Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DeSouza,Sergio Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006
Resumo: A estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados.
id SBPTR-1_efb32bc98b0e20009452d0e1d48e3390
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312013000400006
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logitvalor de tempo de viagemfontes de dadostransporte de passageirosmodelos de escolha discretaA estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006Journal of Transport Literature v.7 n.4 2013reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312013000400006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Francisco Gildemir Ferreira daDeSouza,Sergio Aquinopor2013-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312013000400006Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2013-11-07T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
title Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
spellingShingle Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
valor de tempo de viagem
fontes de dados
transporte de passageiros
modelos de escolha discreta
title_short Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
title_full Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
title_fullStr Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
title_full_unstemmed Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
title_sort Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
author Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
author_facet Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
DeSouza,Sergio Aquino
author_role author
author2 DeSouza,Sergio Aquino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
DeSouza,Sergio Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv valor de tempo de viagem
fontes de dados
transporte de passageiros
modelos de escolha discreta
topic valor de tempo de viagem
fontes de dados
transporte de passageiros
modelos de escolha discreta
description A estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2238-10312013000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.7 n.4 2013
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362313883648