Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,P.C.S.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Horvath,J.E., Bretones,P.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100718
Resumo: Este trabalho consiste em um Levantamento de Recursos Didáticos (Resource Letter) para o ensino de Cosmologia do material em português, inspirado nas iniciativas similares do American Journal of Physics publicadas continuamente há mais de cinco décadas. O material foi coletado após consulta a Teses e Dissertações, artigos de periódicos, Atas de eventos, entre outras fontes especializadas que disponibilizam textos completos. Localizamos 205 pesquisas, que foram organizadas de acordo com ostemas e conteúdos de Cosmologia abordados, bem como classificados conforme o nível educacional a que se dedicaram e o foco temático de interesse. O desenvolvimento histórico da Cosmologia como disciplina científica é brevemente apresentado. A proposta é que esse material coletado e organizado possa ser uma base de consulta no que diz respeito ao que tem sido produzido no Brasil, no período aproximado dos últimos 30 anos, para auxiliar o trabalho educacional da área, servindo de base para a construção de sequências didaticas e atividades ad hocà medida das necessidades específicas do professor. Para estes fins, uma seleção de trabalhos para cada conteúdo e uma apreciação crítica da literatura e o ensino em geral foram introduzidos.
id SBF-1_1c293537033e00d10e06d78dc110785f
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172022000100718
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de CosmologiaEnsino e AprendizagemCosmologiaRecursos DidáticosEste trabalho consiste em um Levantamento de Recursos Didáticos (Resource Letter) para o ensino de Cosmologia do material em português, inspirado nas iniciativas similares do American Journal of Physics publicadas continuamente há mais de cinco décadas. O material foi coletado após consulta a Teses e Dissertações, artigos de periódicos, Atas de eventos, entre outras fontes especializadas que disponibilizam textos completos. Localizamos 205 pesquisas, que foram organizadas de acordo com ostemas e conteúdos de Cosmologia abordados, bem como classificados conforme o nível educacional a que se dedicaram e o foco temático de interesse. O desenvolvimento histórico da Cosmologia como disciplina científica é brevemente apresentado. A proposta é que esse material coletado e organizado possa ser uma base de consulta no que diz respeito ao que tem sido produzido no Brasil, no período aproximado dos últimos 30 anos, para auxiliar o trabalho educacional da área, servindo de base para a construção de sequências didaticas e atividades ad hocà medida das necessidades específicas do professor. Para estes fins, uma seleção de trabalhos para cada conteúdo e uma apreciação crítica da literatura e o ensino em geral foram introduzidos.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100718Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0184info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,P.C.S.Horvath,J.E.Bretones,P.S.por2022-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100718Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-04-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
title Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
spellingShingle Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
Gonçalves,P.C.S.
Ensino e Aprendizagem
Cosmologia
Recursos Didáticos
title_short Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
title_full Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
title_fullStr Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
title_full_unstemmed Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
title_sort Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia
author Gonçalves,P.C.S.
author_facet Gonçalves,P.C.S.
Horvath,J.E.
Bretones,P.S.
author_role author
author2 Horvath,J.E.
Bretones,P.S.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,P.C.S.
Horvath,J.E.
Bretones,P.S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem
Cosmologia
Recursos Didáticos
topic Ensino e Aprendizagem
Cosmologia
Recursos Didáticos
description Este trabalho consiste em um Levantamento de Recursos Didáticos (Resource Letter) para o ensino de Cosmologia do material em português, inspirado nas iniciativas similares do American Journal of Physics publicadas continuamente há mais de cinco décadas. O material foi coletado após consulta a Teses e Dissertações, artigos de periódicos, Atas de eventos, entre outras fontes especializadas que disponibilizam textos completos. Localizamos 205 pesquisas, que foram organizadas de acordo com ostemas e conteúdos de Cosmologia abordados, bem como classificados conforme o nível educacional a que se dedicaram e o foco temático de interesse. O desenvolvimento histórico da Cosmologia como disciplina científica é brevemente apresentado. A proposta é que esse material coletado e organizado possa ser uma base de consulta no que diz respeito ao que tem sido produzido no Brasil, no período aproximado dos últimos 30 anos, para auxiliar o trabalho educacional da área, servindo de base para a construção de sequências didaticas e atividades ad hocà medida das necessidades específicas do professor. Para estes fins, uma seleção de trabalhos para cada conteúdo e uma apreciação crítica da literatura e o ensino em geral foram introduzidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100718
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122426197540864