Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formiga,Anete Teixeira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves,Samuel José de Melo Reis, Soares,Geraldo Luiz Gonçalves, Isaias,Rosy Mary dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100012
Resumo: Alterações morfológicas detectadas em diversas espécies vegetais em função da indução de galhas são comumente acompanhadas de mudanças químicas importantes para o estabelecimento e manutenção do sistema galhador-planta hospedeira. O estudo da variação do teor de fenóis totais e sua relação com o desenvolvimento das galhas no sistema Aspidosperma spruceanum-Cecidomyiidae foi realizado ao longo de um ano, no qual foram detectados pelo menos dois ciclos de vida dos insetos indutores. O nível de infestação foliar foi alto, atingindo 87%, e os Cecidomyiidae tiveram a região internervural como sítio preferencial de oviposição. A variação sazonal no conteúdo de fenóis totais nas amostras de folhas sadias e galhadas foi primariamente relacionada às condições abióticas e muito embora este teor tenha atingido o máximo de 10 mg EAT g-1, indicando um ambiente químico celular não favorável à indução e a sua sobrevivência, o indutor de A. spruceanum supera esta barreira química, podendo ainda ser favorecido pela proteção contra inimigos naturais propiciada pelos fenólicos.
id SBB-1_7bc91e917751d92d21f334641a903099
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062009000100012
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)AspidospermaCecidomyiidaegalhasinterações inseto-plantamorfometriaAlterações morfológicas detectadas em diversas espécies vegetais em função da indução de galhas são comumente acompanhadas de mudanças químicas importantes para o estabelecimento e manutenção do sistema galhador-planta hospedeira. O estudo da variação do teor de fenóis totais e sua relação com o desenvolvimento das galhas no sistema Aspidosperma spruceanum-Cecidomyiidae foi realizado ao longo de um ano, no qual foram detectados pelo menos dois ciclos de vida dos insetos indutores. O nível de infestação foliar foi alto, atingindo 87%, e os Cecidomyiidae tiveram a região internervural como sítio preferencial de oviposição. A variação sazonal no conteúdo de fenóis totais nas amostras de folhas sadias e galhadas foi primariamente relacionada às condições abióticas e muito embora este teor tenha atingido o máximo de 10 mg EAT g-1, indicando um ambiente químico celular não favorável à indução e a sua sobrevivência, o indutor de A. spruceanum supera esta barreira química, podendo ainda ser favorecido pela proteção contra inimigos naturais propiciada pelos fenólicos.Sociedade Botânica do Brasil2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100012Acta Botanica Brasilica v.23 n.1 2009reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062009000100012info:eu-repo/semantics/openAccessFormiga,Anete TeixeiraGonçalves,Samuel José de Melo ReisSoares,Geraldo Luiz GonçalvesIsaias,Rosy Mary dos Santospor2009-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062009000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2009-10-09T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
title Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
spellingShingle Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
Formiga,Anete Teixeira
Aspidosperma
Cecidomyiidae
galhas
interações inseto-planta
morfometria
title_short Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
title_full Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
title_fullStr Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
title_full_unstemmed Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
title_sort Relações entre o teor de fenóis totais e o ciclo das galhas de Cecidomyiida e em Aspidosperm a spruceanum Müll. Arg. (Apocynaceae)
author Formiga,Anete Teixeira
author_facet Formiga,Anete Teixeira
Gonçalves,Samuel José de Melo Reis
Soares,Geraldo Luiz Gonçalves
Isaias,Rosy Mary dos Santos
author_role author
author2 Gonçalves,Samuel José de Melo Reis
Soares,Geraldo Luiz Gonçalves
Isaias,Rosy Mary dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formiga,Anete Teixeira
Gonçalves,Samuel José de Melo Reis
Soares,Geraldo Luiz Gonçalves
Isaias,Rosy Mary dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aspidosperma
Cecidomyiidae
galhas
interações inseto-planta
morfometria
topic Aspidosperma
Cecidomyiidae
galhas
interações inseto-planta
morfometria
description Alterações morfológicas detectadas em diversas espécies vegetais em função da indução de galhas são comumente acompanhadas de mudanças químicas importantes para o estabelecimento e manutenção do sistema galhador-planta hospedeira. O estudo da variação do teor de fenóis totais e sua relação com o desenvolvimento das galhas no sistema Aspidosperma spruceanum-Cecidomyiidae foi realizado ao longo de um ano, no qual foram detectados pelo menos dois ciclos de vida dos insetos indutores. O nível de infestação foliar foi alto, atingindo 87%, e os Cecidomyiidae tiveram a região internervural como sítio preferencial de oviposição. A variação sazonal no conteúdo de fenóis totais nas amostras de folhas sadias e galhadas foi primariamente relacionada às condições abióticas e muito embora este teor tenha atingido o máximo de 10 mg EAT g-1, indicando um ambiente químico celular não favorável à indução e a sua sobrevivência, o indutor de A. spruceanum supera esta barreira química, podendo ainda ser favorecido pela proteção contra inimigos naturais propiciada pelos fenólicos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062009000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.23 n.1 2009
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126658839576576