Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisca Bertilia Chaves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Luiza Valeska de Mesquita, Branco, July Grassiely de Oliveira, Sampaio, Patrícia Passos, Catrib, Ana Maria Fontenelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/272
Resumo: Resumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia. Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performanceAbstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.Keywords: Education Distance; Faculty; Technology. 
id SE&PQ-1_896d33be97118c1be110a08454bcb979
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/272
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuaçãoEducação a Distância; TecnologiaResumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia. Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performanceAbstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.Keywords: Education Distance; Faculty; Technology. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQCosta, Francisca Bertilia ChavesMartins, Luiza Valeska de MesquitaBranco, July Grassiely de OliveiraSampaio, Patrícia PassosCatrib, Ana Maria Fontenelle2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27210.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 312-3252525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/272/162Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
title Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
spellingShingle Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
Costa, Francisca Bertilia Chaves
Educação a Distância; Tecnologia
title_short Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
title_full Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
title_fullStr Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
title_full_unstemmed Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
title_sort Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
author Costa, Francisca Bertilia Chaves
author_facet Costa, Francisca Bertilia Chaves
Martins, Luiza Valeska de Mesquita
Branco, July Grassiely de Oliveira
Sampaio, Patrícia Passos
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author_role author
author2 Martins, Luiza Valeska de Mesquita
Branco, July Grassiely de Oliveira
Sampaio, Patrícia Passos
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisca Bertilia Chaves
Martins, Luiza Valeska de Mesquita
Branco, July Grassiely de Oliveira
Sampaio, Patrícia Passos
Catrib, Ana Maria Fontenelle
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Tecnologia
topic Educação a Distância; Tecnologia
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia. Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performanceAbstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.Keywords: Education Distance; Faculty; Technology. 
description Resumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia. Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performanceAbstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.Keywords: Education Distance; Faculty; Technology. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/272
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/272
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/272/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 312-325
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.14
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824319879970816