Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Marcus Vinícius
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100013
Resumo: Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a qualidade percebida pelos usuários de serviços do transporte aéreo. Utilizou-se da literatura para determinar como se efetua a avaliação do nível de serviço pelo usuário e como esta pode ser aplicada no sistema de transporte aéreo. Em seguida, foi apresentado um indicativo para mensurar a insatisfação do usuário quanto alguns critérios, como o tempo de espera para a restituição de bagagem, que, segundo especialistas da área, foram responsáveis pelos piores índices de qualidade observada no transporte aéreo de passageiros nos EUA. Os resultados das avaliações apresentadas por este estudo indicam medidas que possam ser tomadas pelas companhias aéreas na mobilização para uma melhor prestação de serviços como a criação de centros de informações para os passageiros e, também, a ação das autoridades reguladoras do serviço do transporte aéreo na aplicação de possíveis multas, visto a observância de problemas com a qualidade do serviço.
id SBPTR-1_41617e656a308e6c5d0c6e669e44d743
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312013000100013
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuárioserviçousuárioavaliaçãocompanhiastransporteEste artigo apresenta uma análise crítica sobre a qualidade percebida pelos usuários de serviços do transporte aéreo. Utilizou-se da literatura para determinar como se efetua a avaliação do nível de serviço pelo usuário e como esta pode ser aplicada no sistema de transporte aéreo. Em seguida, foi apresentado um indicativo para mensurar a insatisfação do usuário quanto alguns critérios, como o tempo de espera para a restituição de bagagem, que, segundo especialistas da área, foram responsáveis pelos piores índices de qualidade observada no transporte aéreo de passageiros nos EUA. Os resultados das avaliações apresentadas por este estudo indicam medidas que possam ser tomadas pelas companhias aéreas na mobilização para uma melhor prestação de serviços como a criação de centros de informações para os passageiros e, também, a ação das autoridades reguladoras do serviço do transporte aéreo na aplicação de possíveis multas, visto a observância de problemas com a qualidade do serviço.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100013Journal of Transport Literature v.7 n.1 2013reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312013000100013info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Marcus Viníciuspor2015-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312013000100013Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-06-30T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
title Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
spellingShingle Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
Nascimento,Marcus Vinícius
serviço
usuário
avaliação
companhias
transporte
title_short Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
title_full Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
title_fullStr Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
title_full_unstemmed Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
title_sort Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário
author Nascimento,Marcus Vinícius
author_facet Nascimento,Marcus Vinícius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Marcus Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv serviço
usuário
avaliação
companhias
transporte
topic serviço
usuário
avaliação
companhias
transporte
description Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a qualidade percebida pelos usuários de serviços do transporte aéreo. Utilizou-se da literatura para determinar como se efetua a avaliação do nível de serviço pelo usuário e como esta pode ser aplicada no sistema de transporte aéreo. Em seguida, foi apresentado um indicativo para mensurar a insatisfação do usuário quanto alguns critérios, como o tempo de espera para a restituição de bagagem, que, segundo especialistas da área, foram responsáveis pelos piores índices de qualidade observada no transporte aéreo de passageiros nos EUA. Os resultados das avaliações apresentadas por este estudo indicam medidas que possam ser tomadas pelas companhias aéreas na mobilização para uma melhor prestação de serviços como a criação de centros de informações para os passageiros e, também, a ação das autoridades reguladoras do serviço do transporte aéreo na aplicação de possíveis multas, visto a observância de problemas com a qualidade do serviço.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2238-10312013000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.7 n.1 2013
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362257260544