Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Veruska Cruz
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Andrade,David Guimarães de, Yaguiu,Paula, Carnelossi,Marcelo Augusto Gutierrez, Muniz,Evandro Neves, Narain,Narendra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200010
Resumo: O interesse comercial pela atemóia é crescente no Brasil. Sabe-se que é uma fruta com vida útil bastante limitada. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade pós-colheita de atemóias cv. Gefner submetidas a embalagens e armazenamento refrigerado. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 5 (três embalagens: controle (sem embalagem); embalados individualmente com filme de PVC; colocados em bandejas de poliestireno envolvidas com filme de PVC em cinco tempos de armazenamento), com três repetições. Avaliou-se a perda de massa fresca; coloração da casca e da polpa; Sólidos Solúveis (SS); Acidez Total Titulável (ATT); vitamina C; pH da polpa e atividade de água por ocasião da colheita, a cada três dias de armazenamento. O uso da atmosfera modificada não influenciou na coloração da casca, mas preservou a luminosidade da polpa e reduziu a perda de massa fresca dos frutos. Os teores de SS e ATT aumentaram durante o armazenamento, e foram maiores nos frutos sem embalagens, assim como o teor de vitamina C. O uso de refrigeração foi eficiente na conservação da atemóias 'Gefner', que, após 15 dias de armazenamento ainda apresentavam qualidade para serem comercializados.
id SBCTA-1_03e0a12297b3b8620a2646c2140eec43
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612009000200010
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóiaAnnona cherimola x A. squamosaatmosfera modificadaqualidade pós-colheitaO interesse comercial pela atemóia é crescente no Brasil. Sabe-se que é uma fruta com vida útil bastante limitada. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade pós-colheita de atemóias cv. Gefner submetidas a embalagens e armazenamento refrigerado. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 5 (três embalagens: controle (sem embalagem); embalados individualmente com filme de PVC; colocados em bandejas de poliestireno envolvidas com filme de PVC em cinco tempos de armazenamento), com três repetições. Avaliou-se a perda de massa fresca; coloração da casca e da polpa; Sólidos Solúveis (SS); Acidez Total Titulável (ATT); vitamina C; pH da polpa e atividade de água por ocasião da colheita, a cada três dias de armazenamento. O uso da atmosfera modificada não influenciou na coloração da casca, mas preservou a luminosidade da polpa e reduziu a perda de massa fresca dos frutos. Os teores de SS e ATT aumentaram durante o armazenamento, e foram maiores nos frutos sem embalagens, assim como o teor de vitamina C. O uso de refrigeração foi eficiente na conservação da atemóias 'Gefner', que, após 15 dias de armazenamento ainda apresentavam qualidade para serem comercializados.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200010Food Science and Technology v.29 n.2 2009reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612009000200010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Veruska CruzAndrade,David Guimarães deYaguiu,PaulaCarnelossi,Marcelo Augusto GutierrezMuniz,Evandro NevesNarain,Narendrapor2009-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612009000200010Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2009-07-27T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
title Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
spellingShingle Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
Silva,Ana Veruska Cruz
Annona cherimola x A. squamosa
atmosfera modificada
qualidade pós-colheita
title_short Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
title_full Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
title_fullStr Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
title_full_unstemmed Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
title_sort Uso de embalagens e refrigeração na conservação de atemóia
author Silva,Ana Veruska Cruz
author_facet Silva,Ana Veruska Cruz
Andrade,David Guimarães de
Yaguiu,Paula
Carnelossi,Marcelo Augusto Gutierrez
Muniz,Evandro Neves
Narain,Narendra
author_role author
author2 Andrade,David Guimarães de
Yaguiu,Paula
Carnelossi,Marcelo Augusto Gutierrez
Muniz,Evandro Neves
Narain,Narendra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Veruska Cruz
Andrade,David Guimarães de
Yaguiu,Paula
Carnelossi,Marcelo Augusto Gutierrez
Muniz,Evandro Neves
Narain,Narendra
dc.subject.por.fl_str_mv Annona cherimola x A. squamosa
atmosfera modificada
qualidade pós-colheita
topic Annona cherimola x A. squamosa
atmosfera modificada
qualidade pós-colheita
description O interesse comercial pela atemóia é crescente no Brasil. Sabe-se que é uma fruta com vida útil bastante limitada. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade pós-colheita de atemóias cv. Gefner submetidas a embalagens e armazenamento refrigerado. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 5 (três embalagens: controle (sem embalagem); embalados individualmente com filme de PVC; colocados em bandejas de poliestireno envolvidas com filme de PVC em cinco tempos de armazenamento), com três repetições. Avaliou-se a perda de massa fresca; coloração da casca e da polpa; Sólidos Solúveis (SS); Acidez Total Titulável (ATT); vitamina C; pH da polpa e atividade de água por ocasião da colheita, a cada três dias de armazenamento. O uso da atmosfera modificada não influenciou na coloração da casca, mas preservou a luminosidade da polpa e reduziu a perda de massa fresca dos frutos. Os teores de SS e ATT aumentaram durante o armazenamento, e foram maiores nos frutos sem embalagens, assim como o teor de vitamina C. O uso de refrigeração foi eficiente na conservação da atemóias 'Gefner', que, após 15 dias de armazenamento ainda apresentavam qualidade para serem comercializados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612009000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.29 n.2 2009
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126314780819456