Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/215 |
Resumo: | O estudo investiga a relação ensino-aprendizagem nas disciplinas que visam à formação do estudante para a prática do jornalismo no rádio, um veículo de comunicação com características peculiares. O objetivo principal é detectar como a organização curricular do ensino superior de radiojornalismo responde aos desafios decorrentes do avanço tecnológico, responsável por mudanças significativas no processo de produção do jornalismo radiofônico, bem como identificar problemas existentes na prática pedagógica e apontar eventuais soluções. Consiste em estudo de caso, informado por análise documental e exame de experiências, cuja discussão se faz à luz de contribuições teóricas em Educação, no campo de Currículo, e em Comunicação, nos campos de Jornalismo e Radiojornalismo. O levantamento histórico do ensino de jornalismo no Brasil abrange desde a implantação da primeira escola, em 1918, até os dias atuais, possibilitando compreender-se como se processou a evolução da formação profissional no Brasil. A pesquisa centraliza-se no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, criado em 1954, o primeiro do Litoral Paulista. A análise de documentos acadêmicos, currículos e planos de ensino permite compreender-se a contínua reorganização curricular do curso de Jornalismo, em geral, e das disciplinas responsáveis pelo ensino de Radiojornalismo, em particular, ao longo destes 50 anos, os condicionantes internos e externos e os respectivos processos de negociação. Possibilita também a identificação das deficiências internas existentes e das perspectivas oferecidas pelo mercado de trabalho, capacitando-se à apresentação de possíveis alterações curriculares. Considerando-se que os cursos de Jornalismo atravessam momento crítico, influenciado pelas decisões judiciais envolvendo a prática profissional, e buscam novos caminhos por meio de amplas reformas curriculares, este trabalho busca contribuir ao aperfeiçoamento do processo revisional e do ensino de Radiojornalismo, bem como identificar elementos para o ensino do exercício de radiojornalismo em ambientes virtuais, como a Internet. |
id |
SANT_e9347abdbfd5eda5884c44dc59a4565f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/215 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:78254590834http://lattes.cnpq.br/1330981465925280Renzo, Marcelo Luciano Martins Di2015-02-04T21:22:48Z2006-12-202006-10-06RENZO, Marcelo Luciano Martins Di. Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.https://tede.unisantos.br/handle/tede/215O estudo investiga a relação ensino-aprendizagem nas disciplinas que visam à formação do estudante para a prática do jornalismo no rádio, um veículo de comunicação com características peculiares. O objetivo principal é detectar como a organização curricular do ensino superior de radiojornalismo responde aos desafios decorrentes do avanço tecnológico, responsável por mudanças significativas no processo de produção do jornalismo radiofônico, bem como identificar problemas existentes na prática pedagógica e apontar eventuais soluções. Consiste em estudo de caso, informado por análise documental e exame de experiências, cuja discussão se faz à luz de contribuições teóricas em Educação, no campo de Currículo, e em Comunicação, nos campos de Jornalismo e Radiojornalismo. O levantamento histórico do ensino de jornalismo no Brasil abrange desde a implantação da primeira escola, em 1918, até os dias atuais, possibilitando compreender-se como se processou a evolução da formação profissional no Brasil. A pesquisa centraliza-se no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, criado em 1954, o primeiro do Litoral Paulista. A análise de documentos acadêmicos, currículos e planos de ensino permite compreender-se a contínua reorganização curricular do curso de Jornalismo, em geral, e das disciplinas responsáveis pelo ensino de Radiojornalismo, em particular, ao longo destes 50 anos, os condicionantes internos e externos e os respectivos processos de negociação. Possibilita também a identificação das deficiências internas existentes e das perspectivas oferecidas pelo mercado de trabalho, capacitando-se à apresentação de possíveis alterações curriculares. Considerando-se que os cursos de Jornalismo atravessam momento crítico, influenciado pelas decisões judiciais envolvendo a prática profissional, e buscam novos caminhos por meio de amplas reformas curriculares, este trabalho busca contribuir ao aperfeiçoamento do processo revisional e do ensino de Radiojornalismo, bem como identificar elementos para o ensino do exercício de radiojornalismo em ambientes virtuais, como a Internet.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãocurrículo de radiojornalismoensino de radiojornalismoradiojornalismowebrádioInternetCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILmarcelo Di Renzo.pdf.jpgmarcelo Di Renzo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1384https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/3/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.jpgf72adb741951541a8a2f78626f1018d7MD53ORIGINALmarcelo Di Renzo.pdfapplication/pdf1105031https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/1/marcelo%20Di%20Renzo.pdfd0a808dd6f1a7ee003882420a0f0a797MD51TEXTmarcelo Di Renzo.pdf.txtmarcelo Di Renzo.pdf.txtExtracted texttext/plain351481https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/2/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.txt5f7097d4ee96c5a52ace6170955b709aMD52tede/2152021-10-04 18:28:57.0oai:tede.unisantos.br:tede/215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos |
title |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos |
spellingShingle |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos Renzo, Marcelo Luciano Martins Di currículo de radiojornalismo ensino de radiojornalismo radiojornalismo webrádio Internet CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos |
title_full |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos |
title_fullStr |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos |
title_full_unstemmed |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos |
title_sort |
Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos |
author |
Renzo, Marcelo Luciano Martins Di |
author_facet |
Renzo, Marcelo Luciano Martins Di |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37785664820 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:78254590834 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1330981465925280 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renzo, Marcelo Luciano Martins Di |
contributor_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo de radiojornalismo ensino de radiojornalismo radiojornalismo webrádio Internet |
topic |
currículo de radiojornalismo ensino de radiojornalismo radiojornalismo webrádio Internet CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O estudo investiga a relação ensino-aprendizagem nas disciplinas que visam à formação do estudante para a prática do jornalismo no rádio, um veículo de comunicação com características peculiares. O objetivo principal é detectar como a organização curricular do ensino superior de radiojornalismo responde aos desafios decorrentes do avanço tecnológico, responsável por mudanças significativas no processo de produção do jornalismo radiofônico, bem como identificar problemas existentes na prática pedagógica e apontar eventuais soluções. Consiste em estudo de caso, informado por análise documental e exame de experiências, cuja discussão se faz à luz de contribuições teóricas em Educação, no campo de Currículo, e em Comunicação, nos campos de Jornalismo e Radiojornalismo. O levantamento histórico do ensino de jornalismo no Brasil abrange desde a implantação da primeira escola, em 1918, até os dias atuais, possibilitando compreender-se como se processou a evolução da formação profissional no Brasil. A pesquisa centraliza-se no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, criado em 1954, o primeiro do Litoral Paulista. A análise de documentos acadêmicos, currículos e planos de ensino permite compreender-se a contínua reorganização curricular do curso de Jornalismo, em geral, e das disciplinas responsáveis pelo ensino de Radiojornalismo, em particular, ao longo destes 50 anos, os condicionantes internos e externos e os respectivos processos de negociação. Possibilita também a identificação das deficiências internas existentes e das perspectivas oferecidas pelo mercado de trabalho, capacitando-se à apresentação de possíveis alterações curriculares. Considerando-se que os cursos de Jornalismo atravessam momento crítico, influenciado pelas decisões judiciais envolvendo a prática profissional, e buscam novos caminhos por meio de amplas reformas curriculares, este trabalho busca contribuir ao aperfeiçoamento do processo revisional e do ensino de Radiojornalismo, bem como identificar elementos para o ensino do exercício de radiojornalismo em ambientes virtuais, como a Internet. |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-12-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-10-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RENZO, Marcelo Luciano Martins Di. Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/215 |
identifier_str_mv |
RENZO, Marcelo Luciano Martins Di. Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/3/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/1/marcelo%20Di%20Renzo.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/215/2/marcelo%20Di%20Renzo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f72adb741951541a8a2f78626f1018d7 d0a808dd6f1a7ee003882420a0f0a797 5f7097d4ee96c5a52ace6170955b709a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1797310736783900672 |