Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bo,Carolina Rodrigues Dal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paula,Vitória Penido de, Strazzi,Anna Paula Weinhardt Baptista, Wolosker,Nelson, Aloia,Thiago Pinheiro Arrais, Mazzeo,Angela, Kaufmann,Oskar Grau
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Vascular Brasileiro (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492021000100322
Resumo: Resumo Contexto Estudos demonstraram, por análise histológica e Dopplerfluxométrica, a interferência da isquemia renal unilateral, realizada em algumas cirurgias, sobre o rim contralateral, identificando o fenômeno de kidney-kidney crosstalk. Objetivos Identificar o efeito da isquemia de duas estratégias de oclusão da vasculatura renal esquerda sobre o rim contralateral através do volume de células renais positivas para Caspase 3. Métodos Suínos foram divididos em 2 grupos: A (n = 8), artéria renal esquerda clampeada, e AV (n = 8), artéria e veia renais esquerdas clampeadas. Foi realizado o estudo imuno-histoquímico (anti-Caspase 3), com o material de biópsias coletadas do rim isquêmico e contralateral em 0, 30, 60 e 90 minutos de isquemia, e análise morfométrica, sendo que a média representou o volume de área de Caspase 3 positiva (%). Resultados A análise morfométrica do rim contralateral nos tempos 30, 60 e 90 minutos de isquemia mostrou que a média da área marcada por Caspase 3 foi estatisticamente superior à média do rim isquêmico nos dois grupos: artéria renal clampeada (A) e artéria e veia renais clampeadas (AV). Comparando o rim isquêmico e contralateral nos dois tipos de clampeamento, não houve diferença estatisticamente significante da área marcada por Caspase 3. Conclusões No modelo experimental de isquemia renal unilateral, o rim não isquêmico apresentou dano celular, demonstrado pela expressão da Caspase 3 de forma aguda em decorrência da isquemia contralateral. O tipo de clampeamento do hilo não parece ter influência sobre o volume de área marcada por Caspase 3.
id SBACV-1_7af9e03f883d55e69c03bea28cd84496
oai_identifier_str oai:scielo:S1677-54492021000100322
network_acronym_str SBACV-1
network_name_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3apoptoserimisquemiaimuno-histoquímicaCaspase 3Resumo Contexto Estudos demonstraram, por análise histológica e Dopplerfluxométrica, a interferência da isquemia renal unilateral, realizada em algumas cirurgias, sobre o rim contralateral, identificando o fenômeno de kidney-kidney crosstalk. Objetivos Identificar o efeito da isquemia de duas estratégias de oclusão da vasculatura renal esquerda sobre o rim contralateral através do volume de células renais positivas para Caspase 3. Métodos Suínos foram divididos em 2 grupos: A (n = 8), artéria renal esquerda clampeada, e AV (n = 8), artéria e veia renais esquerdas clampeadas. Foi realizado o estudo imuno-histoquímico (anti-Caspase 3), com o material de biópsias coletadas do rim isquêmico e contralateral em 0, 30, 60 e 90 minutos de isquemia, e análise morfométrica, sendo que a média representou o volume de área de Caspase 3 positiva (%). Resultados A análise morfométrica do rim contralateral nos tempos 30, 60 e 90 minutos de isquemia mostrou que a média da área marcada por Caspase 3 foi estatisticamente superior à média do rim isquêmico nos dois grupos: artéria renal clampeada (A) e artéria e veia renais clampeadas (AV). Comparando o rim isquêmico e contralateral nos dois tipos de clampeamento, não houve diferença estatisticamente significante da área marcada por Caspase 3. Conclusões No modelo experimental de isquemia renal unilateral, o rim não isquêmico apresentou dano celular, demonstrado pela expressão da Caspase 3 de forma aguda em decorrência da isquemia contralateral. O tipo de clampeamento do hilo não parece ter influência sobre o volume de área marcada por Caspase 3.Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492021000100322Jornal Vascular Brasileiro v.20 2021reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)instacron:SBACV10.1590/1677-5449.210040info:eu-repo/semantics/openAccessBo,Carolina Rodrigues DalPaula,Vitória Penido deStrazzi,Anna Paula Weinhardt BaptistaWolosker,NelsonAloia,Thiago Pinheiro ArraisMazzeo,AngelaKaufmann,Oskar Graupor2021-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1677-54492021000100322Revistahttp://www.scielo.br/jvbhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretaria@sbacv.org.br1677-73011677-5449opendoar:2021-07-08T00:00Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
title Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
spellingShingle Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
Bo,Carolina Rodrigues Dal
apoptose
rim
isquemia
imuno-histoquímica
Caspase 3
title_short Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
title_full Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
title_fullStr Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
title_full_unstemmed Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
title_sort Efeito da isquemia renal unilateral no rim contralateral avaliada pela expressão de Caspase 3
author Bo,Carolina Rodrigues Dal
author_facet Bo,Carolina Rodrigues Dal
Paula,Vitória Penido de
Strazzi,Anna Paula Weinhardt Baptista
Wolosker,Nelson
Aloia,Thiago Pinheiro Arrais
Mazzeo,Angela
Kaufmann,Oskar Grau
author_role author
author2 Paula,Vitória Penido de
Strazzi,Anna Paula Weinhardt Baptista
Wolosker,Nelson
Aloia,Thiago Pinheiro Arrais
Mazzeo,Angela
Kaufmann,Oskar Grau
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bo,Carolina Rodrigues Dal
Paula,Vitória Penido de
Strazzi,Anna Paula Weinhardt Baptista
Wolosker,Nelson
Aloia,Thiago Pinheiro Arrais
Mazzeo,Angela
Kaufmann,Oskar Grau
dc.subject.por.fl_str_mv apoptose
rim
isquemia
imuno-histoquímica
Caspase 3
topic apoptose
rim
isquemia
imuno-histoquímica
Caspase 3
description Resumo Contexto Estudos demonstraram, por análise histológica e Dopplerfluxométrica, a interferência da isquemia renal unilateral, realizada em algumas cirurgias, sobre o rim contralateral, identificando o fenômeno de kidney-kidney crosstalk. Objetivos Identificar o efeito da isquemia de duas estratégias de oclusão da vasculatura renal esquerda sobre o rim contralateral através do volume de células renais positivas para Caspase 3. Métodos Suínos foram divididos em 2 grupos: A (n = 8), artéria renal esquerda clampeada, e AV (n = 8), artéria e veia renais esquerdas clampeadas. Foi realizado o estudo imuno-histoquímico (anti-Caspase 3), com o material de biópsias coletadas do rim isquêmico e contralateral em 0, 30, 60 e 90 minutos de isquemia, e análise morfométrica, sendo que a média representou o volume de área de Caspase 3 positiva (%). Resultados A análise morfométrica do rim contralateral nos tempos 30, 60 e 90 minutos de isquemia mostrou que a média da área marcada por Caspase 3 foi estatisticamente superior à média do rim isquêmico nos dois grupos: artéria renal clampeada (A) e artéria e veia renais clampeadas (AV). Comparando o rim isquêmico e contralateral nos dois tipos de clampeamento, não houve diferença estatisticamente significante da área marcada por Caspase 3. Conclusões No modelo experimental de isquemia renal unilateral, o rim não isquêmico apresentou dano celular, demonstrado pela expressão da Caspase 3 de forma aguda em decorrência da isquemia contralateral. O tipo de clampeamento do hilo não parece ter influência sobre o volume de área marcada por Caspase 3.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492021000100322
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492021000100322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1677-5449.210040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro v.20 2021
reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron:SBACV
instname_str Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron_str SBACV
institution SBACV
reponame_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
collection Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
repository.mail.fl_str_mv ||secretaria@sbacv.org.br
_version_ 1752126648880201728