Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização

Bibliographic Details
Main Author: Kleinke, Rita de Cássia Marques
Publication Date: 2003
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFSC
Download full: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933
Summary: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_99802fc28fc699b6b13d3eae132f9c50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84933
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKleinke, Rita de Cássia MarquesCoelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch2012-10-20T13:50:23Z2012-10-20T13:50:23Z20032003192826http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação tem por objetivo apresentar a teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância no processo de alfabetização e apresentar uma proposta de trabalho para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental com base na pedagogia de Freinet. Segundo os estudos realizados para esta pesquisa, percebe-se que, para que uma aprendizagem ocorra, ela deve ser significativa, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulação de problemas, de algum modo desafiador, que incentivem o aprender mais, o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimentos, noções e conceitos, desencadeando modificações de comportamento e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações. Não quer dizer que todas as noções e conceitos que os alunos aprendem devam estar ligados à sua realidade imediata, o que seria olhar para os conteúdos escolares de maneira muito simplista, mas afirmar que os conteúdos que a escola veicula devem servir para desenvolver novas formas de compreender e interpretar a realidade, questionar, discordar, propor soluções e ajudar o aluno a se tornar um leitor reflexivo do mundo que o rodeia. Dessa forma, sugere-se que o trabalho do educador em alfabetização ocorra por meio de projetos, pois eles são uma alternativa de trabalho que procura superar as práticas habituais, levando em consideração que o aluno deve ser agente de sua própria aprendizagem, produzindo alguma coisa que tenha sentido e utilidade.129 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAprendizagemAlfabetizaçãoEducação infantilAprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL192826.pdfapplication/pdf515476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84933/1/192826.pdf124c0156786e1aa8014b953afcdbbe1fMD51123456789/849332013-07-16 16:12:32.93oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84933Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:12:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
title Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
spellingShingle Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
Kleinke, Rita de Cássia Marques
Engenharia de produção
Aprendizagem
Alfabetização
Educação infantil
title_short Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
title_full Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
title_fullStr Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
title_sort Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
author Kleinke, Rita de Cássia Marques
author_facet Kleinke, Rita de Cássia Marques
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleinke, Rita de Cássia Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch
contributor_str_mv Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Alfabetização
Educação infantil
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Alfabetização
Educação infantil
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-20T13:50:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-20T13:50:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 192826
identifier_str_mv 192826
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84933/1/192826.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 124c0156786e1aa8014b953afcdbbe1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805458530598912