O papel do professor do 5º ano do ensino fundamental no ensino dos conteúdos geométricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/490 |
Resumo: | ResumoHistoricamente, a Geometria constituiu-se como conteúdo disciplinar cindido em duas instâncias distintas (uma prática, de caráter não obrigatório, e outra abstrata, considerada ramo da disciplina Matemática), direcionadas para públicos também distintos (a prática direcionada à grande massa e a abstrata considerada apenas para a elite), que atingindo as escolhas didáticas do grupo dos professores deixou marcas na autoimagem que esses profissionais construíram ao longo do exercício da atividade docente. O presente estudo tem por objetivo trazer uma melhor compreensão sobre o papel que os professores do 5º ano do Ensino Fundamental atribuem a si próprios a partir da relação que estabelecem com os conteúdos geométricos. Desenvolvido a partir dos dados coletados em estudo mais amplo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a 24 professores, de dezoito unidades escolares do Estado de São Paulo/Brasil, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo e sob o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram a ausência de um repertório mínimo de conhecimento construído por esse grupo sobre os conceitos e conteúdos geométricos que se revelou, negativamente, na autoimagem dos professores participantes, na medida em que diziam não se sentirem suficientemente preparados para o exercício pleno da sua função de ensinar.Palavras-chave: Representação Social; Ensino Fundamental; Geometria.THE ROLE OF THE TEACHER IN THE 5th GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL IN THE TEACHING OF GEOMETRIC CONTENTAbstractHistorically, the Geometry was established as disciplinary content and split into two separate bodies - the practice, not being mandatory and the abstract, considered a branch of Mathematics discipline. Both focused on different audiences - the practice towards the great mass and the abstract towards the elite, which reaching the didactic choices of this group of teachers left marks on their self-image that had been built over the teaching practice. The present study aims to bring a better understanding of the 5th grade elementary school teachers |
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O papel do professor do 5º ano do ensino fundamental no ensino dos conteúdos geométricosRepresentação SocialEnsino FundamentalGeometria.ResumoHistoricamente, a Geometria constituiu-se como conteúdo disciplinar cindido em duas instâncias distintas (uma prática, de caráter não obrigatório, e outra abstrata, considerada ramo da disciplina Matemática), direcionadas para públicos também distintos (a prática direcionada à grande massa e a abstrata considerada apenas para a elite), que atingindo as escolhas didáticas do grupo dos professores deixou marcas na autoimagem que esses profissionais construíram ao longo do exercício da atividade docente. O presente estudo tem por objetivo trazer uma melhor compreensão sobre o papel que os professores do 5º ano do Ensino Fundamental atribuem a si próprios a partir da relação que estabelecem com os conteúdos geométricos. Desenvolvido a partir dos dados coletados em estudo mais amplo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a 24 professores, de dezoito unidades escolares do Estado de São Paulo/Brasil, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo e sob o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram a ausência de um repertório mínimo de conhecimento construído por esse grupo sobre os conceitos e conteúdos geométricos que se revelou, negativamente, na autoimagem dos professores participantes, na medida em que diziam não se sentirem suficientemente preparados para o exercício pleno da sua função de ensinar.Palavras-chave: Representação Social; Ensino Fundamental; Geometria.THE ROLE OF THE TEACHER IN THE 5th GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL IN THE TEACHING OF GEOMETRIC CONTENTAbstractHistorically, the Geometry was established as disciplinary content and split into two separate bodies - the practice, not being mandatory and the abstract, considered a branch of Mathematics discipline. Both focused on different audiences - the practice towards the great mass and the abstract towards the elite, which reaching the didactic choices of this group of teachers left marks on their self-image that had been built over the teaching practice. The present study aims to bring a better understanding of the 5th grade elementary school teachersUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/49010.26843/v7.n2.2014.490.p408 - 418Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 408 - 4181982-863210.26843/ae.v7.n2.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/490/466Copyright (c) 2018 Karina Alves Biasoli Stanich, Clarilza Prado de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessStanich, Karina Alves Biasolide Sousa, Clarilza Prado2018-06-28T08:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/490Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:33:31Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
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