Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Aline Gurgel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sousa,Paulo Henrique Machado de, Maia,Geraldo Arraes, Silva,Daniele Sales da, Santos,Sandra Maria Lopes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200019
Resumo: Devido à crescente procura por bebidas à base de frutas tropicais e à expansão do segmento de produtos com valores calóricos reduzidos, este trabalho objetivou avaliar o grau de doçura, sabor, impressão global e a intenção de compra das bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes através de frequência de notas, teste de médias e Mapa de Preferência Interno (MPI). Utilizaram-se polpa de goiaba, água potável e diferentes agentes adoçantes (sacarose, mistura ciclamato/sacarina, aspartame, acesulfame-K, estévia e mistura sacarina/ciclamato sódico/acesulfame-K). A avaliação sensorial foi realizada com 100 provadores não treinados em teste laboratorial através do delineamento de blocos completos balanceados. Objetivando a avaliação das respostas individuais de cada provador, as respostas sensoriais foram avaliadas pela metodologia do MPI, empregando-se a técnica de Análise de Componentes Principais. As bebidas de goiaba adoçadas com sacarose e aspartame apresentaram avaliação sensorial semelhante por parte dos consumidores, apresentando os maiores valores médios no teste de aceitação, enquanto as adoçadas com estévia, com a mistura de três agentes adoçantes e a mistura ciclamato/sacarina apresentaram os valores mais baixos na avaliação sensorial. A utilização do MPI confirmou os resultados obtidos através de frequência de notas e teste de médias.
id SBCTA-1_cf0b26a6dff25ea26798b2d459a6d02b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612009000200019
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantesbebida de goiabaedulcorantesmapa de preferência internoDevido à crescente procura por bebidas à base de frutas tropicais e à expansão do segmento de produtos com valores calóricos reduzidos, este trabalho objetivou avaliar o grau de doçura, sabor, impressão global e a intenção de compra das bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes através de frequência de notas, teste de médias e Mapa de Preferência Interno (MPI). Utilizaram-se polpa de goiaba, água potável e diferentes agentes adoçantes (sacarose, mistura ciclamato/sacarina, aspartame, acesulfame-K, estévia e mistura sacarina/ciclamato sódico/acesulfame-K). A avaliação sensorial foi realizada com 100 provadores não treinados em teste laboratorial através do delineamento de blocos completos balanceados. Objetivando a avaliação das respostas individuais de cada provador, as respostas sensoriais foram avaliadas pela metodologia do MPI, empregando-se a técnica de Análise de Componentes Principais. As bebidas de goiaba adoçadas com sacarose e aspartame apresentaram avaliação sensorial semelhante por parte dos consumidores, apresentando os maiores valores médios no teste de aceitação, enquanto as adoçadas com estévia, com a mistura de três agentes adoçantes e a mistura ciclamato/sacarina apresentaram os valores mais baixos na avaliação sensorial. A utilização do MPI confirmou os resultados obtidos através de frequência de notas e teste de médias.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200019Food Science and Technology v.29 n.2 2009reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612009000200019info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Aline GurgelSousa,Paulo Henrique Machado deMaia,Geraldo ArraesSilva,Daniele Sales daSantos,Sandra Maria Lopes dospor2009-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612009000200019Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2009-07-27T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
title Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
spellingShingle Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
Fernandes,Aline Gurgel
bebida de goiaba
edulcorantes
mapa de preferência interno
title_short Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
title_full Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
title_fullStr Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
title_full_unstemmed Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
title_sort Avaliação sensorial de bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes
author Fernandes,Aline Gurgel
author_facet Fernandes,Aline Gurgel
Sousa,Paulo Henrique Machado de
Maia,Geraldo Arraes
Silva,Daniele Sales da
Santos,Sandra Maria Lopes dos
author_role author
author2 Sousa,Paulo Henrique Machado de
Maia,Geraldo Arraes
Silva,Daniele Sales da
Santos,Sandra Maria Lopes dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Aline Gurgel
Sousa,Paulo Henrique Machado de
Maia,Geraldo Arraes
Silva,Daniele Sales da
Santos,Sandra Maria Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv bebida de goiaba
edulcorantes
mapa de preferência interno
topic bebida de goiaba
edulcorantes
mapa de preferência interno
description Devido à crescente procura por bebidas à base de frutas tropicais e à expansão do segmento de produtos com valores calóricos reduzidos, este trabalho objetivou avaliar o grau de doçura, sabor, impressão global e a intenção de compra das bebidas de goiaba adoçadas com diferentes agentes adoçantes através de frequência de notas, teste de médias e Mapa de Preferência Interno (MPI). Utilizaram-se polpa de goiaba, água potável e diferentes agentes adoçantes (sacarose, mistura ciclamato/sacarina, aspartame, acesulfame-K, estévia e mistura sacarina/ciclamato sódico/acesulfame-K). A avaliação sensorial foi realizada com 100 provadores não treinados em teste laboratorial através do delineamento de blocos completos balanceados. Objetivando a avaliação das respostas individuais de cada provador, as respostas sensoriais foram avaliadas pela metodologia do MPI, empregando-se a técnica de Análise de Componentes Principais. As bebidas de goiaba adoçadas com sacarose e aspartame apresentaram avaliação sensorial semelhante por parte dos consumidores, apresentando os maiores valores médios no teste de aceitação, enquanto as adoçadas com estévia, com a mistura de três agentes adoçantes e a mistura ciclamato/sacarina apresentaram os valores mais baixos na avaliação sensorial. A utilização do MPI confirmou os resultados obtidos através de frequência de notas e teste de médias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612009000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.29 n.2 2009
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126314796548096