CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Bibliographic Details
Main Author: d`Ávila, Paulo Gilberto Simões
Publication Date: 2007
Other Authors: Wannmacher, MSc Clovis Milton Duval
Format: Article
Language: por
Source: Revista de Ensino de Bioquímica
Download full: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30
Summary: A disciplina de Prática de Ensino do Programa de Pós-Graduação em CiênciasBiológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi instituída com oobjetivo principal de propiciar, aos alunos de pós-graduação bolsistas de Demanda Social daCAPES, a oportunidade de realizar o Estágio Obrigatório de Docência em disciplinas degraduação de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório. O objetivo principal deste trabalhoconsistiu na avaliação do impacto do Estágio Docente sobre o ensino de graduação, por meioda análise de 30 projetos propostos e implementados pelos alunos de pós-graduação eentrevista dos professores responsáveis pela disciplina de graduação onde os projetos foramimplementados. Os resultados mostraram que 9 dos 30 projetos foram total ou parcialmenteincorporados às disciplinas de graduação onde foram aplicados, ou a outras disciplinas, sendoque um deles deu origem a uma nova disciplina. A maioria dos projetos centrou-se em novasabordagens experimentais, levando aos alunos de graduação a experiência obtida pelos pósgraduandosem suas pesquisas. Os resultados indicam que o estágio de docência, quandoexercido de forma criativa, além de auxiliar na formação do futuro docente, pode contribuirsignificativamente para a melhoria do ensino de graduação.
id SBBQM-1_f27a8d5396bd78f8dd9bf187e6248dc7
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/30
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃOA disciplina de Prática de Ensino do Programa de Pós-Graduação em CiênciasBiológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi instituída com oobjetivo principal de propiciar, aos alunos de pós-graduação bolsistas de Demanda Social daCAPES, a oportunidade de realizar o Estágio Obrigatório de Docência em disciplinas degraduação de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório. O objetivo principal deste trabalhoconsistiu na avaliação do impacto do Estágio Docente sobre o ensino de graduação, por meioda análise de 30 projetos propostos e implementados pelos alunos de pós-graduação eentrevista dos professores responsáveis pela disciplina de graduação onde os projetos foramimplementados. Os resultados mostraram que 9 dos 30 projetos foram total ou parcialmenteincorporados às disciplinas de graduação onde foram aplicados, ou a outras disciplinas, sendoque um deles deu origem a uma nova disciplina. A maioria dos projetos centrou-se em novasabordagens experimentais, levando aos alunos de graduação a experiência obtida pelos pósgraduandosem suas pesquisas. Os resultados indicam que o estágio de docência, quandoexercido de forma criativa, além de auxiliar na formação do futuro docente, pode contribuirsignificativamente para a melhoria do ensino de graduação.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqd`Ávila, Paulo Gilberto SimõesWannmacher, MSc Clovis Milton Duval2007-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/3010.16923/reb.v5i1.30Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30Journal of Biochemistry Education; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-302318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30/35http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/30/1Direitos autorais 2007 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:18:02Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/30Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:18:02Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
title CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
d`Ávila, Paulo Gilberto Simões
title_short CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
title_full CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
title_sort CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
author d`Ávila, Paulo Gilberto Simões
author_facet d`Ávila, Paulo Gilberto Simões
Wannmacher, MSc Clovis Milton Duval
author_role author
author2 Wannmacher, MSc Clovis Milton Duval
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv d`Ávila, Paulo Gilberto Simões
Wannmacher, MSc Clovis Milton Duval
description A disciplina de Prática de Ensino do Programa de Pós-Graduação em CiênciasBiológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi instituída com oobjetivo principal de propiciar, aos alunos de pós-graduação bolsistas de Demanda Social daCAPES, a oportunidade de realizar o Estágio Obrigatório de Docência em disciplinas degraduação de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório. O objetivo principal deste trabalhoconsistiu na avaliação do impacto do Estágio Docente sobre o ensino de graduação, por meioda análise de 30 projetos propostos e implementados pelos alunos de pós-graduação eentrevista dos professores responsáveis pela disciplina de graduação onde os projetos foramimplementados. Os resultados mostraram que 9 dos 30 projetos foram total ou parcialmenteincorporados às disciplinas de graduação onde foram aplicados, ou a outras disciplinas, sendoque um deles deu origem a uma nova disciplina. A maioria dos projetos centrou-se em novasabordagens experimentais, levando aos alunos de graduação a experiência obtida pelos pósgraduandosem suas pesquisas. Os resultados indicam que o estágio de docência, quandoexercido de forma criativa, além de auxiliar na formação do futuro docente, pode contribuirsignificativamente para a melhoria do ensino de graduação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-07
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30
10.16923/reb.v5i1.30
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30
identifier_str_mv 10.16923/reb.v5i1.30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30/35
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/30/1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2007 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2007 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30
Journal of Biochemistry Education; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126676716748800