O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática

Bibliographic Details
Main Author: Ciabotti, Valéria
Publication Date: 2013
Other Authors: Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
Format: Article
Language: por
Source: Educação Matemática em Revista
Download full: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254
Summary: Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas no ensino de Geometria com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma professora supervisora do Ensino Básico, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As atividades experimentais descritas neste trabalho mostram a metodologia utili- zada para o ensino de Geometria, envolvendo material concreto. Elas podem servir como modelo de atividades para os professores interessados em dar oportunidade aos seus alunos de construírem o seu próprio conhecimento e valorizarem sua experiência, por meio da participação ativa em sala de aula; o que possibilitará aliar a teoria e a prática na resolução de situações-problema, bem como estabelecer relações entre as figuras e suas representa- ções, relacionadas à Geometria.
id SBEM_MAT-1_fe5fb3f20e989f30a06bde211d7c5e38
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/254
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID MatemáticaGeometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais.Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas no ensino de Geometria com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma professora supervisora do Ensino Básico, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As atividades experimentais descritas neste trabalho mostram a metodologia utili- zada para o ensino de Geometria, envolvendo material concreto. Elas podem servir como modelo de atividades para os professores interessados em dar oportunidade aos seus alunos de construírem o seu próprio conhecimento e valorizarem sua experiência, por meio da participação ativa em sala de aula; o que possibilitará aliar a teoria e a prática na resolução de situações-problema, bem como estabelecer relações entre as figuras e suas representa- ções, relacionadas à Geometria.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 46 - 532317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254/242Ciabotti, ValériaJúnior, Ailton Paulo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/254Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
title O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
spellingShingle O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
Ciabotti, Valéria
Geometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais.
title_short O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
title_full O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
title_fullStr O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
title_full_unstemmed O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
title_sort O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
author Ciabotti, Valéria
author_facet Ciabotti, Valéria
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
author_role author
author2 Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciabotti, Valéria
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais.
topic Geometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais.
description Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas no ensino de Geometria com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma professora supervisora do Ensino Básico, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As atividades experimentais descritas neste trabalho mostram a metodologia utili- zada para o ensino de Geometria, envolvendo material concreto. Elas podem servir como modelo de atividades para os professores interessados em dar oportunidade aos seus alunos de construírem o seu próprio conhecimento e valorizarem sua experiência, por meio da participação ativa em sala de aula; o que possibilitará aliar a teoria e a prática na resolução de situações-problema, bem como estabelecer relações entre as figuras e suas representa- ções, relacionadas à Geometria.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254/242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 46 - 53
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128178085888