Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebeis,Eduardo Baldassari
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Samano,Marcos Naoyuki, Dias,Carlos Tadeu dos Santos, Fernandez,Ângelo, Campos,José Ribas Milanez de, Jatene,Fábio Biscegli, Oliveira,Sérgio Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132004000600003
Resumo: INTRODUÇÃO: O pectus excavatum caracteriza-se por uma depressão do esterno e das cartilagens para-esternais inferiores. Medidas clínicas para classificar essas depressões são poucas e de difícil aplicação. OBJETIVO: Criar medidas clínicas para quantificar a deformidade e poder comparar os resultados entre os períodos pré e pós-operatório. MÉTODO: Dez pacientes portadores de pectus excavatum, foram operados utilizando-se a técnica de Robicsek modificada pelo grupo de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo também medidos clínica e radiologicamente nos periodos pré e pós operatõrio. Dez pacientes controles que não apresentavam anormalidades torácicas clínicas e ou radiológicas foram medidos da mesma forma. O defeito foi avaliado no nível do manúbrio e da maior deformidade através do índice antropométrico e do índice de Haller. RESULTADOS: A análise multivariada para as médias do índice antropométrico mostrou diferenças significativas entre o pré operatório e o grupo controle e entre as médias do pré e do pós operatório, e diferença não significativa entre o pós operatório e o grupo controle. A mesma análise, aplicada às médias do índice de Haller, demonstrou os mesmos resultados. O estudo pareado entre as médias do pré e do pós operatório mostrou tratarem-se de grupos diferentes. A correlação canônica evidenciou que o índice antropométrico e o índice de Haller têm correlação de 86%. CONCLUSÃO: Pacientes portadores de pectus excavatum podem ter a deformidade quantificada através de medidas do índice antropométrico no pré e no pós operatório, as quais permitem uma avaliação objetiva e comparativa dos resultados, e são de fácil realização.
id SBPT-1_e8f94eaa26ba2e3662aa21fcce4045ce
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132004000600003
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatumPectus excavatumÍndice de HallerÍndice AntropométricoINTRODUÇÃO: O pectus excavatum caracteriza-se por uma depressão do esterno e das cartilagens para-esternais inferiores. Medidas clínicas para classificar essas depressões são poucas e de difícil aplicação. OBJETIVO: Criar medidas clínicas para quantificar a deformidade e poder comparar os resultados entre os períodos pré e pós-operatório. MÉTODO: Dez pacientes portadores de pectus excavatum, foram operados utilizando-se a técnica de Robicsek modificada pelo grupo de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo também medidos clínica e radiologicamente nos periodos pré e pós operatõrio. Dez pacientes controles que não apresentavam anormalidades torácicas clínicas e ou radiológicas foram medidos da mesma forma. O defeito foi avaliado no nível do manúbrio e da maior deformidade através do índice antropométrico e do índice de Haller. RESULTADOS: A análise multivariada para as médias do índice antropométrico mostrou diferenças significativas entre o pré operatório e o grupo controle e entre as médias do pré e do pós operatório, e diferença não significativa entre o pós operatório e o grupo controle. A mesma análise, aplicada às médias do índice de Haller, demonstrou os mesmos resultados. O estudo pareado entre as médias do pré e do pós operatório mostrou tratarem-se de grupos diferentes. A correlação canônica evidenciou que o índice antropométrico e o índice de Haller têm correlação de 86%. CONCLUSÃO: Pacientes portadores de pectus excavatum podem ter a deformidade quantificada através de medidas do índice antropométrico no pré e no pós operatório, as quais permitem uma avaliação objetiva e comparativa dos resultados, e são de fácil realização.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132004000600003Jornal Brasileiro de Pneumologia v.30 n.6 2004reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132004000600003info:eu-repo/semantics/openAccessRebeis,Eduardo BaldassariSamano,Marcos NaoyukiDias,Carlos Tadeu dos SantosFernandez,ÂngeloCampos,José Ribas Milanez deJatene,Fábio BiscegliOliveira,Sérgio Almeida depor2005-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132004000600003Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2005-04-07T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
title Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
spellingShingle Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
Rebeis,Eduardo Baldassari
Pectus excavatum
Índice de Haller
Índice Antropométrico
title_short Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
title_full Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
title_fullStr Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
title_full_unstemmed Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
title_sort Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum
author Rebeis,Eduardo Baldassari
author_facet Rebeis,Eduardo Baldassari
Samano,Marcos Naoyuki
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Fernandez,Ângelo
Campos,José Ribas Milanez de
Jatene,Fábio Biscegli
Oliveira,Sérgio Almeida de
author_role author
author2 Samano,Marcos Naoyuki
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Fernandez,Ângelo
Campos,José Ribas Milanez de
Jatene,Fábio Biscegli
Oliveira,Sérgio Almeida de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebeis,Eduardo Baldassari
Samano,Marcos Naoyuki
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Fernandez,Ângelo
Campos,José Ribas Milanez de
Jatene,Fábio Biscegli
Oliveira,Sérgio Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Pectus excavatum
Índice de Haller
Índice Antropométrico
topic Pectus excavatum
Índice de Haller
Índice Antropométrico
description INTRODUÇÃO: O pectus excavatum caracteriza-se por uma depressão do esterno e das cartilagens para-esternais inferiores. Medidas clínicas para classificar essas depressões são poucas e de difícil aplicação. OBJETIVO: Criar medidas clínicas para quantificar a deformidade e poder comparar os resultados entre os períodos pré e pós-operatório. MÉTODO: Dez pacientes portadores de pectus excavatum, foram operados utilizando-se a técnica de Robicsek modificada pelo grupo de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo também medidos clínica e radiologicamente nos periodos pré e pós operatõrio. Dez pacientes controles que não apresentavam anormalidades torácicas clínicas e ou radiológicas foram medidos da mesma forma. O defeito foi avaliado no nível do manúbrio e da maior deformidade através do índice antropométrico e do índice de Haller. RESULTADOS: A análise multivariada para as médias do índice antropométrico mostrou diferenças significativas entre o pré operatório e o grupo controle e entre as médias do pré e do pós operatório, e diferença não significativa entre o pós operatório e o grupo controle. A mesma análise, aplicada às médias do índice de Haller, demonstrou os mesmos resultados. O estudo pareado entre as médias do pré e do pós operatório mostrou tratarem-se de grupos diferentes. A correlação canônica evidenciou que o índice antropométrico e o índice de Haller têm correlação de 86%. CONCLUSÃO: Pacientes portadores de pectus excavatum podem ter a deformidade quantificada através de medidas do índice antropométrico no pré e no pós operatório, as quais permitem uma avaliação objetiva e comparativa dos resultados, e são de fácil realização.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132004000600003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132004000600003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132004000600003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.30 n.6 2004
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318341290983425