O papel do professor do 5º ano do ensino fundamental no ensino dos conteúdos geométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stanich, Karina Alves Biasoli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Sousa, Clarilza Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/490
Resumo: ResumoHistoricamente, a Geometria constituiu-se como conteúdo disciplinar cindido em duas instâncias distintas (uma prática, de caráter não obrigatório, e outra abstrata, considerada ramo da disciplina Matemática), direcionadas para públicos também distintos (a prática direcionada à grande massa e a abstrata considerada apenas para a elite), que atingindo as escolhas didáticas do grupo dos professores deixou marcas na autoimagem que esses profissionais construíram ao longo do exercício da atividade docente. O presente estudo tem por objetivo trazer uma melhor compreensão sobre o papel que os professores do 5º ano do Ensino Fundamental atribuem a si próprios a partir da relação que estabelecem com os conteúdos geométricos. Desenvolvido a partir dos dados coletados em estudo mais amplo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a 24 professores, de dezoito unidades escolares do Estado de São Paulo/Brasil, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo e sob o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram a ausência de um repertório mínimo de conhecimento construído por esse grupo sobre os conceitos e conteúdos geométricos que se revelou, negativamente, na autoimagem dos professores participantes, na medida em que diziam não se sentirem suficientemente preparados para o exercício pleno da sua função de ensinar.Palavras-chave: Representação Social; Ensino Fundamental; Geometria.THE ROLE OF THE TEACHER IN THE 5th GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL IN THE TEACHING OF GEOMETRIC CONTENTAbstractHistorically, the Geometry was established as disciplinary content and split into two separate bodies - the practice, not being mandatory and the abstract, considered a branch of Mathematics discipline. Both focused on different audiences - the practice towards the great mass and the abstract towards the elite, which reaching the didactic choices of this group of teachers left marks on their self-image that had been built over the teaching practice. The present study aims to bring a better understanding of the 5th grade elementary school teachers
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