O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Edney Araujo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bandeira, Francisco de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1259
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os conhecimentos etnomatemáticos utilizados pelos tecelões do município de Jaguaruana – CE, relacionando-os com as Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na Resolução de Problemas de Allevato e Onuchic (2009). Partindo do relato de três tecelões, conheceu-se as etapas de fabricação e procedimentos de comercialização das redes de dormir e diversas situações-problema que podem ser edificadas e inseridas no contexto educacional conforme algumas habilidades das cinco Unidades Temáticas da BNCC. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor que podem ser entrelaçados com a Matemática escolar e a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e a valorização dos conhecimentos prévios.
id SBEM_MAT-1_fbc958108bb895c50d0dc02ddb048188
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1259
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de MatemáticaO objetivo desta pesquisa foi identificar os conhecimentos etnomatemáticos utilizados pelos tecelões do município de Jaguaruana – CE, relacionando-os com as Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na Resolução de Problemas de Allevato e Onuchic (2009). Partindo do relato de três tecelões, conheceu-se as etapas de fabricação e procedimentos de comercialização das redes de dormir e diversas situações-problema que podem ser edificadas e inseridas no contexto educacional conforme algumas habilidades das cinco Unidades Temáticas da BNCC. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor que podem ser entrelaçados com a Matemática escolar e a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e a valorização dos conhecimentos prévios.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1259Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 283-2972317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1259/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Edney AraujoBandeira, Francisco de Assis2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1259Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
title O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
spellingShingle O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
Lima, Edney Araujo
title_short O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
title_full O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
title_fullStr O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
title_full_unstemmed O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
title_sort O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
author Lima, Edney Araujo
author_facet Lima, Edney Araujo
Bandeira, Francisco de Assis
author_role author
author2 Bandeira, Francisco de Assis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Edney Araujo
Bandeira, Francisco de Assis
description O objetivo desta pesquisa foi identificar os conhecimentos etnomatemáticos utilizados pelos tecelões do município de Jaguaruana – CE, relacionando-os com as Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na Resolução de Problemas de Allevato e Onuchic (2009). Partindo do relato de três tecelões, conheceu-se as etapas de fabricação e procedimentos de comercialização das redes de dormir e diversas situações-problema que podem ser edificadas e inseridas no contexto educacional conforme algumas habilidades das cinco Unidades Temáticas da BNCC. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor que podem ser entrelaçados com a Matemática escolar e a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e a valorização dos conhecimentos prévios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1259
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1259/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 283-297
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129867341824