A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1244
Resumo: Este texto analisa os resultados recentes de pesquisa sobre a constituição histórica da aritmética, presente no ensino primário brasileiro. O estudo discute tais resultados considerando referências teórico-metodológicas que caracterizam os saberes envolvidos na formação de professores e no ensino. Para isso, lança mão de conceitos como “saberes para ensinar” e “saberes a ensinar” elaborados pela  Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. O estudo conclui por mostrar os avanços obtidos recentemente em termos de caracterização de uma “aritmética intuitiva” e aponta caminhos para pesquisas que busquem tornar mais precisa a caracterização da “aritmética intuitiva” como um “saber a ensinar”, uma “matemática a ensinar”. 
id SBEM_MAT-1_535cf0a4ed969aeda99870fcde5dcdd1
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1244
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920Aritmética. História da Educação Matemática. Educação Matemática. Ensino Primário de Aritmética. Método intuitivo.Este texto analisa os resultados recentes de pesquisa sobre a constituição histórica da aritmética, presente no ensino primário brasileiro. O estudo discute tais resultados considerando referências teórico-metodológicas que caracterizam os saberes envolvidos na formação de professores e no ensino. Para isso, lança mão de conceitos como “saberes para ensinar” e “saberes a ensinar” elaborados pela  Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. O estudo conclui por mostrar os avanços obtidos recentemente em termos de caracterização de uma “aritmética intuitiva” e aponta caminhos para pesquisas que busquem tornar mais precisa a caracterização da “aritmética intuitiva” como um “saber a ensinar”, uma “matemática a ensinar”. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1244Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 54-662317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1244/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Wagner Rodrigues2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1244Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
spellingShingle A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
Valente, Wagner Rodrigues
Aritmética. História da Educação Matemática. Educação Matemática. Ensino Primário de Aritmética. Método intuitivo.
title_short A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_full A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_fullStr A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_full_unstemmed A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_sort A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética. História da Educação Matemática. Educação Matemática. Ensino Primário de Aritmética. Método intuitivo.
topic Aritmética. História da Educação Matemática. Educação Matemática. Ensino Primário de Aritmética. Método intuitivo.
description Este texto analisa os resultados recentes de pesquisa sobre a constituição histórica da aritmética, presente no ensino primário brasileiro. O estudo discute tais resultados considerando referências teórico-metodológicas que caracterizam os saberes envolvidos na formação de professores e no ensino. Para isso, lança mão de conceitos como “saberes para ensinar” e “saberes a ensinar” elaborados pela  Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. O estudo conclui por mostrar os avanços obtidos recentemente em termos de caracterização de uma “aritmética intuitiva” e aponta caminhos para pesquisas que busquem tornar mais precisa a caracterização da “aritmética intuitiva” como um “saber a ensinar”, uma “matemática a ensinar”. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1244
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1244/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 54-66
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129857904640