A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Evanilson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morais, Rosilda Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288
Resumo: Uma análise na revista “A Eschola Pública” centrada em publicações relacionadas ao ensino de Aritmética levou-nos aos autores a Oscar Thompson e Arnaldo de Oliveira Barreto. Nas duas fases da revista, 1893 e 1894; 1896 e 1897, os artigos com orientações aos professores para o ensino de Aritmética na Escola Preliminar foram de autoria de Thompson, primeira fase; e de Barreto, segunda fase, ambos professores formados pela Escola Normal de São Paulo, os únicos a publicar sobre esse tema nessa revista. No movimento de análise dos artigos desses autores buscou-se caracterizar a Aritmética objetivada por Thompson e Barreto nesse veículo de circulação de saberes para a formação de professores, a revista “A Eschola Publica”. Os dados produzidos indicaram continuidade: Thompson e Barreto comungam dos mesmos preceitos sobre o ensino intuitivo.   ARITMETICS IN TWO TIMES: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson and A Eschola Pública ABSTRACTAn analysis in the magazine “A Eschola Pública” focused on publications related to the teaching of Arithmetic led these authors to Oscar Thompson and Arnaldo de Oliveira Barreto. In the two phases of this magazine, 1893 and 1894; 1896 and 1897, the papers with guidance to teachers for the teaching of Arithmetic at the Preliminary School were written by Thompson, first phase, and Barreto, second phase, both teachers trained by the Normal School of São Paulo, the only ones to publish on this subject in this magazine. In the movement of analysis we sought to characterize the arithmetic objectified by Thompson and Barreto in this vehicle of knowledge circulation for teacher education, the magazine “A Eschola Pública”. The data produced indicated The data produced indicated continuity: Thompson and Barreto share the same precepts about intuitive teaching.
id SBHMAT_a9bcf1250ec9ccfce96f9ca71f0e46b0
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/288
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola PublicaAritméticaEscola NormalEnsino Intuitivo Uma análise na revista “A Eschola Pública” centrada em publicações relacionadas ao ensino de Aritmética levou-nos aos autores a Oscar Thompson e Arnaldo de Oliveira Barreto. Nas duas fases da revista, 1893 e 1894; 1896 e 1897, os artigos com orientações aos professores para o ensino de Aritmética na Escola Preliminar foram de autoria de Thompson, primeira fase; e de Barreto, segunda fase, ambos professores formados pela Escola Normal de São Paulo, os únicos a publicar sobre esse tema nessa revista. No movimento de análise dos artigos desses autores buscou-se caracterizar a Aritmética objetivada por Thompson e Barreto nesse veículo de circulação de saberes para a formação de professores, a revista “A Eschola Publica”. Os dados produzidos indicaram continuidade: Thompson e Barreto comungam dos mesmos preceitos sobre o ensino intuitivo.   ARITMETICS IN TWO TIMES: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson and A Eschola Pública ABSTRACTAn analysis in the magazine “A Eschola Pública” focused on publications related to the teaching of Arithmetic led these authors to Oscar Thompson and Arnaldo de Oliveira Barreto. In the two phases of this magazine, 1893 and 1894; 1896 and 1897, the papers with guidance to teachers for the teaching of Arithmetic at the Preliminary School were written by Thompson, first phase, and Barreto, second phase, both teachers trained by the Normal School of São Paulo, the only ones to publish on this subject in this magazine. In the movement of analysis we sought to characterize the arithmetic objectified by Thompson and Barreto in this vehicle of knowledge circulation for teacher education, the magazine “A Eschola Pública”. The data produced indicated The data produced indicated continuity: Thompson and Barreto share the same precepts about intuitive teaching. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288/226Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, EvanilsonMorais, Rosilda Santos2023-12-13T14:21:25Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/288Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:21:25Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
title A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
spellingShingle A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
Oliveira, Evanilson
Aritmética
Escola Normal
Ensino Intuitivo
title_short A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
title_full A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
title_fullStr A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
title_full_unstemmed A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
title_sort A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
author Oliveira, Evanilson
author_facet Oliveira, Evanilson
Morais, Rosilda Santos
author_role author
author2 Morais, Rosilda Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Evanilson
Morais, Rosilda Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Escola Normal
Ensino Intuitivo
topic Aritmética
Escola Normal
Ensino Intuitivo
description Uma análise na revista “A Eschola Pública” centrada em publicações relacionadas ao ensino de Aritmética levou-nos aos autores a Oscar Thompson e Arnaldo de Oliveira Barreto. Nas duas fases da revista, 1893 e 1894; 1896 e 1897, os artigos com orientações aos professores para o ensino de Aritmética na Escola Preliminar foram de autoria de Thompson, primeira fase; e de Barreto, segunda fase, ambos professores formados pela Escola Normal de São Paulo, os únicos a publicar sobre esse tema nessa revista. No movimento de análise dos artigos desses autores buscou-se caracterizar a Aritmética objetivada por Thompson e Barreto nesse veículo de circulação de saberes para a formação de professores, a revista “A Eschola Publica”. Os dados produzidos indicaram continuidade: Thompson e Barreto comungam dos mesmos preceitos sobre o ensino intuitivo.   ARITMETICS IN TWO TIMES: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson and A Eschola Pública ABSTRACTAn analysis in the magazine “A Eschola Pública” focused on publications related to the teaching of Arithmetic led these authors to Oscar Thompson and Arnaldo de Oliveira Barreto. In the two phases of this magazine, 1893 and 1894; 1896 and 1897, the papers with guidance to teachers for the teaching of Arithmetic at the Preliminary School were written by Thompson, first phase, and Barreto, second phase, both teachers trained by the Normal School of São Paulo, the only ones to publish on this subject in this magazine. In the movement of analysis we sought to characterize the arithmetic objectified by Thompson and Barreto in this vehicle of knowledge circulation for teacher education, the magazine “A Eschola Pública”. The data produced indicated The data produced indicated continuity: Thompson and Barreto share the same precepts about intuitive teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/288/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462819635200