Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costabeber,Ijoni
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida,Gustavo Moura de, Becker,Mônica, Silveira,Aron Ferreira da, Martini,Dorival Terra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000600007
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O plexo braquial corresponde a uma importante rede de nervos comumente abordada em bloqueios nervosos prévios a procedimentos cirúrgicos, de modo que seu conhecimento anatômico é condição indispensável a que esses procedimentos se desenvolvam de forma salutar. Desse modo, o presente estudo objetiva analisar a morfologia dos fascículos do plexo braquial, com especial ênfase às suas relações topográficas. MÉTODO: O trabalho foi realizado por meio de dissecção das regiões cervical, axilar e braquial de um cadáver humano, fixado em formol a 10%, proveniente do Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Santa Maria. Obteve-se acesso aos fascículos mediante o rebatimento dos músculos peitoral maior e peitoral menor, secção clavicular e extração de parte do músculo subclávio. RESULTADOS: Os fascículos originavam-se das divisões anteriores e posteriores dos troncos (superior, médio e inferior) do plexo braquial. Assim, o fascículo lateral tinha origem das divisões anteriores do tronco superior e do tronco médio, o posterior das divisões posteriores dos troncos e o fascículo medial consistia na continuação da divisão anterior do tronco inferior. Os fascículos relacionavam-se com a artéria axilar e situavam-se posteriormente ao músculo peitoral menor, próximo à sua inserção ao processo coracoide. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram-se em consonância com as descrições anatômicas de autores clássicos. Este estudo permitiu analisar a morfologia dos fascículos do plexo braquial, evidenciando suas principais relações topográficas.
id SBA-1_bcc436e9eb2f1108c1734ced9756420d
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942010000600007
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológicoANATOMIA/plexo braquialJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O plexo braquial corresponde a uma importante rede de nervos comumente abordada em bloqueios nervosos prévios a procedimentos cirúrgicos, de modo que seu conhecimento anatômico é condição indispensável a que esses procedimentos se desenvolvam de forma salutar. Desse modo, o presente estudo objetiva analisar a morfologia dos fascículos do plexo braquial, com especial ênfase às suas relações topográficas. MÉTODO: O trabalho foi realizado por meio de dissecção das regiões cervical, axilar e braquial de um cadáver humano, fixado em formol a 10%, proveniente do Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Santa Maria. Obteve-se acesso aos fascículos mediante o rebatimento dos músculos peitoral maior e peitoral menor, secção clavicular e extração de parte do músculo subclávio. RESULTADOS: Os fascículos originavam-se das divisões anteriores e posteriores dos troncos (superior, médio e inferior) do plexo braquial. Assim, o fascículo lateral tinha origem das divisões anteriores do tronco superior e do tronco médio, o posterior das divisões posteriores dos troncos e o fascículo medial consistia na continuação da divisão anterior do tronco inferior. Os fascículos relacionavam-se com a artéria axilar e situavam-se posteriormente ao músculo peitoral menor, próximo à sua inserção ao processo coracoide. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram-se em consonância com as descrições anatômicas de autores clássicos. Este estudo permitiu analisar a morfologia dos fascículos do plexo braquial, evidenciando suas principais relações topográficas.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000600007Revista Brasileira de Anestesiologia v.60 n.6 2010reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942010000600007info:eu-repo/semantics/openAccessCostabeber,IjoniAlmeida,Gustavo Moura deBecker,MônicaSilveira,Aron Ferreira daMartini,Dorival Terrapor2011-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942010000600007Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2011-01-26T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
title Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
spellingShingle Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
Costabeber,Ijoni
ANATOMIA/plexo braquial
title_short Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
title_full Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
title_fullStr Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
title_full_unstemmed Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
title_sort Fascículos do plexo braquial: um estudo morfológico
author Costabeber,Ijoni
author_facet Costabeber,Ijoni
Almeida,Gustavo Moura de
Becker,Mônica
Silveira,Aron Ferreira da
Martini,Dorival Terra
author_role author
author2 Almeida,Gustavo Moura de
Becker,Mônica
Silveira,Aron Ferreira da
Martini,Dorival Terra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costabeber,Ijoni
Almeida,Gustavo Moura de
Becker,Mônica
Silveira,Aron Ferreira da
Martini,Dorival Terra
dc.subject.por.fl_str_mv ANATOMIA/plexo braquial
topic ANATOMIA/plexo braquial
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O plexo braquial corresponde a uma importante rede de nervos comumente abordada em bloqueios nervosos prévios a procedimentos cirúrgicos, de modo que seu conhecimento anatômico é condição indispensável a que esses procedimentos se desenvolvam de forma salutar. Desse modo, o presente estudo objetiva analisar a morfologia dos fascículos do plexo braquial, com especial ênfase às suas relações topográficas. MÉTODO: O trabalho foi realizado por meio de dissecção das regiões cervical, axilar e braquial de um cadáver humano, fixado em formol a 10%, proveniente do Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Santa Maria. Obteve-se acesso aos fascículos mediante o rebatimento dos músculos peitoral maior e peitoral menor, secção clavicular e extração de parte do músculo subclávio. RESULTADOS: Os fascículos originavam-se das divisões anteriores e posteriores dos troncos (superior, médio e inferior) do plexo braquial. Assim, o fascículo lateral tinha origem das divisões anteriores do tronco superior e do tronco médio, o posterior das divisões posteriores dos troncos e o fascículo medial consistia na continuação da divisão anterior do tronco inferior. Os fascículos relacionavam-se com a artéria axilar e situavam-se posteriormente ao músculo peitoral menor, próximo à sua inserção ao processo coracoide. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram-se em consonância com as descrições anatômicas de autores clássicos. Este estudo permitiu analisar a morfologia dos fascículos do plexo braquial, evidenciando suas principais relações topográficas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000600007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000600007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942010000600007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.60 n.6 2010
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126626865348608