Edgard Navarro e o escracho da história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roizman, Geraldo Blay
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/645
Resumo:      Se fossemos localizar O Rei do Cagaço, 1977, dentro do universo cinematográfico de Edgard Navarro, ele faria parte, de forma mais geral, do chamado surto superoitista no Brasil, e do grande ciclo de filmes realizados em Super-8 na década de 70 que participaram de festivais da época, especificamente das chamadas Jornadas de Cinema da Bahia, e que possuíam, em geral, um forte teor provocativo ao mesmo tempo poético e político, e principalmente um sentido muito preciso de despojamento na flexibilização da linguagem possibilitada pela novidade da bitola.
id SOCINE-1_3bb87daef9d27dfcdafd2bac0adc8224
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/645
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Edgard Navarro e o escracho da história.Edgard NavarroCinema experimentalSuper-8corpocontracultura     Se fossemos localizar O Rei do Cagaço, 1977, dentro do universo cinematográfico de Edgard Navarro, ele faria parte, de forma mais geral, do chamado surto superoitista no Brasil, e do grande ciclo de filmes realizados em Super-8 na década de 70 que participaram de festivais da época, especificamente das chamadas Jornadas de Cinema da Bahia, e que possuíam, em geral, um forte teor provocativo ao mesmo tempo poético e político, e principalmente um sentido muito preciso de despojamento na flexibilização da linguagem possibilitada pela novidade da bitola.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/64510.22475/rebeca.v10n1.645REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 10 No. 1 (2021): Rebeca 19; 370-377REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Rebeca 19; 370-377Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 10 n. 1 (2021): Rebeca 19; 370-3772316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/645/450Copyright (c) 2021 Geraldo Blay Roizmaninfo:eu-repo/semantics/openAccessRoizman, Geraldo Blay2021-08-20T15:54:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/645Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2021-08-20T15:54:26Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Edgard Navarro e o escracho da história.
title Edgard Navarro e o escracho da história.
spellingShingle Edgard Navarro e o escracho da história.
Roizman, Geraldo Blay
Edgard Navarro
Cinema experimental
Super-8
corpo
contracultura
title_short Edgard Navarro e o escracho da história.
title_full Edgard Navarro e o escracho da história.
title_fullStr Edgard Navarro e o escracho da história.
title_full_unstemmed Edgard Navarro e o escracho da história.
title_sort Edgard Navarro e o escracho da história.
author Roizman, Geraldo Blay
author_facet Roizman, Geraldo Blay
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roizman, Geraldo Blay
dc.subject.por.fl_str_mv Edgard Navarro
Cinema experimental
Super-8
corpo
contracultura
topic Edgard Navarro
Cinema experimental
Super-8
corpo
contracultura
description      Se fossemos localizar O Rei do Cagaço, 1977, dentro do universo cinematográfico de Edgard Navarro, ele faria parte, de forma mais geral, do chamado surto superoitista no Brasil, e do grande ciclo de filmes realizados em Super-8 na década de 70 que participaram de festivais da época, especificamente das chamadas Jornadas de Cinema da Bahia, e que possuíam, em geral, um forte teor provocativo ao mesmo tempo poético e político, e principalmente um sentido muito preciso de despojamento na flexibilização da linguagem possibilitada pela novidade da bitola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/645
10.22475/rebeca.v10n1.645
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/645
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v10n1.645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/645/450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Geraldo Blay Roizman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Geraldo Blay Roizman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 10 No. 1 (2021): Rebeca 19; 370-377
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Rebeca 19; 370-377
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 10 n. 1 (2021): Rebeca 19; 370-377
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325418211672064