Competências iniciais para o processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côrrea,Kelli Cristina do Prado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado,Maria Aparecida Miranda de Paula, Hage,Simone Rocha de Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100309
Resumo: RESUMO Objetivo examinar competências iniciais em crianças em processo de alfabetização e se há correlação positiva com o nível de escrita que apresentam. Método foram selecionados 70 estudantes, de seis anos de idade, ingressantes no 1º ano do Ensino Fundamental I de Escolas Municipais. As crianças foram submetidas à Bateria de Avaliação de Competências Iniciais para a Leitura e a Escrita (BACLE) e ao Protocolo de Diagnóstico de Sondagem para classificação do nível de escrita. Foi utilizada a análise estatística descritiva e o coeficiente de Spearman para correlação entre os instrumentos. Resultados os escolares tiveram desempenho satisfatório nas tarefas da BACLE. Relativo à hipótese de escrita, a maioria das crianças apresentou o nível silábico com valor sonoro. A correlação foi positiva e significante para as habilidades de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem. Conclusão o grupo de escolares teve desempenho em nível satisfatório em provas que aferem pré-competências para a leitura e escrita. As áreas de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem apresentaram significância com o nível de hipótese de escrita, indicando que as crianças com melhores pontuações nestas áreas são aquelas com melhores níveis de escrita. A identificação de competências necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita podem instrumentalizar o professor e profissionais da área de Fonoaudiologia Educacional quanto à avaliação e à intervenção precoce em determinadas habilidades para o desenvolvimento da leitura e escrita.
id SBFA-1_8d13977222bf48784c4789bd96ce4860
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822018000100309
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Competências iniciais para o processo de alfabetizaçãoLinguagem InfantilEducação InfantilAlfabetizaçãoAprendizagemEducação Baseada em CompetênciasRESUMO Objetivo examinar competências iniciais em crianças em processo de alfabetização e se há correlação positiva com o nível de escrita que apresentam. Método foram selecionados 70 estudantes, de seis anos de idade, ingressantes no 1º ano do Ensino Fundamental I de Escolas Municipais. As crianças foram submetidas à Bateria de Avaliação de Competências Iniciais para a Leitura e a Escrita (BACLE) e ao Protocolo de Diagnóstico de Sondagem para classificação do nível de escrita. Foi utilizada a análise estatística descritiva e o coeficiente de Spearman para correlação entre os instrumentos. Resultados os escolares tiveram desempenho satisfatório nas tarefas da BACLE. Relativo à hipótese de escrita, a maioria das crianças apresentou o nível silábico com valor sonoro. A correlação foi positiva e significante para as habilidades de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem. Conclusão o grupo de escolares teve desempenho em nível satisfatório em provas que aferem pré-competências para a leitura e escrita. As áreas de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem apresentaram significância com o nível de hipótese de escrita, indicando que as crianças com melhores pontuações nestas áreas são aquelas com melhores níveis de escrita. A identificação de competências necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita podem instrumentalizar o professor e profissionais da área de Fonoaudiologia Educacional quanto à avaliação e à intervenção precoce em determinadas habilidades para o desenvolvimento da leitura e escrita.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100309CoDAS v.30 n.1 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017039info:eu-repo/semantics/openAccessCôrrea,Kelli Cristina do PradoMachado,Maria Aparecida Miranda de PaulaHage,Simone Rocha de Vasconcellospor2018-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000100309Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-03-02T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências iniciais para o processo de alfabetização
title Competências iniciais para o processo de alfabetização
spellingShingle Competências iniciais para o processo de alfabetização
Côrrea,Kelli Cristina do Prado
Linguagem Infantil
Educação Infantil
Alfabetização
Aprendizagem
Educação Baseada em Competências
title_short Competências iniciais para o processo de alfabetização
title_full Competências iniciais para o processo de alfabetização
title_fullStr Competências iniciais para o processo de alfabetização
title_full_unstemmed Competências iniciais para o processo de alfabetização
title_sort Competências iniciais para o processo de alfabetização
author Côrrea,Kelli Cristina do Prado
author_facet Côrrea,Kelli Cristina do Prado
Machado,Maria Aparecida Miranda de Paula
Hage,Simone Rocha de Vasconcellos
author_role author
author2 Machado,Maria Aparecida Miranda de Paula
Hage,Simone Rocha de Vasconcellos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côrrea,Kelli Cristina do Prado
Machado,Maria Aparecida Miranda de Paula
Hage,Simone Rocha de Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Infantil
Educação Infantil
Alfabetização
Aprendizagem
Educação Baseada em Competências
topic Linguagem Infantil
Educação Infantil
Alfabetização
Aprendizagem
Educação Baseada em Competências
description RESUMO Objetivo examinar competências iniciais em crianças em processo de alfabetização e se há correlação positiva com o nível de escrita que apresentam. Método foram selecionados 70 estudantes, de seis anos de idade, ingressantes no 1º ano do Ensino Fundamental I de Escolas Municipais. As crianças foram submetidas à Bateria de Avaliação de Competências Iniciais para a Leitura e a Escrita (BACLE) e ao Protocolo de Diagnóstico de Sondagem para classificação do nível de escrita. Foi utilizada a análise estatística descritiva e o coeficiente de Spearman para correlação entre os instrumentos. Resultados os escolares tiveram desempenho satisfatório nas tarefas da BACLE. Relativo à hipótese de escrita, a maioria das crianças apresentou o nível silábico com valor sonoro. A correlação foi positiva e significante para as habilidades de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem. Conclusão o grupo de escolares teve desempenho em nível satisfatório em provas que aferem pré-competências para a leitura e escrita. As áreas de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem apresentaram significância com o nível de hipótese de escrita, indicando que as crianças com melhores pontuações nestas áreas são aquelas com melhores níveis de escrita. A identificação de competências necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita podem instrumentalizar o professor e profissionais da área de Fonoaudiologia Educacional quanto à avaliação e à intervenção precoce em determinadas habilidades para o desenvolvimento da leitura e escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100309
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20182017039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.30 n.1 2018
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442070884352