Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2003 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFSC |
Download full: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933 |
Summary: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_99802fc28fc699b6b13d3eae132f9c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84933 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaKleinke, Rita de Cássia MarquesCoelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch2012-10-20T13:50:23Z2012-10-20T13:50:23Z20032003192826http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação tem por objetivo apresentar a teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância no processo de alfabetização e apresentar uma proposta de trabalho para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental com base na pedagogia de Freinet. Segundo os estudos realizados para esta pesquisa, percebe-se que, para que uma aprendizagem ocorra, ela deve ser significativa, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulação de problemas, de algum modo desafiador, que incentivem o aprender mais, o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimentos, noções e conceitos, desencadeando modificações de comportamento e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações. Não quer dizer que todas as noções e conceitos que os alunos aprendem devam estar ligados à sua realidade imediata, o que seria olhar para os conteúdos escolares de maneira muito simplista, mas afirmar que os conteúdos que a escola veicula devem servir para desenvolver novas formas de compreender e interpretar a realidade, questionar, discordar, propor soluções e ajudar o aluno a se tornar um leitor reflexivo do mundo que o rodeia. Dessa forma, sugere-se que o trabalho do educador em alfabetização ocorra por meio de projetos, pois eles são uma alternativa de trabalho que procura superar as práticas habituais, levando em consideração que o aluno deve ser agente de sua própria aprendizagem, produzindo alguma coisa que tenha sentido e utilidade.129 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAprendizagemAlfabetizaçãoEducação infantilAprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL192826.pdfapplication/pdf515476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84933/1/192826.pdf124c0156786e1aa8014b953afcdbbe1fMD51123456789/849332013-07-16 16:12:32.93oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84933Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:12:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
title |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização Kleinke, Rita de Cássia Marques Engenharia de produção Aprendizagem Alfabetização Educação infantil |
title_short |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
title_full |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
title_sort |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
author |
Kleinke, Rita de Cássia Marques |
author_facet |
Kleinke, Rita de Cássia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kleinke, Rita de Cássia Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch |
contributor_str_mv |
Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Aprendizagem Alfabetização Educação infantil |
topic |
Engenharia de produção Aprendizagem Alfabetização Educação infantil |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T13:50:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T13:50:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
192826 |
identifier_str_mv |
192826 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
129 f.| il., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84933/1/192826.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
124c0156786e1aa8014b953afcdbbe1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805458530598912 |