Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattar,Tiago Guedes da Motta
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mattar Junior,Rames, Cho,Alvaro Baik, Paula,Emygdio Jose Leomil de, Rezende,Marcelo Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400007
Resumo: OBJETIVO: As tenólises dos tendões flexores na zona 2 são procedimentos difíceis e um verdadeiro desafio na cirurgia da mão. Com o objetivo de comparar os resultados obtidos entre as tenólises com despertar intraoperatório, realizadas sob anestesia locorregional (grupo 1), daqueles obtidos com as tenólises convencionais, realizadas sob anestesia geral ou bloqueio total do plexo braquial (grupo 2), os autores realizam um estudo prospectivo e controlado. MÉTODOS: Foram avaliados 22 pacientes com 39 dedos portadores de lesão de tendão flexor na zona 2 que evoluíram para aderências. Todos os pacientes foram operados após três meses e antes de um ano da sutura tendinosa primária. Todos apresentavam limitação da movimentação ativa sem melhora com a reabilitação. Os grupos 1 e 2 mostraram-se homogêneos em relação à idade dos pacientes, sexo, comprometimento pré-operatório e ausência de lesões ou patologias associadas. Todos os pacientes foram avaliados de acordo com a movimentação ativa (TAMs) no período pré-operatório e com seis meses de pós-operatório. RESULTADOS: A análise estatística dos dados obtidos nos grupos 1 e 2 demonstra que as tenólises realizadas pelas duas técnicas proporcionam bons resultados. Ao comparar os resultados da movimentação ativa total após seis meses da tenólise, observa-se que os pacientes do grupo 1, tratados pela técnica do despertar intraoperatório, apresentavam melhores resultados. CONCLUSÕES: As tenólises dos flexores na zona 2 proporcionam bons resultados em termos de ganho de amplitude articular. A técnica de despertar intraoperatório com anestesia locorregional proporciona resultados mais satisfatórios que a técnica convencional.
id SBOT-2_64397098481a2fbd64f00dc85df8d347
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162009000400007
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)Traumatismos dos dedosTraumatismos dos tendõesTendões/cirurgiaReabilitaçãoOBJETIVO: As tenólises dos tendões flexores na zona 2 são procedimentos difíceis e um verdadeiro desafio na cirurgia da mão. Com o objetivo de comparar os resultados obtidos entre as tenólises com despertar intraoperatório, realizadas sob anestesia locorregional (grupo 1), daqueles obtidos com as tenólises convencionais, realizadas sob anestesia geral ou bloqueio total do plexo braquial (grupo 2), os autores realizam um estudo prospectivo e controlado. MÉTODOS: Foram avaliados 22 pacientes com 39 dedos portadores de lesão de tendão flexor na zona 2 que evoluíram para aderências. Todos os pacientes foram operados após três meses e antes de um ano da sutura tendinosa primária. Todos apresentavam limitação da movimentação ativa sem melhora com a reabilitação. Os grupos 1 e 2 mostraram-se homogêneos em relação à idade dos pacientes, sexo, comprometimento pré-operatório e ausência de lesões ou patologias associadas. Todos os pacientes foram avaliados de acordo com a movimentação ativa (TAMs) no período pré-operatório e com seis meses de pós-operatório. RESULTADOS: A análise estatística dos dados obtidos nos grupos 1 e 2 demonstra que as tenólises realizadas pelas duas técnicas proporcionam bons resultados. Ao comparar os resultados da movimentação ativa total após seis meses da tenólise, observa-se que os pacientes do grupo 1, tratados pela técnica do despertar intraoperatório, apresentavam melhores resultados. CONCLUSÕES: As tenólises dos flexores na zona 2 proporcionam bons resultados em termos de ganho de amplitude articular. A técnica de despertar intraoperatório com anestesia locorregional proporciona resultados mais satisfatórios que a técnica convencional.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400007Revista Brasileira de Ortopedia v.44 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162009000400007info:eu-repo/semantics/openAccessMattar,Tiago Guedes da MottaMattar Junior,RamesCho,Alvaro BaikPaula,Emygdio Jose Leomil deRezende,Marcelo Rosapor2009-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162009000400007Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2009-09-09T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
title Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
spellingShingle Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
Mattar,Tiago Guedes da Motta
Traumatismos dos dedos
Traumatismos dos tendões
Tendões/cirurgia
Reabilitação
title_short Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
title_full Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
title_fullStr Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
title_full_unstemmed Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
title_sort Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)
author Mattar,Tiago Guedes da Motta
author_facet Mattar,Tiago Guedes da Motta
Mattar Junior,Rames
Cho,Alvaro Baik
Paula,Emygdio Jose Leomil de
Rezende,Marcelo Rosa
author_role author
author2 Mattar Junior,Rames
Cho,Alvaro Baik
Paula,Emygdio Jose Leomil de
Rezende,Marcelo Rosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattar,Tiago Guedes da Motta
Mattar Junior,Rames
Cho,Alvaro Baik
Paula,Emygdio Jose Leomil de
Rezende,Marcelo Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Traumatismos dos dedos
Traumatismos dos tendões
Tendões/cirurgia
Reabilitação
topic Traumatismos dos dedos
Traumatismos dos tendões
Tendões/cirurgia
Reabilitação
description OBJETIVO: As tenólises dos tendões flexores na zona 2 são procedimentos difíceis e um verdadeiro desafio na cirurgia da mão. Com o objetivo de comparar os resultados obtidos entre as tenólises com despertar intraoperatório, realizadas sob anestesia locorregional (grupo 1), daqueles obtidos com as tenólises convencionais, realizadas sob anestesia geral ou bloqueio total do plexo braquial (grupo 2), os autores realizam um estudo prospectivo e controlado. MÉTODOS: Foram avaliados 22 pacientes com 39 dedos portadores de lesão de tendão flexor na zona 2 que evoluíram para aderências. Todos os pacientes foram operados após três meses e antes de um ano da sutura tendinosa primária. Todos apresentavam limitação da movimentação ativa sem melhora com a reabilitação. Os grupos 1 e 2 mostraram-se homogêneos em relação à idade dos pacientes, sexo, comprometimento pré-operatório e ausência de lesões ou patologias associadas. Todos os pacientes foram avaliados de acordo com a movimentação ativa (TAMs) no período pré-operatório e com seis meses de pós-operatório. RESULTADOS: A análise estatística dos dados obtidos nos grupos 1 e 2 demonstra que as tenólises realizadas pelas duas técnicas proporcionam bons resultados. Ao comparar os resultados da movimentação ativa total após seis meses da tenólise, observa-se que os pacientes do grupo 1, tratados pela técnica do despertar intraoperatório, apresentavam melhores resultados. CONCLUSÕES: As tenólises dos flexores na zona 2 proporcionam bons resultados em termos de ganho de amplitude articular. A técnica de despertar intraoperatório com anestesia locorregional proporciona resultados mais satisfatórios que a técnica convencional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162009000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.44 n.4 2009
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122356681146368