e9347abdbfd5eda5884c44dc59a4565f
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/215
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:78254590834http://lattes.cnpq.br/1330981465925280Renzo, Marcelo Luciano Martins Di2015-02-04T21:22:48Z2006-12-202006-10-06RENZO, Marcelo Luciano Martins Di. Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.https://tede.unisantos.br/handle/tede/215O estudo investiga a relação ensino-aprendizagem nas disciplinas que visam à formação do estudante para a prática do jornalismo no rádio, um veículo de comunicação com características peculiares. O objetivo principal é detectar como a organização curricular do ensino superior de radiojornalismo responde aos desafios decorrentes do avanço tecnológico, responsável por mudanças significativas no processo de produção do jornalismo radiofônico, bem como identificar problemas existentes na prática pedagógica e apontar eventuais soluções. Consiste em estudo de caso, informado por análise documental e exame de experiências, cuja discussão se faz à luz de contribuições teóricas em Educação, no campo de Currículo, e em Comunicação, nos campos de Jornalismo e Radiojornalismo. O levantamento histórico do ensino de jornalismo no Brasil abrange desde a implantação da primeira escola, em 1918, até os dias atuais, possibilitando compreender-se como se processou a evolução da formação profissional no Brasil. A pesquisa centraliza-se no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, criado em 1954, o primeiro do Litoral Paulista. A análise de documentos acadêmicos, currículos e planos de ensino permite compreender-se a contínua reorganização curricular do curso de Jornalismo, em geral, e das disciplinas responsáveis pelo ensino de Radiojornalismo, em particular, ao longo destes 50 anos, os condicionantes internos e externos e os respectivos processos de negociação. Possibilita também a identificação das deficiências internas existentes e das perspectivas oferecidas pelo mercado de trabalho, capacitando-se à apresentação de possíveis alterações curriculares. Considerando-se que os cursos de Jornalismo atravessam momento crítico, influenciado pelas decisões judiciais envolvendo a prática profissional, e buscam novos caminhos por meio de amplas reformas curriculares, este trabalho busca contribuir ao aperfeiçoamento do processo revisional e do ensino de Radiojornalismo, bem como identificar elementos para o ensino do exercício de radiojornalismo em ambientes virtuais, como a Internet.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãocurrículo de radiojornalismoensino de radiojornalismoradiojornalismowebrádioInternetCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILmarcelo Di Renzo.pdf.jpgmarcelo Di Renzo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1384https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/3/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.jpgf72adb741951541a8a2f78626f1018d7MD53ORIGINALmarcelo Di Renzo.pdfapplication/pdf1105031https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/1/marcelo%20Di%20Renzo.pdfd0a808dd6f1a7ee003882420a0f0a797MD51TEXTmarcelo Di Renzo.pdf.txtmarcelo Di Renzo.pdf.txtExtracted texttext/plain351481https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/2/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.txt5f7097d4ee96c5a52ace6170955b709aMD52tede/2152021-10-04 18:28:57.0oai:tede.unisantos.br:tede/215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
title Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
spellingShingle Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
Renzo, Marcelo Luciano Martins Di
currículo de radiojornalismo
ensino de radiojornalismo
radiojornalismo
webrádio
Internet
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
title_full Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
title_fullStr Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
title_full_unstemmed Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
title_sort Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
author Renzo, Marcelo Luciano Martins Di
author_facet Renzo, Marcelo Luciano Martins Di
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saviani, Nereide
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37785664820
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1203911603561619
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:78254590834
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1330981465925280
dc.contributor.author.fl_str_mv Renzo, Marcelo Luciano Martins Di
contributor_str_mv Saviani, Nereide
dc.subject.por.fl_str_mv currículo de radiojornalismo
ensino de radiojornalismo
radiojornalismo
webrádio
Internet
topic currículo de radiojornalismo
ensino de radiojornalismo
radiojornalismo
webrádio
Internet
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo investiga a relação ensino-aprendizagem nas disciplinas que visam à formação do estudante para a prática do jornalismo no rádio, um veículo de comunicação com características peculiares. O objetivo principal é detectar como a organização curricular do ensino superior de radiojornalismo responde aos desafios decorrentes do avanço tecnológico, responsável por mudanças significativas no processo de produção do jornalismo radiofônico, bem como identificar problemas existentes na prática pedagógica e apontar eventuais soluções. Consiste em estudo de caso, informado por análise documental e exame de experiências, cuja discussão se faz à luz de contribuições teóricas em Educação, no campo de Currículo, e em Comunicação, nos campos de Jornalismo e Radiojornalismo. O levantamento histórico do ensino de jornalismo no Brasil abrange desde a implantação da primeira escola, em 1918, até os dias atuais, possibilitando compreender-se como se processou a evolução da formação profissional no Brasil. A pesquisa centraliza-se no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, criado em 1954, o primeiro do Litoral Paulista. A análise de documentos acadêmicos, currículos e planos de ensino permite compreender-se a contínua reorganização curricular do curso de Jornalismo, em geral, e das disciplinas responsáveis pelo ensino de Radiojornalismo, em particular, ao longo destes 50 anos, os condicionantes internos e externos e os respectivos processos de negociação. Possibilita também a identificação das deficiências internas existentes e das perspectivas oferecidas pelo mercado de trabalho, capacitando-se à apresentação de possíveis alterações curriculares. Considerando-se que os cursos de Jornalismo atravessam momento crítico, influenciado pelas decisões judiciais envolvendo a prática profissional, e buscam novos caminhos por meio de amplas reformas curriculares, este trabalho busca contribuir ao aperfeiçoamento do processo revisional e do ensino de Radiojornalismo, bem como identificar elementos para o ensino do exercício de radiojornalismo em ambientes virtuais, como a Internet.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RENZO, Marcelo Luciano Martins Di. Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/215
identifier_str_mv RENZO, Marcelo Luciano Martins Di. Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/3/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/1/marcelo%20Di%20Renzo.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/2/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f72adb741951541a8a2f78626f1018d7
d0a808dd6f1a7ee003882420a0f0a797
5f7097d4ee96c5a52ace6170955b709a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310736783900672